Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Raquel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254611
Resumo: O presente ensaiotem por objetivo discutir dois malestaresdocentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante dascircunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentandoque,em um primeiro tempo da pandemia,empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e,em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento.
id UFRGS-2_70e68a0deded00d0e8317604022ade2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254611
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wittizorecki, Elisandro SchultzSilveira, Raquel da2023-02-10T04:57:04Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/254611001147198O presente ensaiotem por objetivo discutir dois malestaresdocentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante dascircunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentandoque,em um primeiro tempo da pandemia,empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e,em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento.This essay aims to discuss two teachermalaise arising from the pandemic experience caused by COVID-19 from 2020 and to analyzesome implicationsof these situationsfor the sequence of the pedagogical relationin face of circumstances imposed as restrictions of social distancing. It concludesby arguingthat in the first timeof the pandemic, we undertook a subjective work to learn and deal with confinement, and in a second time, the challenge of a subjective work to build an experience of disconfinement arises.Este ensayo tiene como objetivo discutir dos malestares docentes productos de la experiencia pandémica provocada por el COVID-19 de 2020 y analizar algunas implicaciones de estos fenómenos para la secuencia del vínculo pedagógico ante las circunstancias impuestas por las restricciones del distanciamiento social. Concluye argumentando que en un primer tiempo de la pandemia realizamos un trabajo subjetivo considerable para aprender y manejar con el encierro, y en una segunda etapa surge el retode un trabajo subjetivo para construir la experiencia de deshacer el encierro.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 29-38Pandemia de COVID-19 (2020-)Trabalho docentePedagogiaPandemicTeaching workPedagogical relationPandemiaTrabajo docenteVínculo pedagógicoEducação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógicoSchool physical education and the pandemic experience: implications for the pedagogical relationEducación física escolar y la experiencia pandémica: implicaciones para el vínculo pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147198.pdf.txt001147198.pdf.txtExtracted Texttext/plain28782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/2/001147198.pdf.txt21d18f505909eeb3bb3eb82c7d1b8317MD52ORIGINAL001147198.pdfTexto completoapplication/pdf400912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/1/001147198.pdf3c1d437d6ad9054a91489c3295a77a77MD5110183/2546112023-02-11 06:06:23.345881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254611Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:06:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School physical education and the pandemic experience: implications for the pedagogical relation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación física escolar y la experiencia pandémica: implicaciones para el vínculo pedagógico
title Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
spellingShingle Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Trabalho docente
Pedagogia
Pandemic
Teaching work
Pedagogical relation
Pandemia
Trabajo docente
Vínculo pedagógico
title_short Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
title_full Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
title_fullStr Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
title_full_unstemmed Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
title_sort Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
author Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_facet Wittizorecki, Elisandro Schultz
Silveira, Raquel da
author_role author
author2 Silveira, Raquel da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
Silveira, Raquel da
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de COVID-19 (2020-)
Trabalho docente
Pedagogia
topic Pandemia de COVID-19 (2020-)
Trabalho docente
Pedagogia
Pandemic
Teaching work
Pedagogical relation
Pandemia
Trabajo docente
Vínculo pedagógico
dc.subject.eng.fl_str_mv Pandemic
Teaching work
Pedagogical relation
dc.subject.spa.fl_str_mv Pandemia
Trabajo docente
Vínculo pedagógico
description O presente ensaiotem por objetivo discutir dois malestaresdocentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante dascircunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentandoque,em um primeiro tempo da pandemia,empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e,em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T04:57:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254611
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147198
identifier_str_mv 1809-3108
001147198
url http://hdl.handle.net/10183/254611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 29-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/2/001147198.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/1/001147198.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21d18f505909eeb3bb3eb82c7d1b8317
3c1d437d6ad9054a91489c3295a77a77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447819181359104