Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264362 |
Resumo: | Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs. |
id |
UFRGS-2_72c8f7637ab7890f521b749f5a51b206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264362 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Napoliana Silva dePerry, Gabriela Trindade2023-09-09T03:30:22Z20220102-7735http://hdl.handle.net/10183/264362001175223Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.Two striking issues in massive and open online courses (MOOCs) are the difficulty in keeping students in the courses and the underperformance of some participants, which may be related to subjective factors. In this direction, we investigated whether personality and achievement emotions experienced in a medical MOOC are related to students' permanence and grades. Questionnaires, cluster and regression analyzes composed the methodological specifications. The results of the achievement emotions questionnaires had low reliability, and no conclusion could be drawn about them, and the personality traits questionnaire did not indicate a relationship with grades or permanence. The findings follow the variability of results in the literature, which are not unanimous in stating correlations between these variables. These findings indicate that there are other more relevant variables associated with permanence and performance, which require more suitable instruments to assess emotions of achievement in MOOCs.Dos cuestiones destacadas en los cursos online masivos y abiertos (MOOCs) son la dificultad para mantener a los estudiantes en los cursos y el rendimiento insuficiente de algunos participantes, lo que puede estar relacionado con factores subjetivos. En esta dirección, investigamos si la perso-nalidad y las emociones de logro experimentadas en un MOOC de medicina están relacionadas con la permanencia y las calificaciones de los estudiantes. Los cuestionarios y los análisis de con-glomerados y de regresión componían las especificaciones metodológicas. Los resultados de los cuestionarios sobre las emociones de realización tuvieron baja confiabilidad, no siendo posible sacar una conclusión sobre ellos, y el cuestionario de trazos de personalidad no indicó relación con las notas o con la permanencia. Las conclusiones siguen la variabilidad de resultados en la literatura, que no son unánimes en afirmar las correlaciones entre estas variables. Los resultados indican que existen otras variables más relevantes vinculadas con la permanencia y el rendimiento, que requieren instrumentos más adecuados para evaluar las emociones de logro en los MOOC.application/pdfporRevista educação em questão. Vol. 60, n. 64 (abr./jun. 2022) 22 p.Ambiente virtual de aprendizagemEmoçõesMassive Open Online CoursesAchievement emotionsPersonalityPermanenceCursos online masivos y abiertosEmociones de realizaciónLa personalidadLa permanenciaDomínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)Personality dominance on students’ grades and permanence in a massive open online course (MOOC) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175223.pdf.txt001175223.pdf.txtExtracted Texttext/plain48982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/2/001175223.pdf.txt674d795957f42d89d76dbdab3f29d619MD52ORIGINAL001175223.pdfTexto completoapplication/pdf272384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/1/001175223.pdf47e75caa53b263e51ab86682cff909d7MD5110183/2643622023-09-10 03:32:05.767634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:32:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Personality dominance on students’ grades and permanence in a massive open online course (MOOC) |
title |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) |
spellingShingle |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) Souza, Napoliana Silva de Ambiente virtual de aprendizagem Emoções Massive Open Online Courses Achievement emotions Personality Permanence Cursos online masivos y abiertos Emociones de realización La personalidad La permanencia |
title_short |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) |
title_full |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) |
title_fullStr |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) |
title_full_unstemmed |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) |
title_sort |
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) |
author |
Souza, Napoliana Silva de |
author_facet |
Souza, Napoliana Silva de Perry, Gabriela Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Perry, Gabriela Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Napoliana Silva de Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Emoções |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Emoções Massive Open Online Courses Achievement emotions Personality Permanence Cursos online masivos y abiertos Emociones de realización La personalidad La permanencia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Massive Open Online Courses Achievement emotions Personality Permanence |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Cursos online masivos y abiertos Emociones de realización La personalidad La permanencia |
description |
Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-09T03:30:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264362 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7735 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001175223 |
identifier_str_mv |
0102-7735 001175223 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista educação em questão. Vol. 60, n. 64 (abr./jun. 2022) 22 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/2/001175223.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264362/1/001175223.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
674d795957f42d89d76dbdab3f29d619 47e75caa53b263e51ab86682cff909d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447838345134080 |