Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18228 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de alunos da 5ª e 6ª séries, bem como utilizar referências bibliográficas de dissertações, livros e artigos que possuam propostas de mudanças no ensino dos números decimais para analisar e fazer comentários acerca dessas propostas. Nesse intuito, foi desenvolvido um diagnóstico, com 16 alunos de 5ª a 6ª séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Trata-se de um questionário com 8 questões que foram aplicadas para os alunos, cujo objetivo foi fazer uma investigação através de uma análise qualitativa dos dados. O questionário foi realizado ao longo de um período de 50 minutos, e continha questões classificadas como conceituais, de representação, e de ordem dos números decimais. Realizou-se um exercício analítico sobre propostas didáticas para a melhoria do ensino dos números decimais, buscando um aprendizado mais eficaz. Essa análise foi realizada a partir de dissertações, livros e artigos sobre seqüências didáticas dos números decimais. A análise do questionário e das pesquisas apontou que os alunos possuem dificuldades relacionadas ao conceito, representação, ordem, posição, equivalência e comparação dos números decimais. As propostas para a melhoria do ensino dos números decimais trazem novos métodos para programar o ensino aprendizagem dos alunos da 5ª e 6ª séries, buscando inovações e práticas contextualizadas que chamem a atenção do aluno para o conteúdo. |
id |
UFRGS-2_709011b247db592dbb9b039457ccde03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18228 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Espinosa, Carlos EduardoBurigo, Elisabete Zardo2010-01-07T04:15:45Z2009http://hdl.handle.net/10183/18228000728048O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de alunos da 5ª e 6ª séries, bem como utilizar referências bibliográficas de dissertações, livros e artigos que possuam propostas de mudanças no ensino dos números decimais para analisar e fazer comentários acerca dessas propostas. Nesse intuito, foi desenvolvido um diagnóstico, com 16 alunos de 5ª a 6ª séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Trata-se de um questionário com 8 questões que foram aplicadas para os alunos, cujo objetivo foi fazer uma investigação através de uma análise qualitativa dos dados. O questionário foi realizado ao longo de um período de 50 minutos, e continha questões classificadas como conceituais, de representação, e de ordem dos números decimais. Realizou-se um exercício analítico sobre propostas didáticas para a melhoria do ensino dos números decimais, buscando um aprendizado mais eficaz. Essa análise foi realizada a partir de dissertações, livros e artigos sobre seqüências didáticas dos números decimais. A análise do questionário e das pesquisas apontou que os alunos possuem dificuldades relacionadas ao conceito, representação, ordem, posição, equivalência e comparação dos números decimais. As propostas para a melhoria do ensino dos números decimais trazem novos métodos para programar o ensino aprendizagem dos alunos da 5ª e 6ª séries, buscando inovações e práticas contextualizadas que chamem a atenção do aluno para o conteúdo.application/pdfporEducação MatemáticaNúmeros decimais : Ensino de primeiro grau : DidaticaNúmeros decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª sériesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728048.pdf000728048.pdfTexto completoapplication/pdf2114779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/1/000728048.pdf8c968cc13795a68e0be75683d1d9a788MD51TEXT000728048.pdf.txt000728048.pdf.txtExtracted Texttext/plain114353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/2/000728048.pdf.txt22d4b675d4959c6673bb6af5eeb5cc24MD52THUMBNAIL000728048.pdf.jpg000728048.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/3/000728048.pdf.jpg45ecc65ec91a33d3e0de859ae78f04b4MD5310183/182282018-10-18 07:20:46.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:20:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries |
title |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries |
spellingShingle |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries Espinosa, Carlos Eduardo Educação Matemática Números decimais : Ensino de primeiro grau : Didatica |
title_short |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries |
title_full |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries |
title_fullStr |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries |
title_full_unstemmed |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries |
title_sort |
Números decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª séries |
author |
Espinosa, Carlos Eduardo |
author_facet |
Espinosa, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espinosa, Carlos Eduardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Números decimais : Ensino de primeiro grau : Didatica |
topic |
Educação Matemática Números decimais : Ensino de primeiro grau : Didatica |
description |
O presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de alunos da 5ª e 6ª séries, bem como utilizar referências bibliográficas de dissertações, livros e artigos que possuam propostas de mudanças no ensino dos números decimais para analisar e fazer comentários acerca dessas propostas. Nesse intuito, foi desenvolvido um diagnóstico, com 16 alunos de 5ª a 6ª séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Trata-se de um questionário com 8 questões que foram aplicadas para os alunos, cujo objetivo foi fazer uma investigação através de uma análise qualitativa dos dados. O questionário foi realizado ao longo de um período de 50 minutos, e continha questões classificadas como conceituais, de representação, e de ordem dos números decimais. Realizou-se um exercício analítico sobre propostas didáticas para a melhoria do ensino dos números decimais, buscando um aprendizado mais eficaz. Essa análise foi realizada a partir de dissertações, livros e artigos sobre seqüências didáticas dos números decimais. A análise do questionário e das pesquisas apontou que os alunos possuem dificuldades relacionadas ao conceito, representação, ordem, posição, equivalência e comparação dos números decimais. As propostas para a melhoria do ensino dos números decimais trazem novos métodos para programar o ensino aprendizagem dos alunos da 5ª e 6ª séries, buscando inovações e práticas contextualizadas que chamem a atenção do aluno para o conteúdo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-07T04:15:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18228 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000728048 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18228 |
identifier_str_mv |
000728048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/1/000728048.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/2/000728048.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18228/3/000728048.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c968cc13795a68e0be75683d1d9a788 22d4b675d4959c6673bb6af5eeb5cc24 45ecc65ec91a33d3e0de859ae78f04b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224389413306368 |