Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Görgen, Camila Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Miná, Camila Schorr, Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262894
Resumo: Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética da amostra total de cada ano escolar; e b) investigar o desempenho dos alunos nas funções neuropsicológicas, divididos de acordo com o desempenho em aritmética, para cada ano escolar. Participaram do estudo 167 alunos do 4.º e do 6.º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. As principais análises realizadas envolveram os escores do Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da bateria de avaliação neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Foram feitas correlações de Pearson entre a amostra total de cada ano escolar e o Teste t para averiguar diferenças entre os grupos, de cada ano escolar, formados com base no desempenho do TDE. Os resultados sugerem que, quanto melhor o desempenho aritmético no TDE, mais altos os escores em memória, cálculos e fluência verbal no NEUPSILIN-Inf. Os alunos do grupo com dificuldades aritméticas apresentaram escores inferiores nos testes que avaliaram, especialmente, funções executivas e memória. Sugerese um investimento em práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento de tais funções cognitivas com o intuito de prevenir as dificuldades aritméticas.
id UFRGS-2_7183f98628e19dc11c7f305e52281d63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262894
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Görgen, Camila OliveiraMiná, Camila SchorrCorso, Luciana Vellinho2023-08-01T03:33:12Z20230102-4698http://hdl.handle.net/10183/262894001172011Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética da amostra total de cada ano escolar; e b) investigar o desempenho dos alunos nas funções neuropsicológicas, divididos de acordo com o desempenho em aritmética, para cada ano escolar. Participaram do estudo 167 alunos do 4.º e do 6.º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. As principais análises realizadas envolveram os escores do Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da bateria de avaliação neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Foram feitas correlações de Pearson entre a amostra total de cada ano escolar e o Teste t para averiguar diferenças entre os grupos, de cada ano escolar, formados com base no desempenho do TDE. Os resultados sugerem que, quanto melhor o desempenho aritmético no TDE, mais altos os escores em memória, cálculos e fluência verbal no NEUPSILIN-Inf. Os alunos do grupo com dificuldades aritméticas apresentaram escores inferiores nos testes que avaliaram, especialmente, funções executivas e memória. Sugerese um investimento em práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento de tais funções cognitivas com o intuito de prevenir as dificuldades aritméticas.This article aimed at examining the cognitive functions associated with difficulties in arithmetic, with a special focus on a) analyzing the relationship between neuropsychological performance and arithmetic performance in the total sample of each school year; and b) investigating students’ performance in neuropsychological functions, divided according to their performance in arithmetic, for each school year. The participants of this study were 167 students from the 4th and 6th grades of elementary school between the ages of 9 and 12. For the analysis, the main tools used were the scores of the Arithmetic Subtest of the School Performance Test (TDE) and the neuropsychological assessment battery NEUPSILIN-Inf. Pearson correlations were made between the total sample of each school year and the t test, in order to find differences between the groups of each school year, formed according to the performance of the TDE. The results suggest that the better the arithmetic performance in the TDE, the higher the scores in memory, calculations and verbal fluency on NEUPSILIN-Inf. Students in the group with arithmetic difficulties had lower scores on the tests, which specially evaluated executive functions and memory. Investments should be made in the future for educational practices that encourage the development of such cognitive functions, in order to prevent arithmetic difficulties.Este artículo tuvo como objetivo examinar las funciones cognitivas asociadas a las dificultades en aritmética, centrándose en: a) analizar la relación entre rendimiento neuropsicológico y rendimiento aritmético en la muestra total de cada año escolar; y b) investigar el rendimiento de los estudiantes en funciones neuropsicológicas, divididos según su desempeño en aritmética, para cada año escolar. Participaron del estudio 167 alumnos del 4.º y 6.º año de la escuela primaria, con edades comprendidas entre los 9 y los 12 años. Los principales análisis realizados consistieron en las puntuaciones de la subprueba de aritmética del Examen de Rendimiento Escolar (TDE) y la batería de evaluación neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Se realizaron correlaciones de Pearson entre la muestra total de cada año escolar y la prueba t para encontrar diferencias entre los grupos, de cada año escolar, formados según el rendimiento del TDE. Los resultados sugieren que mientras mejor sea el rendimiento aritmético en el TDE, mayores serán las puntuaciones en memoria, cálculos y fluidez verbal en NEUPSILIN-Inf. Los estudiantes del grupo con dificultades aritméticas obtuvieron puntuaciones más bajas en las pruebas que evaluaron especialmente las funciones ejecutivas y la memoria. Se sugiere una inversión en prácticas educativas que fomenten el desarrollo de dichas funciones cognitivas, con el fin de prevenir dificultades aritméticas.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 39 (2023), p. 1-22, e36486CogniçãoAritméticaEnsino fundamentalNeuropsychological performanceArithmetic performanceExecutive functionsRendimiento neuropsicológicoRendimiento aritméticoFunciones ejecutivasAssociações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamentalAssociations between neuropsychological performance and arithmetic performance : a study with elementary studentsAsociaciones entre rendimiento neuropsicológico y rendimiento aritmético : un estudio con estudiantes de la escuela primariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172011.pdf.txt001172011.pdf.txtExtracted Texttext/plain65361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/2/001172011.pdf.txt9b0d593859b0159ffd0c176b8388869eMD52ORIGINAL001172011.pdfTexto completoapplication/pdf458478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/1/001172011.pdf3cbefb492476e1083639017139eb862bMD5110183/2628942023-08-02 03:31:56.773258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262894Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:31:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Associations between neuropsychological performance and arithmetic performance : a study with elementary students
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Asociaciones entre rendimiento neuropsicológico y rendimiento aritmético : un estudio con estudiantes de la escuela primaria
title Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
spellingShingle Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
Görgen, Camila Oliveira
Cognição
Aritmética
Ensino fundamental
Neuropsychological performance
Arithmetic performance
Executive functions
Rendimiento neuropsicológico
Rendimiento aritmético
Funciones ejecutivas
title_short Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_fullStr Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_sort Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
author Görgen, Camila Oliveira
author_facet Görgen, Camila Oliveira
Miná, Camila Schorr
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Miná, Camila Schorr
Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Görgen, Camila Oliveira
Miná, Camila Schorr
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Aritmética
Ensino fundamental
topic Cognição
Aritmética
Ensino fundamental
Neuropsychological performance
Arithmetic performance
Executive functions
Rendimiento neuropsicológico
Rendimiento aritmético
Funciones ejecutivas
dc.subject.eng.fl_str_mv Neuropsychological performance
Arithmetic performance
Executive functions
dc.subject.spa.fl_str_mv Rendimiento neuropsicológico
Rendimiento aritmético
Funciones ejecutivas
description Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética da amostra total de cada ano escolar; e b) investigar o desempenho dos alunos nas funções neuropsicológicas, divididos de acordo com o desempenho em aritmética, para cada ano escolar. Participaram do estudo 167 alunos do 4.º e do 6.º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. As principais análises realizadas envolveram os escores do Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da bateria de avaliação neuropsicológica NEUPSILIN-Inf. Foram feitas correlações de Pearson entre a amostra total de cada ano escolar e o Teste t para averiguar diferenças entre os grupos, de cada ano escolar, formados com base no desempenho do TDE. Os resultados sugerem que, quanto melhor o desempenho aritmético no TDE, mais altos os escores em memória, cálculos e fluência verbal no NEUPSILIN-Inf. Os alunos do grupo com dificuldades aritméticas apresentaram escores inferiores nos testes que avaliaram, especialmente, funções executivas e memória. Sugerese um investimento em práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento de tais funções cognitivas com o intuito de prevenir as dificuldades aritméticas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:33:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262894
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172011
identifier_str_mv 0102-4698
001172011
url http://hdl.handle.net/10183/262894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 39 (2023), p. 1-22, e36486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/2/001172011.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262894/1/001172011.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b0d593859b0159ffd0c176b8388869e
3cbefb492476e1083639017139eb862b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093384241152