Aproximações teóricas entre pensamento computacional e abstração reflexionante
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223859 |
Resumo: | O termo Pensamento Computacional ganhou destaque quando foi disseminado por Wing em 2006, desde lá sua definição vem sofrendo mudanças e críticas de pesquisadores da área da educação e da Ciência da Computação. A amplitude da definição permite diversas práticas e interpretações. Nós identificamos possíveis aproximações do Pensamento Computacional com a proposta dos “objetos-de-pensar-com” de Papert, com foco principal na abstração reflexionante de Piaget. Apresentamos uma discussão a respeito dessa aproximação, buscando apontar para a necessidade de práticas voltadas para o uso do Pensamento Computacional como uma possibilidade de contribuir para os processos de abstração reflexionante. |
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Rocha, Kátia Coelho daBasso, Marcus Vinicius de AzevedoNotare, Márcia Rodrigues2021-07-14T04:31:38Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/223859001122751O termo Pensamento Computacional ganhou destaque quando foi disseminado por Wing em 2006, desde lá sua definição vem sofrendo mudanças e críticas de pesquisadores da área da educação e da Ciência da Computação. A amplitude da definição permite diversas práticas e interpretações. Nós identificamos possíveis aproximações do Pensamento Computacional com a proposta dos “objetos-de-pensar-com” de Papert, com foco principal na abstração reflexionante de Piaget. Apresentamos uma discussão a respeito dessa aproximação, buscando apontar para a necessidade de práticas voltadas para o uso do Pensamento Computacional como uma possibilidade de contribuir para os processos de abstração reflexionante.The term Computational Thinking gained prominence when it was coined by Wing in 2006, since then its definition has undergone changes and criticism from researchers in the field of education and Computer Science. The breadth of the definition allows for different practices and interpretations. We identified possible approaches to Computational Thinking with Papert's proposal of "object-to-think-with", with a primary focus on Piaget's reflective abstraction. We present a discussion about this approach, seeking to point to the need for practices focused on the use of Computational Thinking as a possibility to contribute to the processes of reflective abstraction.application/pdfporRENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 581 - 590.Pensamento computacionalAbstração reflexionanteComputational thinkingObject-to-think-withProcedural thinkingReflecting abstractionAproximações teóricas entre pensamento computacional e abstração reflexionanteTheoretical approaches between computational thinking and reflecting abstraction info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122751.pdf.txt001122751.pdf.txtExtracted Texttext/plain36427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223859/2/001122751.pdf.txt4fdf533eeb2c1dc022893e71f91c10f5MD52ORIGINAL001122751.pdfTexto completoapplication/pdf1070015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223859/1/001122751.pdf83a2f2c7829d2c85b40ccb4674e7f15eMD5110183/2238592021-08-18 04:37:17.828416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:37:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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