Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espinosa, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18228
Resumo: O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de alunos da 5ª e 6ª séries, bem como utilizar referências bibliográficas de dissertações, livros e artigos que possuam propostas de mudanças no ensino dos números decimais para analisar e fazer comentários acerca dessas propostas. Nesse intuito, foi desenvolvido um diagnóstico, com 16 alunos de 5ª a 6ª séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Trata-se de um questionário com 8 questões que foram aplicadas para os alunos, cujo objetivo foi fazer uma investigação através de uma análise qualitativa dos dados. O questionário foi realizado ao longo de um período de 50 minutos, e continha questões classificadas como conceituais, de representação, e de ordem dos números decimais. Realizou-se um exercício analítico sobre propostas didáticas para a melhoria do ensino dos números decimais, buscando um aprendizado mais eficaz. Essa análise foi realizada a partir de dissertações, livros e artigos sobre seqüências didáticas dos números decimais. A análise do questionário e das pesquisas apontou que os alunos possuem dificuldades relacionadas ao conceito, representação, ordem, posição, equivalência e comparação dos números decimais. As propostas para a melhoria do ensino dos números decimais trazem novos métodos para programar o ensino aprendizagem dos alunos da 5ª e 6ª séries, buscando inovações e práticas contextualizadas que chamem a atenção do aluno para o conteúdo.
id UFRGS-2_709011b247db592dbb9b039457ccde03
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18228
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Espinosa, Carlos EduardoBurigo, Elisabete Zardo2010-01-07T04:15:45Z2009http://hdl.handle.net/10183/18228000728048O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de alunos da 5ª e 6ª séries, bem como utilizar referências bibliográficas de dissertações, livros e artigos que possuam propostas de mudanças no ensino dos números decimais para analisar e fazer comentários acerca dessas propostas. Nesse intuito, foi desenvolvido um diagnóstico, com 16 alunos de 5ª a 6ª séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Trata-se de um questionário com 8 questões que foram aplicadas para os alunos, cujo objetivo foi fazer uma investigação através de uma análise qualitativa dos dados. O questionário foi realizado ao longo de um período de 50 minutos, e continha questões classificadas como conceituais, de representação, e de ordem dos números decimais. Realizou-se um exercício analítico sobre propostas didáticas para a melhoria do ensino dos números decimais, buscando um aprendizado mais eficaz. Essa análise foi realizada a partir de dissertações, livros e artigos sobre seqüências didáticas dos números decimais. A análise do questionário e das pesquisas apontou que os alunos possuem dificuldades relacionadas ao conceito, representação, ordem, posição, equivalência e comparação dos números decimais. As propostas para a melhoria do ensino dos números decimais trazem novos métodos para programar o ensino aprendizagem dos alunos da 5ª e 6ª séries, buscando inovações e práticas contextualizadas que chamem a atenção do aluno para o conteúdo.application/pdfporEducação MatemáticaNúmeros decimais : Ensino de primeiro grau : DidaticaNúmeros decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª sériesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728048.pdf000728048.pdfTexto completoapplication/pdf2114779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/1/000728048.pdf8c968cc13795a68e0be75683d1d9a788MD51TEXT000728048.pdf.txt000728048.pdf.txtExtracted Texttext/plain114353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/2/000728048.pdf.txt22d4b675d4959c6673bb6af5eeb5cc24MD52THUMBNAIL000728048.pdf.jpg000728048.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/3/000728048.pdf.jpg45ecc65ec91a33d3e0de859ae78f04b4MD5310183/182282018-10-18 07:20:46.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:20:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
title Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
spellingShingle Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
Espinosa, Carlos Eduardo
Educação Matemática
Números decimais : Ensino de primeiro grau : Didatica
title_short Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
title_full Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
title_fullStr Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
title_full_unstemmed Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
title_sort Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
author Espinosa, Carlos Eduardo
author_facet Espinosa, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espinosa, Carlos Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Números decimais : Ensino de primeiro grau : Didatica
topic Educação Matemática
Números decimais : Ensino de primeiro grau : Didatica
description O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de alunos da 5ª e 6ª séries, bem como utilizar referências bibliográficas de dissertações, livros e artigos que possuam propostas de mudanças no ensino dos números decimais para analisar e fazer comentários acerca dessas propostas. Nesse intuito, foi desenvolvido um diagnóstico, com 16 alunos de 5ª a 6ª séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Trata-se de um questionário com 8 questões que foram aplicadas para os alunos, cujo objetivo foi fazer uma investigação através de uma análise qualitativa dos dados. O questionário foi realizado ao longo de um período de 50 minutos, e continha questões classificadas como conceituais, de representação, e de ordem dos números decimais. Realizou-se um exercício analítico sobre propostas didáticas para a melhoria do ensino dos números decimais, buscando um aprendizado mais eficaz. Essa análise foi realizada a partir de dissertações, livros e artigos sobre seqüências didáticas dos números decimais. A análise do questionário e das pesquisas apontou que os alunos possuem dificuldades relacionadas ao conceito, representação, ordem, posição, equivalência e comparação dos números decimais. As propostas para a melhoria do ensino dos números decimais trazem novos métodos para programar o ensino aprendizagem dos alunos da 5ª e 6ª séries, buscando inovações e práticas contextualizadas que chamem a atenção do aluno para o conteúdo.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18228
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728048
url http://hdl.handle.net/10183/18228
identifier_str_mv 000728048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/1/000728048.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/2/000728048.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/3/000728048.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c968cc13795a68e0be75683d1d9a788
22d4b675d4959c6673bb6af5eeb5cc24
45ecc65ec91a33d3e0de859ae78f04b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389413306368