Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Brisa Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169035
Resumo: Apoiando-se no correlato estabelecido por Freud entre o brincar e a escrita, a partir do qual ele busca compreender de que fonte o escritor criativo retira inspiração para suas obras, esse estudo teve por objetivo a realizar um percurso pelo brincar e a escrita, traçando um paralelo entre as duas atividades tal qual se apresentam enquanto ato que se presentifica: brincar, escrever, no infinitivo, indicando seu caráter de produção, buscando abordá-las a partir de uma linguagem que lhes é comum, a qual se ancora num espaço tempo subjetivo, e que só é possível reconhecer subvertendo o apego às regras da língua escrita. A infância se produz no brincar, desdobrando-se nos vários tempos da constituição subjetiva, do controle das pulsões e produção do corpo e da fantasia, até o brincar com objetos externos, e a transformação desses em palavras, chegando ao recalque do brincar. O escritor criativo dá continuidade a esse brincar iniciado na infância, que retorna a ele como um enigma a ser decifrado, e que ele transforma em escrita, produzindo novos enigmas, num relançar sem fim dessa questão. A bibliografia utilizada foi a literatura psicanalítica que contempla os postulados de Freud, Lacan e Winnicott, articulados à própria escrita criativa, fonte valiosa de informação acerca do tema abordado, a partir de recortes de textos literários e literatura poética, assim como fragmentos de documentários, filmes, vídeos, cantigas e músicas, produzidos no cenário da cultura nacional.
id UFRGS-2_7381fabeb8fc8549a77d146e297bb422
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Brisa MariaFerrari, Andrea Gabriela2017-09-28T02:28:43Z2017http://hdl.handle.net/10183/169035001046603Apoiando-se no correlato estabelecido por Freud entre o brincar e a escrita, a partir do qual ele busca compreender de que fonte o escritor criativo retira inspiração para suas obras, esse estudo teve por objetivo a realizar um percurso pelo brincar e a escrita, traçando um paralelo entre as duas atividades tal qual se apresentam enquanto ato que se presentifica: brincar, escrever, no infinitivo, indicando seu caráter de produção, buscando abordá-las a partir de uma linguagem que lhes é comum, a qual se ancora num espaço tempo subjetivo, e que só é possível reconhecer subvertendo o apego às regras da língua escrita. A infância se produz no brincar, desdobrando-se nos vários tempos da constituição subjetiva, do controle das pulsões e produção do corpo e da fantasia, até o brincar com objetos externos, e a transformação desses em palavras, chegando ao recalque do brincar. O escritor criativo dá continuidade a esse brincar iniciado na infância, que retorna a ele como um enigma a ser decifrado, e que ele transforma em escrita, produzindo novos enigmas, num relançar sem fim dessa questão. A bibliografia utilizada foi a literatura psicanalítica que contempla os postulados de Freud, Lacan e Winnicott, articulados à própria escrita criativa, fonte valiosa de informação acerca do tema abordado, a partir de recortes de textos literários e literatura poética, assim como fragmentos de documentários, filmes, vídeos, cantigas e músicas, produzidos no cenário da cultura nacional.Freud established correlate among play and writing, and he tried to understand where the creative writer get inspiration for his compositions. This study intend to make a course by playing and writing, correlating this two activities in its real way, playing and writing in the infinitive form, indicating its production character trying to approach since a common language, based in a subjective space and time, that it’s just possible to recognize subverting the writing language rules. The childhood is done when playing, unfolding in the several times of the subjective constitution, since the driving control and body production and fantasy, until playing with external stuff and this transformed in words, achieving the play repression. The creative writer provides continuity to this playing started in the childhood that returns to him like an enigma to be deciphered, that he process in write language, producing new enigmas, continuously. The psychoanalythic bibliography was the postulates from Freud, Lacan and Winnicott, articulated to their own creative writing, valuated font of information about the approached topic as from parts of literary texts and poetic literature as far as parts of documentaries, movies, videos, songs and musics produced by national cultural production.application/pdfporComportamento de brincarEscritaPsicanálisePlayingWritingPsychoanalysisBrincar de viver : do brincar à escrita, um percursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046603.pdf001046603.pdfTexto completoapplication/pdf273957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169035/1/001046603.pdffbc5c61f0280da785a97e8b38f64f984MD51TEXT001046603.pdf.txt001046603.pdf.txtExtracted Texttext/plain56953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169035/2/001046603.pdf.txt5f9e55bb4e40a0ecadaf74a59c23759cMD52THUMBNAIL001046603.pdf.jpg001046603.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169035/3/001046603.pdf.jpgc30c40eaa69be6ce6ca783fb0f14ff05MD5310183/1690352018-10-29 07:59:04.67oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:59:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
title Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
spellingShingle Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
Fraga, Brisa Maria
Comportamento de brincar
Escrita
Psicanálise
Playing
Writing
Psychoanalysis
title_short Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
title_full Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
title_fullStr Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
title_full_unstemmed Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
title_sort Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso
author Fraga, Brisa Maria
author_facet Fraga, Brisa Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Brisa Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferrari, Andrea Gabriela
contributor_str_mv Ferrari, Andrea Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de brincar
Escrita
Psicanálise
topic Comportamento de brincar
Escrita
Psicanálise
Playing
Writing
Psychoanalysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Playing
Writing
Psychoanalysis
description Apoiando-se no correlato estabelecido por Freud entre o brincar e a escrita, a partir do qual ele busca compreender de que fonte o escritor criativo retira inspiração para suas obras, esse estudo teve por objetivo a realizar um percurso pelo brincar e a escrita, traçando um paralelo entre as duas atividades tal qual se apresentam enquanto ato que se presentifica: brincar, escrever, no infinitivo, indicando seu caráter de produção, buscando abordá-las a partir de uma linguagem que lhes é comum, a qual se ancora num espaço tempo subjetivo, e que só é possível reconhecer subvertendo o apego às regras da língua escrita. A infância se produz no brincar, desdobrando-se nos vários tempos da constituição subjetiva, do controle das pulsões e produção do corpo e da fantasia, até o brincar com objetos externos, e a transformação desses em palavras, chegando ao recalque do brincar. O escritor criativo dá continuidade a esse brincar iniciado na infância, que retorna a ele como um enigma a ser decifrado, e que ele transforma em escrita, produzindo novos enigmas, num relançar sem fim dessa questão. A bibliografia utilizada foi a literatura psicanalítica que contempla os postulados de Freud, Lacan e Winnicott, articulados à própria escrita criativa, fonte valiosa de informação acerca do tema abordado, a partir de recortes de textos literários e literatura poética, assim como fragmentos de documentários, filmes, vídeos, cantigas e músicas, produzidos no cenário da cultura nacional.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-28T02:28:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169035
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046603
url http://hdl.handle.net/10183/169035
identifier_str_mv 001046603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169035/1/001046603.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169035/2/001046603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169035/3/001046603.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fbc5c61f0280da785a97e8b38f64f984
5f9e55bb4e40a0ecadaf74a59c23759c
c30c40eaa69be6ce6ca783fb0f14ff05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447203617964032