"She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsch, William
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214953
Resumo: Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa maior, que teve como foco investigar as práticas de formação de professores em uma comunidade do Idiomas sem Fronteiras de uma grande universidade no sul do Brasil. A pesquisa é afiliada ao paradigma da Teoria da Prática (Young, 2009; Young, 2010) e contou com métodos qualitativos para ageração e análise de dados (Erickson, 1990; Gumperz, 2005; Mason, 2002; Tannen, 2014), bem como comentrevistas semiestruturadas com participantes focais. Os dados revelaram que as práticas que culminam no desenvolvimento docente poderiam ser divididas em duas: (1) práticas formais, ou seja, aquelas conscientemente planejadas e realizadas pelo coordenador; e (2) informais, isto é, práticas que emergiram da vida cotidiana nessa comunidade de prática, principalmente na sala dos professores. Neste artigo, nos concentramos em uma prática informal específica -a de planejar aulasjuntos. O planejamento das aulas em conjunto foi considerado uma prática produtiva em termos de aprendizagem profissional tanto nas entrevistas quanto nos dados obtidos através da observação participante.
id UFRGS-2_743b5887f27c8ea30ab971f05b8db421
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214953
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kirsch, WilliamSarmento, Simone2020-11-11T04:13:11Z20191983-3857http://hdl.handle.net/10183/214953001118372Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa maior, que teve como foco investigar as práticas de formação de professores em uma comunidade do Idiomas sem Fronteiras de uma grande universidade no sul do Brasil. A pesquisa é afiliada ao paradigma da Teoria da Prática (Young, 2009; Young, 2010) e contou com métodos qualitativos para ageração e análise de dados (Erickson, 1990; Gumperz, 2005; Mason, 2002; Tannen, 2014), bem como comentrevistas semiestruturadas com participantes focais. Os dados revelaram que as práticas que culminam no desenvolvimento docente poderiam ser divididas em duas: (1) práticas formais, ou seja, aquelas conscientemente planejadas e realizadas pelo coordenador; e (2) informais, isto é, práticas que emergiram da vida cotidiana nessa comunidade de prática, principalmente na sala dos professores. Neste artigo, nos concentramos em uma prática informal específica -a de planejar aulasjuntos. O planejamento das aulas em conjunto foi considerado uma prática produtiva em termos de aprendizagem profissional tanto nas entrevistas quanto nos dados obtidos através da observação participante.This paper is a part of a larger research project, which focused on investigating the teacher development practices in a Languages without Borders community of a large university in the south of Brazil. The research is affiliated with the paradigm of Practice Theory (Young, 2009; Young, 2010)and relied on qualitative methods of data generation and analysis (Erickson, 1990; Gumperz, 2005; Mason, 2002; Tannen, 2014), as well as on semistructured interviews with focal participants. The data revealed that the practices that culminate in teacher development could be divided into two: (1) formal practices, that is, the ones consciously planned and carried out by the coordinator; and (2) informal ones, that is, practices that emerged from everyday life in this community of practice, chiefly in the teachers‟ room. In this paper, we focus on a specific informal practice –that of planning classes together. Planning classes together was considered a productive practice in terms of professional learning both in the interviews and in the data obtained through participant observation.application/pdfengOlhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2019), p. [204]-223Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Língua inglesaDesenvolvimento profissionalFormação de professoresLanguages without BordersTeacher developmentCo-teaching"She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development"Ela não sabia muito sobre ensino de inglês" : preparação conjunta de aulas na sala dos professores como uma prática de formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118372.pdf.txt001118372.pdf.txtExtracted Texttext/plain53589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214953/2/001118372.pdf.txt930d3bb5674bd1443e2f3109b5984a45MD52ORIGINAL001118372.pdfTexto completo (inglês)application/pdf829059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214953/1/001118372.pdf62940752eb9dcebe81e06d9e88c6ec0aMD5110183/2149532022-06-17 04:46:58.133839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:46:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv "Ela não sabia muito sobre ensino de inglês" : preparação conjunta de aulas na sala dos professores como uma prática de formação de professores
title "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
spellingShingle "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
Kirsch, William
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Languages without Borders
Teacher development
Co-teaching
title_short "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
title_full "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
title_fullStr "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
title_full_unstemmed "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
title_sort "She didn’t know much about English teaching" : planning classes together in the teachers’ roomas a practice of professional development
author Kirsch, William
author_facet Kirsch, William
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Sarmento, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirsch, William
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
topic Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Languages without Borders
Teacher development
Co-teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Languages without Borders
Teacher development
Co-teaching
description Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa maior, que teve como foco investigar as práticas de formação de professores em uma comunidade do Idiomas sem Fronteiras de uma grande universidade no sul do Brasil. A pesquisa é afiliada ao paradigma da Teoria da Prática (Young, 2009; Young, 2010) e contou com métodos qualitativos para ageração e análise de dados (Erickson, 1990; Gumperz, 2005; Mason, 2002; Tannen, 2014), bem como comentrevistas semiestruturadas com participantes focais. Os dados revelaram que as práticas que culminam no desenvolvimento docente poderiam ser divididas em duas: (1) práticas formais, ou seja, aquelas conscientemente planejadas e realizadas pelo coordenador; e (2) informais, isto é, práticas que emergiram da vida cotidiana nessa comunidade de prática, principalmente na sala dos professores. Neste artigo, nos concentramos em uma prática informal específica -a de planejar aulasjuntos. O planejamento das aulas em conjunto foi considerado uma prática produtiva em termos de aprendizagem profissional tanto nas entrevistas quanto nos dados obtidos através da observação participante.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T04:13:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214953
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-3857
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118372
identifier_str_mv 1983-3857
001118372
url http://hdl.handle.net/10183/214953
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Olhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2019), p. [204]-223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214953/2/001118372.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214953/1/001118372.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 930d3bb5674bd1443e2f3109b5984a45
62940752eb9dcebe81e06d9e88c6ec0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225001073901568