Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35734 |
Resumo: | O trabalho analisa as práticas artísticas realizadas durante a aplicação de um projeto com o tema “Eu (identidade) e as pessoas que me rodeiam”, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2010 em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alvorada/RS. Visa analisar a questão das práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de Ensino Fundamental. O estudo foi norteado pelas seguintes questões: Qual a importância das artes na Educação? Quais as formas de contribuição das diferentes linguagens da arte na aprendizagem? Qual a importância das práticas artísticas como eixo facilitador da aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? As análises apóiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), nos estudos de Borba e Goulart (2006) e Ferraz e Fusari (1999). As análises indicam que realizar atividades artísticas contribui para desenvolver a expressão, a criatividade, a sensibilidade, a imaginação e a percepção, elementos que são importantes no processo criativo das crianças. Além disso, as crianças aprenderam cores, formas, linhas e construíram conceitos. As práticas artísticas utilizadas também favoreceram o desenvolvimento de habilidades motoras e a atenção que são necessárias e facilitam no processo de alfabetização. |
id |
UFRGS-2_749203e75696de30aa3be9fbc76e6892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35734 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Sandra Bartikoski daMagdalena, Beatriz Corso2011-12-20T01:19:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/35734000795240O trabalho analisa as práticas artísticas realizadas durante a aplicação de um projeto com o tema “Eu (identidade) e as pessoas que me rodeiam”, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2010 em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alvorada/RS. Visa analisar a questão das práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de Ensino Fundamental. O estudo foi norteado pelas seguintes questões: Qual a importância das artes na Educação? Quais as formas de contribuição das diferentes linguagens da arte na aprendizagem? Qual a importância das práticas artísticas como eixo facilitador da aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? As análises apóiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), nos estudos de Borba e Goulart (2006) e Ferraz e Fusari (1999). As análises indicam que realizar atividades artísticas contribui para desenvolver a expressão, a criatividade, a sensibilidade, a imaginação e a percepção, elementos que são importantes no processo criativo das crianças. Além disso, as crianças aprenderam cores, formas, linhas e construíram conceitos. As práticas artísticas utilizadas também favoreceram o desenvolvimento de habilidades motoras e a atenção que são necessárias e facilitam no processo de alfabetização.application/pdfporArteLinguagemAlfabetizaçãoPráticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795240.pdf.txt000795240.pdf.txtExtracted Texttext/plain74422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/2/000795240.pdf.txted29403a48677dddedb3353a7caefefbMD52ORIGINAL000795240.pdf000795240.pdfTexto completoapplication/pdf317887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/1/000795240.pdf3c078edd05dba111904a29f894c7689dMD51THUMBNAIL000795240.pdf.jpg000795240.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/3/000795240.pdf.jpgdd4af96938e83a61846c809a44f05dcaMD5310183/357342018-10-09 08:06:16.789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:06:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental |
title |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental |
spellingShingle |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental Rocha, Sandra Bartikoski da Arte Linguagem Alfabetização |
title_short |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental |
title_full |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental |
title_fullStr |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental |
title_sort |
Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental |
author |
Rocha, Sandra Bartikoski da |
author_facet |
Rocha, Sandra Bartikoski da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Sandra Bartikoski da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magdalena, Beatriz Corso |
contributor_str_mv |
Magdalena, Beatriz Corso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Linguagem Alfabetização |
topic |
Arte Linguagem Alfabetização |
description |
O trabalho analisa as práticas artísticas realizadas durante a aplicação de um projeto com o tema “Eu (identidade) e as pessoas que me rodeiam”, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2010 em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alvorada/RS. Visa analisar a questão das práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de Ensino Fundamental. O estudo foi norteado pelas seguintes questões: Qual a importância das artes na Educação? Quais as formas de contribuição das diferentes linguagens da arte na aprendizagem? Qual a importância das práticas artísticas como eixo facilitador da aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? As análises apóiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), nos estudos de Borba e Goulart (2006) e Ferraz e Fusari (1999). As análises indicam que realizar atividades artísticas contribui para desenvolver a expressão, a criatividade, a sensibilidade, a imaginação e a percepção, elementos que são importantes no processo criativo das crianças. Além disso, as crianças aprenderam cores, formas, linhas e construíram conceitos. As práticas artísticas utilizadas também favoreceram o desenvolvimento de habilidades motoras e a atenção que são necessárias e facilitam no processo de alfabetização. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35734 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795240 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35734 |
identifier_str_mv |
000795240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/2/000795240.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/1/000795240.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/3/000795240.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed29403a48677dddedb3353a7caefefb 3c078edd05dba111904a29f894c7689d dd4af96938e83a61846c809a44f05dca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419617538048 |