Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sandra Bartikoski da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35734
Resumo: O trabalho analisa as práticas artísticas realizadas durante a aplicação de um projeto com o tema “Eu (identidade) e as pessoas que me rodeiam”, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2010 em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alvorada/RS. Visa analisar a questão das práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de Ensino Fundamental. O estudo foi norteado pelas seguintes questões: Qual a importância das artes na Educação? Quais as formas de contribuição das diferentes linguagens da arte na aprendizagem? Qual a importância das práticas artísticas como eixo facilitador da aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? As análises apóiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), nos estudos de Borba e Goulart (2006) e Ferraz e Fusari (1999). As análises indicam que realizar atividades artísticas contribui para desenvolver a expressão, a criatividade, a sensibilidade, a imaginação e a percepção, elementos que são importantes no processo criativo das crianças. Além disso, as crianças aprenderam cores, formas, linhas e construíram conceitos. As práticas artísticas utilizadas também favoreceram o desenvolvimento de habilidades motoras e a atenção que são necessárias e facilitam no processo de alfabetização.
id UFRGS-2_749203e75696de30aa3be9fbc76e6892
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35734
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Sandra Bartikoski daMagdalena, Beatriz Corso2011-12-20T01:19:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/35734000795240O trabalho analisa as práticas artísticas realizadas durante a aplicação de um projeto com o tema “Eu (identidade) e as pessoas que me rodeiam”, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2010 em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alvorada/RS. Visa analisar a questão das práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de Ensino Fundamental. O estudo foi norteado pelas seguintes questões: Qual a importância das artes na Educação? Quais as formas de contribuição das diferentes linguagens da arte na aprendizagem? Qual a importância das práticas artísticas como eixo facilitador da aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? As análises apóiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), nos estudos de Borba e Goulart (2006) e Ferraz e Fusari (1999). As análises indicam que realizar atividades artísticas contribui para desenvolver a expressão, a criatividade, a sensibilidade, a imaginação e a percepção, elementos que são importantes no processo criativo das crianças. Além disso, as crianças aprenderam cores, formas, linhas e construíram conceitos. As práticas artísticas utilizadas também favoreceram o desenvolvimento de habilidades motoras e a atenção que são necessárias e facilitam no processo de alfabetização.application/pdfporArteLinguagemAlfabetizaçãoPráticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795240.pdf.txt000795240.pdf.txtExtracted Texttext/plain74422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/2/000795240.pdf.txted29403a48677dddedb3353a7caefefbMD52ORIGINAL000795240.pdf000795240.pdfTexto completoapplication/pdf317887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/1/000795240.pdf3c078edd05dba111904a29f894c7689dMD51THUMBNAIL000795240.pdf.jpg000795240.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/3/000795240.pdf.jpgdd4af96938e83a61846c809a44f05dcaMD5310183/357342018-10-09 08:06:16.789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:06:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
title Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
spellingShingle Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
Rocha, Sandra Bartikoski da
Arte
Linguagem
Alfabetização
title_short Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
title_full Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
title_fullStr Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
title_full_unstemmed Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
title_sort Práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de ensino fundamental
author Rocha, Sandra Bartikoski da
author_facet Rocha, Sandra Bartikoski da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sandra Bartikoski da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
contributor_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Linguagem
Alfabetização
topic Arte
Linguagem
Alfabetização
description O trabalho analisa as práticas artísticas realizadas durante a aplicação de um projeto com o tema “Eu (identidade) e as pessoas que me rodeiam”, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2010 em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Alvorada/RS. Visa analisar a questão das práticas artísticas como eixo favorecedor da aprendizagem de alunos do 1º ano de Ensino Fundamental. O estudo foi norteado pelas seguintes questões: Qual a importância das artes na Educação? Quais as formas de contribuição das diferentes linguagens da arte na aprendizagem? Qual a importância das práticas artísticas como eixo facilitador da aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? As análises apóiam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), nos estudos de Borba e Goulart (2006) e Ferraz e Fusari (1999). As análises indicam que realizar atividades artísticas contribui para desenvolver a expressão, a criatividade, a sensibilidade, a imaginação e a percepção, elementos que são importantes no processo criativo das crianças. Além disso, as crianças aprenderam cores, formas, linhas e construíram conceitos. As práticas artísticas utilizadas também favoreceram o desenvolvimento de habilidades motoras e a atenção que são necessárias e facilitam no processo de alfabetização.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35734
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795240
url http://hdl.handle.net/10183/35734
identifier_str_mv 000795240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/2/000795240.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/1/000795240.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35734/3/000795240.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed29403a48677dddedb3353a7caefefb
3c078edd05dba111904a29f894c7689d
dd4af96938e83a61846c809a44f05dca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419617538048