O que a dança tem a ver com a química? : uma estratégia baseada na aprendizagem significativa para o ensino de estados de agregação da matéria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, Nathália Magno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222728
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática de literatura sobre ensino de estados de agregação e propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre este conteúdo utilizando a dança como organizador prévio. Foi realizada uma revisão sistemática por estudos publicados em periódicos na plataforma ERIC e na revista Química Nova na Escola onde se encontraram cinco artigos que apresentaram estratégias e dificuldades no ensino desse tópico. Embora poucos artigos tenham sido encontrados, estes indicam que os estados de agregação da matéria estão relacionados a muitas concepções alternativas. Nesse contexto, sugeriu-se a utilização da dança como organizador prévio para a aprendizagem significativa de estados de agregação da matéria. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa objetiva facilitar a construção de relações lógicas, respeitando uma sequência de etapas a fim de alcançar a aprendizagem significativa. Nesse trabalho, foram propostos 5 momentos para o ensino de estados de agregação e cada etapa foi descrita em detalhes, preocupando-se em utilizar diferentes recursos didáticos e incluindo-se as representações microscópicas, cuja incompreensão é normalmente fonte de concepções alternativas.
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