"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253906 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores de língua inglesa em aulas desenvolvidas na Educação Infantil. Tendo como público alvo crianças de quatro a cinco anos, o trabalho aponta para a relevância de se utilizarem histórias infantis no ensino de inglês nessa faixa etária (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). Também ressalta a importância das brincadeiras e da interação como formas de desenvolver a aprendizagem das crianças tendo em vista, principalmente, as ideias de Vygotsky (1991) e Edwards (2017). A sequência didática traz uma série de atividades e tarefas a serem realizadas considerando o uso do livro infantil e das brincadeiras com o propósito de envolver todos os estudantes em tarefas lúdicas. O objetivo deste trabalho é fornecer, a partir da sequência didática, um material que tenha o potencial de inspirar professores no contexto de Educação Infantil. |
id |
UFRGS-2_6f913fae3b3f33c23c1d89d01583a9b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253906 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sá, Barbara Lopes deWelp, Anamaria Kurtz de Souza2023-01-21T05:10:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/253906001160249O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores de língua inglesa em aulas desenvolvidas na Educação Infantil. Tendo como público alvo crianças de quatro a cinco anos, o trabalho aponta para a relevância de se utilizarem histórias infantis no ensino de inglês nessa faixa etária (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). Também ressalta a importância das brincadeiras e da interação como formas de desenvolver a aprendizagem das crianças tendo em vista, principalmente, as ideias de Vygotsky (1991) e Edwards (2017). A sequência didática traz uma série de atividades e tarefas a serem realizadas considerando o uso do livro infantil e das brincadeiras com o propósito de envolver todos os estudantes em tarefas lúdicas. O objetivo deste trabalho é fornecer, a partir da sequência didática, um material que tenha o potencial de inspirar professores no contexto de Educação Infantil.The present study aims to present a proposal for an instructional unit based on the children's book Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, by Bill Martin Jr., to be used by English language teachers in classes developed for children aged four to five years old in Early Childhood Education. The study points to the relevance of using children's stories in English classes (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). The paper also sheds light on the importance of playing games and interacting as ways to develop children's learning, considering the ideas of Vygotsky (1991) and Edwards (2017). The instructional unit has a series of tasks to be performed considering the use of the book and of games with the purpose of involving all students in playful tasks. The objective of this study is to provide an instructional unit that may potentially inspire teachers in the Early Child Education context.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Educação infantilContação de históriasEnglish teaching for young learnersInstructional unit for the English classroomStorytelling"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160249.pdf.txt001160249.pdf.txtExtracted Texttext/plain63952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/2/001160249.pdf.txt50f3ce7387628df3f1acd2029cc4959bMD52ORIGINAL001160249.pdfTexto completoapplication/pdf2412129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/1/001160249.pdff9555053cf32b2bfe829b5955d0d9891MD5110183/2539062023-01-22 05:58:53.206925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-22T07:58:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil |
title |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil |
spellingShingle |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil Sá, Barbara Lopes de Ensino de língua estrangeira (inglês) Educação infantil Contação de histórias English teaching for young learners Instructional unit for the English classroom Storytelling |
title_short |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil |
title_full |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil |
title_fullStr |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil |
title_full_unstemmed |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil |
title_sort |
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil |
author |
Sá, Barbara Lopes de |
author_facet |
Sá, Barbara Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Barbara Lopes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Educação infantil Contação de histórias |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Educação infantil Contação de histórias English teaching for young learners Instructional unit for the English classroom Storytelling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English teaching for young learners Instructional unit for the English classroom Storytelling |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores de língua inglesa em aulas desenvolvidas na Educação Infantil. Tendo como público alvo crianças de quatro a cinco anos, o trabalho aponta para a relevância de se utilizarem histórias infantis no ensino de inglês nessa faixa etária (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). Também ressalta a importância das brincadeiras e da interação como formas de desenvolver a aprendizagem das crianças tendo em vista, principalmente, as ideias de Vygotsky (1991) e Edwards (2017). A sequência didática traz uma série de atividades e tarefas a serem realizadas considerando o uso do livro infantil e das brincadeiras com o propósito de envolver todos os estudantes em tarefas lúdicas. O objetivo deste trabalho é fornecer, a partir da sequência didática, um material que tenha o potencial de inspirar professores no contexto de Educação Infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-21T05:10:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253906 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001160249 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253906 |
identifier_str_mv |
001160249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/2/001160249.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253906/1/001160249.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50f3ce7387628df3f1acd2029cc4959b f9555053cf32b2bfe829b5955d0d9891 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224650024288256 |