Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Andressa Cristina Gerlach
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274551
Resumo: Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico.
id UFRGS-2_71d03adfb742f69814f9dce3d4fa1d73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274551
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Andressa Cristina GerlachSchenkel, Camila Monteiro2024-04-11T06:25:09Z2023http://hdl.handle.net/10183/274551001199890Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico.application/pdfporMaterial didáticoArte contemporâneaEstágio curricularMaterial didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199890.pdf.txt001199890.pdf.txtExtracted Texttext/plain79995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/2/001199890.pdf.txt5c27ff1bad7ddb3424d9ad1fa2794dd8MD52ORIGINAL001199890.pdfTexto completoapplication/pdf37607034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/1/001199890.pdf701882d93dd2083bd7e47c7d7ecbf871MD5110183/2745512024-04-12 06:20:08.125776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:20:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
title Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
spellingShingle Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
Borba, Andressa Cristina Gerlach
Material didático
Arte contemporânea
Estágio curricular
title_short Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
title_full Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
title_fullStr Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
title_full_unstemmed Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
title_sort Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
author Borba, Andressa Cristina Gerlach
author_facet Borba, Andressa Cristina Gerlach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Andressa Cristina Gerlach
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
contributor_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Arte contemporânea
Estágio curricular
topic Material didático
Arte contemporânea
Estágio curricular
description Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274551
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199890
url http://hdl.handle.net/10183/274551
identifier_str_mv 001199890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/2/001199890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/1/001199890.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c27ff1bad7ddb3424d9ad1fa2794dd8
701882d93dd2083bd7e47c7d7ecbf871
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447365169971200