"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Barbara Lopes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253906
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores de língua inglesa em aulas desenvolvidas na Educação Infantil. Tendo como público alvo crianças de quatro a cinco anos, o trabalho aponta para a relevância de se utilizarem histórias infantis no ensino de inglês nessa faixa etária (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). Também ressalta a importância das brincadeiras e da interação como formas de desenvolver a aprendizagem das crianças tendo em vista, principalmente, as ideias de Vygotsky (1991) e Edwards (2017). A sequência didática traz uma série de atividades e tarefas a serem realizadas considerando o uso do livro infantil e das brincadeiras com o propósito de envolver todos os estudantes em tarefas lúdicas. O objetivo deste trabalho é fornecer, a partir da sequência didática, um material que tenha o potencial de inspirar professores no contexto de Educação Infantil.
id UFRGS-2_6f913fae3b3f33c23c1d89d01583a9b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253906
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sá, Barbara Lopes deWelp, Anamaria Kurtz de Souza2023-01-21T05:10:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/253906001160249O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores de língua inglesa em aulas desenvolvidas na Educação Infantil. Tendo como público alvo crianças de quatro a cinco anos, o trabalho aponta para a relevância de se utilizarem histórias infantis no ensino de inglês nessa faixa etária (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). Também ressalta a importância das brincadeiras e da interação como formas de desenvolver a aprendizagem das crianças tendo em vista, principalmente, as ideias de Vygotsky (1991) e Edwards (2017). A sequência didática traz uma série de atividades e tarefas a serem realizadas considerando o uso do livro infantil e das brincadeiras com o propósito de envolver todos os estudantes em tarefas lúdicas. O objetivo deste trabalho é fornecer, a partir da sequência didática, um material que tenha o potencial de inspirar professores no contexto de Educação Infantil.The present study aims to present a proposal for an instructional unit based on the children's book Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, by Bill Martin Jr., to be used by English language teachers in classes developed for children aged four to five years old in Early Childhood Education. The study points to the relevance of using children's stories in English classes (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). The paper also sheds light on the importance of playing games and interacting as ways to develop children's learning, considering the ideas of Vygotsky (1991) and Edwards (2017). The instructional unit has a series of tasks to be performed considering the use of the book and of games with the purpose of involving all students in playful tasks. The objective of this study is to provide an instructional unit that may potentially inspire teachers in the Early Child Education context.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Educação infantilContação de históriasEnglish teaching for young learnersInstructional unit for the English classroomStorytelling"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160249.pdf.txt001160249.pdf.txtExtracted Texttext/plain63952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/2/001160249.pdf.txt50f3ce7387628df3f1acd2029cc4959bMD52ORIGINAL001160249.pdfTexto completoapplication/pdf2412129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/1/001160249.pdff9555053cf32b2bfe829b5955d0d9891MD5110183/2539062023-01-22 05:58:53.206925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-22T07:58:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
title "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
spellingShingle "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
Sá, Barbara Lopes de
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Educação infantil
Contação de histórias
English teaching for young learners
Instructional unit for the English classroom
Storytelling
title_short "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
title_full "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
title_fullStr "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
title_full_unstemmed "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
title_sort "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
author Sá, Barbara Lopes de
author_facet Sá, Barbara Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Barbara Lopes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Educação infantil
Contação de histórias
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Educação infantil
Contação de histórias
English teaching for young learners
Instructional unit for the English classroom
Storytelling
dc.subject.eng.fl_str_mv English teaching for young learners
Instructional unit for the English classroom
Storytelling
description O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores de língua inglesa em aulas desenvolvidas na Educação Infantil. Tendo como público alvo crianças de quatro a cinco anos, o trabalho aponta para a relevância de se utilizarem histórias infantis no ensino de inglês nessa faixa etária (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). Também ressalta a importância das brincadeiras e da interação como formas de desenvolver a aprendizagem das crianças tendo em vista, principalmente, as ideias de Vygotsky (1991) e Edwards (2017). A sequência didática traz uma série de atividades e tarefas a serem realizadas considerando o uso do livro infantil e das brincadeiras com o propósito de envolver todos os estudantes em tarefas lúdicas. O objetivo deste trabalho é fornecer, a partir da sequência didática, um material que tenha o potencial de inspirar professores no contexto de Educação Infantil.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-21T05:10:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253906
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160249
url http://hdl.handle.net/10183/253906
identifier_str_mv 001160249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/2/001160249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/1/001160249.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50f3ce7387628df3f1acd2029cc4959b
f9555053cf32b2bfe829b5955d0d9891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224650024288256