O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134476 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades utilizando pesquisas, textos e gráficos. Que podem ser utilizadas nas aulas para o ensino de funções afins. O processo de ensino e aprendizagem da Álgebra é considerado um dos campos conceituais mais importantes da Matemática. O uso do computador e de softwares possibilita a construção e análise de funções bem como de seus gráficos podendo assim contribuir no processo educativo. Portanto, este trabalho objetivou analisar as possibilidades de uso de uma planilha eletrônica, o Excel, no desenvolvimento de atividades matemáticas relacionadas ao estudo de funções matemáticas. O aluno deverá ser capaz da leitura e da compreensão dos dados a serem organizados em tabelas e gráficos, a partir de dados coletados. Neste contexto, as atividades vêm ao encontro da demanda por um aluno crítico, capaz de analisar as informações provenientes de pesquisas que são encontradas na televisão, em jornais ou revistas. |
id |
UFRGS-2_70484f172f061dbd9c104b88e093ccb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134476 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Elizandra Jung SolanoBisognin, Cleber2016-03-30T02:08:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/134476000985780Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades utilizando pesquisas, textos e gráficos. Que podem ser utilizadas nas aulas para o ensino de funções afins. O processo de ensino e aprendizagem da Álgebra é considerado um dos campos conceituais mais importantes da Matemática. O uso do computador e de softwares possibilita a construção e análise de funções bem como de seus gráficos podendo assim contribuir no processo educativo. Portanto, este trabalho objetivou analisar as possibilidades de uso de uma planilha eletrônica, o Excel, no desenvolvimento de atividades matemáticas relacionadas ao estudo de funções matemáticas. O aluno deverá ser capaz da leitura e da compreensão dos dados a serem organizados em tabelas e gráficos, a partir de dados coletados. Neste contexto, as atividades vêm ao encontro da demanda por um aluno crítico, capaz de analisar as informações provenientes de pesquisas que são encontradas na televisão, em jornais ou revistas.application/pdfporEnsino de matemáticaO uso do excel como ferramenta no ensino de funções afinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985780.pdf000985780.pdfTexto completoapplication/pdf905686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134476/1/000985780.pdf709300acc791d4ed6bd2508f65a36f45MD51TEXT000985780.pdf.txt000985780.pdf.txtExtracted Texttext/plain35604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134476/2/000985780.pdf.txt398e73f41d43374e0d97806689f5bd73MD52THUMBNAIL000985780.pdf.jpg000985780.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134476/3/000985780.pdf.jpgea6946a92be915b8d4485753c14458bfMD5310183/1344762022-02-22 05:09:07.739277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:09:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins |
title |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins |
spellingShingle |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins Lopes, Elizandra Jung Solano Ensino de matemática |
title_short |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins |
title_full |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins |
title_fullStr |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins |
title_full_unstemmed |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins |
title_sort |
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins |
author |
Lopes, Elizandra Jung Solano |
author_facet |
Lopes, Elizandra Jung Solano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Elizandra Jung Solano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Cleber |
contributor_str_mv |
Bisognin, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática |
topic |
Ensino de matemática |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades utilizando pesquisas, textos e gráficos. Que podem ser utilizadas nas aulas para o ensino de funções afins. O processo de ensino e aprendizagem da Álgebra é considerado um dos campos conceituais mais importantes da Matemática. O uso do computador e de softwares possibilita a construção e análise de funções bem como de seus gráficos podendo assim contribuir no processo educativo. Portanto, este trabalho objetivou analisar as possibilidades de uso de uma planilha eletrônica, o Excel, no desenvolvimento de atividades matemáticas relacionadas ao estudo de funções matemáticas. O aluno deverá ser capaz da leitura e da compreensão dos dados a serem organizados em tabelas e gráficos, a partir de dados coletados. Neste contexto, as atividades vêm ao encontro da demanda por um aluno crítico, capaz de analisar as informações provenientes de pesquisas que são encontradas na televisão, em jornais ou revistas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134476 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985780 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134476 |
identifier_str_mv |
000985780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134476/1/000985780.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134476/2/000985780.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134476/3/000985780.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
709300acc791d4ed6bd2508f65a36f45 398e73f41d43374e0d97806689f5bd73 ea6946a92be915b8d4485753c14458bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447166070554624 |