O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277360 |
Resumo: | Este estudo se preocupa em debater o trabalho pedagógico e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem no espaço de uma sala de recreação da ala pediátrica de um hospital de Porto Alegre/RS, compreendendo as estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo tem como objetivo compreender o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, considerando as situações vividas antes, durante e depois das restrições da pandemia de Covid-19, dentro da ala da pediatria do hospital. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada com uma professora de Educação Física que atuou em um hospital da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na ala pediátrica, dentro da sala da recreação na internação pediátrica, durante os anos de 2014 a 2022, vivenciando assim os períodos citados no objetivo. Foi necessário obter o termo de consentimento livre e esclarecido da entrevistada para a aplicação da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 11 questões que foram respondidas de forma oral. A entrevista teve o áudio gravado e posteriormente foi realizada a transcrição das respostas para análise. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados deste estudo mostraram quão difícil foi o trabalho do professor de Educação Física dentro do hospital durante a pandemia. Destaca-se que as intervenções pedagógicas foram outras, exigindo uma adaptabilidade do professor de Educação Física. |
id |
UFRGS-2_9a2fcd6713670242e3bbcb52ed1b3a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277360 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Bruno PereiraMachado, Roseli Belmonte2024-08-15T06:30:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/277360001209254Este estudo se preocupa em debater o trabalho pedagógico e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem no espaço de uma sala de recreação da ala pediátrica de um hospital de Porto Alegre/RS, compreendendo as estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo tem como objetivo compreender o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, considerando as situações vividas antes, durante e depois das restrições da pandemia de Covid-19, dentro da ala da pediatria do hospital. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada com uma professora de Educação Física que atuou em um hospital da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na ala pediátrica, dentro da sala da recreação na internação pediátrica, durante os anos de 2014 a 2022, vivenciando assim os períodos citados no objetivo. Foi necessário obter o termo de consentimento livre e esclarecido da entrevistada para a aplicação da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 11 questões que foram respondidas de forma oral. A entrevista teve o áudio gravado e posteriormente foi realizada a transcrição das respostas para análise. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados deste estudo mostraram quão difícil foi o trabalho do professor de Educação Física dentro do hospital durante a pandemia. Destaca-se que as intervenções pedagógicas foram outras, exigindo uma adaptabilidade do professor de Educação Física.This study aims to discuss the pedagogical work and the teaching and learning processes that occur in the playroom of the pediatric ward of a hospital in Porto Alegre, Brazil, including the pedagogical strategies employed. The study's objective is to understand the pedagogical work of the Physical Education teacher, considering the situations experienced before, during, and after the COVID-19 pandemic restrictions within the pediatric ward of the hospital. This research is a qualitative case study with a semi-structured interview approach. Data collection was carried out with a Physical Education teacher who worked at a hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, specifically within the pediatric ward, in the playroom for pediatric inpatients, from 2014 to 2022, experiencing the periods mentioned above. It was necessary to obtain the consent from the interviewee for the research application. The data collection instrument consists in a questionnaire with 11 questions that were answered orally. The interview was recorded, and the responses were subsequently transcribed for analysis. Data were analyzed using Bardin's content analysis. The results of this study revealed how challenging the work of the Physical Education teacher was within the hospital during the pandemic. It is worth noting that pedagogical interventions had to be adapted, requiring flexibility from the Physical Education teacher.application/pdfporAmbiente hospitalarRecreaçãoPrática pedagógicaPandemia de COVID-19 (2020-)HospitalPedagogical workPandemicO trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2023Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209254.pdf.txt001209254.pdf.txtExtracted Texttext/plain131748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/2/001209254.pdf.txt02e0295bd5674364b49569f8953f54a4MD52ORIGINAL001209254.pdfTexto completoapplication/pdf719759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/1/001209254.pdf6643f21c6a1ca0a6dcf931ded7458cd0MD5110183/2773602024-08-16 05:50:00.470711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-16T08:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 |
title |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 |
spellingShingle |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 Teixeira, Bruno Pereira Ambiente hospitalar Recreação Prática pedagógica Pandemia de COVID-19 (2020-) Hospital Pedagogical work Pandemic |
title_short |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 |
title_full |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 |
title_fullStr |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 |
title_sort |
O trabalho pedagógico do professor de Educação Física da sala de recreação da ala pediátrica em hospital : um estudo de caso sobre antes e depois do distanciamento da COVID-19 |
author |
Teixeira, Bruno Pereira |
author_facet |
Teixeira, Bruno Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Bruno Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Roseli Belmonte |
contributor_str_mv |
Machado, Roseli Belmonte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente hospitalar Recreação Prática pedagógica Pandemia de COVID-19 (2020-) |
topic |
Ambiente hospitalar Recreação Prática pedagógica Pandemia de COVID-19 (2020-) Hospital Pedagogical work Pandemic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hospital Pedagogical work Pandemic |
description |
Este estudo se preocupa em debater o trabalho pedagógico e os processos de ensino e de aprendizagem que ocorrem no espaço de uma sala de recreação da ala pediátrica de um hospital de Porto Alegre/RS, compreendendo as estratégias pedagógicas utilizadas. O estudo tem como objetivo compreender o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, considerando as situações vividas antes, durante e depois das restrições da pandemia de Covid-19, dentro da ala da pediatria do hospital. O presente trabalho é um estudo de caso de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada com uma professora de Educação Física que atuou em um hospital da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na ala pediátrica, dentro da sala da recreação na internação pediátrica, durante os anos de 2014 a 2022, vivenciando assim os períodos citados no objetivo. Foi necessário obter o termo de consentimento livre e esclarecido da entrevistada para a aplicação da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 11 questões que foram respondidas de forma oral. A entrevista teve o áudio gravado e posteriormente foi realizada a transcrição das respostas para análise. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados deste estudo mostraram quão difícil foi o trabalho do professor de Educação Física dentro do hospital durante a pandemia. Destaca-se que as intervenções pedagógicas foram outras, exigindo uma adaptabilidade do professor de Educação Física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-15T06:30:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/277360 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001209254 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/277360 |
identifier_str_mv |
001209254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/2/001209254.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277360/1/001209254.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02e0295bd5674364b49569f8953f54a4 6643f21c6a1ca0a6dcf931ded7458cd0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447370492542976 |