O que a dança tem a ver com a química? : uma estratégia baseada na aprendizagem significativa para o ensino de estados de agregação da matéria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222728 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática de literatura sobre ensino de estados de agregação e propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre este conteúdo utilizando a dança como organizador prévio. Foi realizada uma revisão sistemática por estudos publicados em periódicos na plataforma ERIC e na revista Química Nova na Escola onde se encontraram cinco artigos que apresentaram estratégias e dificuldades no ensino desse tópico. Embora poucos artigos tenham sido encontrados, estes indicam que os estados de agregação da matéria estão relacionados a muitas concepções alternativas. Nesse contexto, sugeriu-se a utilização da dança como organizador prévio para a aprendizagem significativa de estados de agregação da matéria. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa objetiva facilitar a construção de relações lógicas, respeitando uma sequência de etapas a fim de alcançar a aprendizagem significativa. Nesse trabalho, foram propostos 5 momentos para o ensino de estados de agregação e cada etapa foi descrita em detalhes, preocupando-se em utilizar diferentes recursos didáticos e incluindo-se as representações microscópicas, cuja incompreensão é normalmente fonte de concepções alternativas. |
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Galdino, Nathália MagnoRaupp, Daniele Trajano2021-06-24T04:26:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/222728001126359Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática de literatura sobre ensino de estados de agregação e propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre este conteúdo utilizando a dança como organizador prévio. Foi realizada uma revisão sistemática por estudos publicados em periódicos na plataforma ERIC e na revista Química Nova na Escola onde se encontraram cinco artigos que apresentaram estratégias e dificuldades no ensino desse tópico. Embora poucos artigos tenham sido encontrados, estes indicam que os estados de agregação da matéria estão relacionados a muitas concepções alternativas. Nesse contexto, sugeriu-se a utilização da dança como organizador prévio para a aprendizagem significativa de estados de agregação da matéria. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa objetiva facilitar a construção de relações lógicas, respeitando uma sequência de etapas a fim de alcançar a aprendizagem significativa. Nesse trabalho, foram propostos 5 momentos para o ensino de estados de agregação e cada etapa foi descrita em detalhes, preocupando-se em utilizar diferentes recursos didáticos e incluindo-se as representações microscópicas, cuja incompreensão é normalmente fonte de concepções alternativas.This study aims to do a systematic literature review on the teaching of aggregation states and to propose a Potentially Meaningful Teaching Unit on this content using dance as a previous organizer. A systematic review for journal papers was made on ERIC platform and in the Brazilian journal Química Nova na Escola, where five articles with strategies and difficulties in teaching this topic were have been found. Although few articles have been found, they indicate that the aggregation states of matter are related to many misconceptions. In this context, this study suggested the use of dance as a previous organizer for the meaningful learning of aggregation states of matter. The Potentially Meaningful Teaching Unit aims to facilitate the construction of logic relations throw a steps sequence in order to reach significant learning. This study purposed five moments for the aggregation states of matter teaching and each step was described in details, taking care to use different didactic resources and to include microscopic representations, whose incomprehension is usually a source of misconceptions.application/pdfporAgregacaoEnsino de quimicaRevisão sistemáticaAprendizagem significativaEnsino e aprendizagemAggregation statesPotentially Meaningful Teaching UnitSystematic reviewMeaningful learningO que a dança tem a ver com a química? : uma estratégia baseada na aprendizagem significativa para o ensino de estados de agregação da matériainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126359.pdf.txt001126359.pdf.txtExtracted Texttext/plain96339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222728/2/001126359.pdf.txt4feab483354e83b72bf6d065fb9c06daMD52ORIGINAL001126359.pdfTexto completoapplication/pdf1011167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222728/1/001126359.pdf4113aba2756e64586cfe1fd4489710beMD5110183/2227282021-06-26 04:42:26.057968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222728Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática de literatura sobre ensino de estados de agregação e propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre este conteúdo utilizando a dança como organizador prévio. Foi realizada uma revisão sistemática por estudos publicados em periódicos na plataforma ERIC e na revista Química Nova na Escola onde se encontraram cinco artigos que apresentaram estratégias e dificuldades no ensino desse tópico. Embora poucos artigos tenham sido encontrados, estes indicam que os estados de agregação da matéria estão relacionados a muitas concepções alternativas. Nesse contexto, sugeriu-se a utilização da dança como organizador prévio para a aprendizagem significativa de estados de agregação da matéria. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa objetiva facilitar a construção de relações lógicas, respeitando uma sequência de etapas a fim de alcançar a aprendizagem significativa. Nesse trabalho, foram propostos 5 momentos para o ensino de estados de agregação e cada etapa foi descrita em detalhes, preocupando-se em utilizar diferentes recursos didáticos e incluindo-se as representações microscópicas, cuja incompreensão é normalmente fonte de concepções alternativas. |
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