Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262894 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética da amostra total de cada ano escolar; e b) investigar o desempenho dos alunos nas funções neuropsicológicas, divididos de acordo com o desempenho em aritmética, para cada ano escolar. Participaram do estudo 167 alunos do 4.º e do 6.º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. As principais análises realizadas envolveram os escores do Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da bateria de avaliação neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Foram feitas correlações de Pearson entre a amostra total de cada ano escolar e o Teste t para averiguar diferenças entre os grupos, de cada ano escolar, formados com base no desempenho do TDE. Os resultados sugerem que, quanto melhor o desempenho aritmético no TDE, mais altos os escores em memória, cálculos e fluência verbal no NEUPSILIN-Inf. Os alunos do grupo com dificuldades aritméticas apresentaram escores inferiores nos testes que avaliaram, especialmente, funções executivas e memória. Sugerese um investimento em práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento de tais funções cognitivas com o intuito de prevenir as dificuldades aritméticas. |
id |
UFRGS-2_7183f98628e19dc11c7f305e52281d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262894 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Görgen, Camila OliveiraMiná, Camila SchorrCorso, Luciana Vellinho2023-08-01T03:33:12Z20230102-4698http://hdl.handle.net/10183/262894001172011Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética da amostra total de cada ano escolar; e b) investigar o desempenho dos alunos nas funções neuropsicológicas, divididos de acordo com o desempenho em aritmética, para cada ano escolar. Participaram do estudo 167 alunos do 4.º e do 6.º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. As principais análises realizadas envolveram os escores do Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da bateria de avaliação neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Foram feitas correlações de Pearson entre a amostra total de cada ano escolar e o Teste t para averiguar diferenças entre os grupos, de cada ano escolar, formados com base no desempenho do TDE. Os resultados sugerem que, quanto melhor o desempenho aritmético no TDE, mais altos os escores em memória, cálculos e fluência verbal no NEUPSILIN-Inf. Os alunos do grupo com dificuldades aritméticas apresentaram escores inferiores nos testes que avaliaram, especialmente, funções executivas e memória. Sugerese um investimento em práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento de tais funções cognitivas com o intuito de prevenir as dificuldades aritméticas.This article aimed at examining the cognitive functions associated with difficulties in arithmetic, with a special focus on a) analyzing the relationship between neuropsychological performance and arithmetic performance in the total sample of each school year; and b) investigating students’ performance in neuropsychological functions, divided according to their performance in arithmetic, for each school year. The participants of this study were 167 students from the 4th and 6th grades of elementary school between the ages of 9 and 12. For the analysis, the main tools used were the scores of the Arithmetic Subtest of the School Performance Test (TDE) and the neuropsychological assessment battery NEUPSILIN-Inf. Pearson correlations were made between the total sample of each school year and the t test, in order to find differences between the groups of each school year, formed according to the performance of the TDE. The results suggest that the better the arithmetic performance in the TDE, the higher the scores in memory, calculations and verbal fluency on NEUPSILIN-Inf. Students in the group with arithmetic difficulties had lower scores on the tests, which specially evaluated executive functions and memory. Investments should be made in the future for educational practices that encourage the development of such cognitive functions, in order to prevent arithmetic difficulties.Este artículo tuvo como objetivo examinar las funciones cognitivas asociadas a las dificultades en aritmética, centrándose en: a) analizar la relación entre rendimiento neuropsicológico y rendimiento aritmético en la muestra total de cada año escolar; y b) investigar el rendimiento de los estudiantes en funciones neuropsicológicas, divididos según su desempeño en aritmética, para cada año escolar. Participaron del estudio 167 alumnos del 4.º y 6.º año de la escuela primaria, con edades comprendidas entre los 9 y los 12 años. Los principales análisis realizados consistieron en las puntuaciones de la subprueba de aritmética del Examen de Rendimiento Escolar (TDE) y la batería de evaluación neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Se realizaron correlaciones de Pearson entre la muestra total de cada año escolar y la prueba t para encontrar diferencias entre los grupos, de cada año escolar, formados según el rendimiento del TDE. Los resultados sugieren que mientras mejor sea el rendimiento aritmético en el TDE, mayores serán las puntuaciones en memoria, cálculos y fluidez verbal en NEUPSILIN-Inf. Los estudiantes del grupo con dificultades aritméticas obtuvieron puntuaciones más bajas en las pruebas que evaluaron especialmente las funciones ejecutivas y la memoria. Se sugiere una inversión en prácticas educativas que fomenten el desarrollo de dichas funciones cognitivas, con el fin de prevenir dificultades aritméticas.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 39 (2023), p. 1-22, e36486CogniçãoAritméticaEnsino fundamentalNeuropsychological performanceArithmetic performanceExecutive functionsRendimiento neuropsicológicoRendimiento aritméticoFunciones ejecutivasAssociações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamentalAssociations between neuropsychological performance and arithmetic performance : a study with elementary studentsAsociaciones entre rendimiento neuropsicológico y rendimiento aritmético : un estudio con estudiantes de la escuela primariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172011.pdf.txt001172011.pdf.txtExtracted Texttext/plain65361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/2/001172011.pdf.txt9b0d593859b0159ffd0c176b8388869eMD52ORIGINAL001172011.pdfTexto completoapplication/pdf458478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/1/001172011.pdf3cbefb492476e1083639017139eb862bMD5110183/2628942023-08-02 03:31:56.773258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262894Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:31:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Associations between neuropsychological performance and arithmetic performance : a study with elementary students |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Asociaciones entre rendimiento neuropsicológico y rendimiento aritmético : un estudio con estudiantes de la escuela primaria |
title |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental Görgen, Camila Oliveira Cognição Aritmética Ensino fundamental Neuropsychological performance Arithmetic performance Executive functions Rendimiento neuropsicológico Rendimiento aritmético Funciones ejecutivas |
title_short |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_full |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental |
author |
Görgen, Camila Oliveira |
author_facet |
Görgen, Camila Oliveira Miná, Camila Schorr Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Miná, Camila Schorr Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Görgen, Camila Oliveira Miná, Camila Schorr Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Aritmética Ensino fundamental |
topic |
Cognição Aritmética Ensino fundamental Neuropsychological performance Arithmetic performance Executive functions Rendimiento neuropsicológico Rendimiento aritmético Funciones ejecutivas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Neuropsychological performance Arithmetic performance Executive functions |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Rendimiento neuropsicológico Rendimiento aritmético Funciones ejecutivas |
description |
Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética da amostra total de cada ano escolar; e b) investigar o desempenho dos alunos nas funções neuropsicológicas, divididos de acordo com o desempenho em aritmética, para cada ano escolar. Participaram do estudo 167 alunos do 4.º e do 6.º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. As principais análises realizadas envolveram os escores do Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da bateria de avaliação neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Foram feitas correlações de Pearson entre a amostra total de cada ano escolar e o Teste t para averiguar diferenças entre os grupos, de cada ano escolar, formados com base no desempenho do TDE. Os resultados sugerem que, quanto melhor o desempenho aritmético no TDE, mais altos os escores em memória, cálculos e fluência verbal no NEUPSILIN-Inf. Os alunos do grupo com dificuldades aritméticas apresentaram escores inferiores nos testes que avaliaram, especialmente, funções executivas e memória. Sugerese um investimento em práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento de tais funções cognitivas com o intuito de prevenir as dificuldades aritméticas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:33:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262894 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172011 |
identifier_str_mv |
0102-4698 001172011 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 39 (2023), p. 1-22, e36486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/2/001172011.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/1/001172011.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b0d593859b0159ffd0c176b8388869e 3cbefb492476e1083639017139eb862b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225093384241152 |