Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274551 |
Resumo: | Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico. |
id |
UFRGS-2_71d03adfb742f69814f9dce3d4fa1d73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274551 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borba, Andressa Cristina GerlachSchenkel, Camila Monteiro2024-04-11T06:25:09Z2023http://hdl.handle.net/10183/274551001199890Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico.application/pdfporMaterial didáticoArte contemporâneaEstágio curricularMaterial didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199890.pdf.txt001199890.pdf.txtExtracted Texttext/plain79995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/2/001199890.pdf.txt5c27ff1bad7ddb3424d9ad1fa2794dd8MD52ORIGINAL001199890.pdfTexto completoapplication/pdf37607034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/1/001199890.pdf701882d93dd2083bd7e47c7d7ecbf871MD5110183/2745512024-04-12 06:20:08.125776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:20:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório |
title |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório |
spellingShingle |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório Borba, Andressa Cristina Gerlach Material didático Arte contemporânea Estágio curricular |
title_short |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório |
title_full |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório |
title_fullStr |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório |
title_full_unstemmed |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório |
title_sort |
Material didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatório |
author |
Borba, Andressa Cristina Gerlach |
author_facet |
Borba, Andressa Cristina Gerlach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Andressa Cristina Gerlach |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schenkel, Camila Monteiro |
contributor_str_mv |
Schenkel, Camila Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Arte contemporânea Estágio curricular |
topic |
Material didático Arte contemporânea Estágio curricular |
description |
Esse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-11T06:25:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274551 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001199890 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274551 |
identifier_str_mv |
001199890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/2/001199890.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274551/1/001199890.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c27ff1bad7ddb3424d9ad1fa2794dd8 701882d93dd2083bd7e47c7d7ecbf871 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447365169971200 |