A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Manoela Caurio da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25242
Resumo: O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga a escrita de narrativas da turma em questão. Busca identificar as marcas de experiências culturais nesses escritos e a presença de diferentes elementos linguísticos do narrar e suas recorrências. Insere-se nos estudos sobre linguagem e alfabetização, mais precisamente sobre a produção textual de narrativas. Tem como autores referência Dalla Zen (2006), Jolibert (1994), Abaurre (1997), Fiad (1997) e Sabinson (1997). A pesquisa, de cunho etnográfico, apresenta características do estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Após uma análise inicial, destaco que a escola deve abrir espaços para a produção textual desde os primeiros anos escolares, assim como explorar o conhecimento prévio do aluno para a escrita de textos. As produções analisadas, mesmo sendo de crianças em processo inicial de alfabetização, evidenciam emprego de recursos linguísticos tais como pontuação e elementos de coesão. Apontam, também, elementos das experiências culturais dos escreventes, a exemplo: o conhecimento de enredos de histórias ouvidas e lidas, dentre outras vozes do cotidiano desses alunos.
id UFRGS-2_7ea395d24a2f7a8ad463cb43c6d41b22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25242
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Manoela Caurio daDalla Zen, Maria Isabel Habckost2010-08-26T04:19:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/25242000752198O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga a escrita de narrativas da turma em questão. Busca identificar as marcas de experiências culturais nesses escritos e a presença de diferentes elementos linguísticos do narrar e suas recorrências. Insere-se nos estudos sobre linguagem e alfabetização, mais precisamente sobre a produção textual de narrativas. Tem como autores referência Dalla Zen (2006), Jolibert (1994), Abaurre (1997), Fiad (1997) e Sabinson (1997). A pesquisa, de cunho etnográfico, apresenta características do estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Após uma análise inicial, destaco que a escola deve abrir espaços para a produção textual desde os primeiros anos escolares, assim como explorar o conhecimento prévio do aluno para a escrita de textos. As produções analisadas, mesmo sendo de crianças em processo inicial de alfabetização, evidenciam emprego de recursos linguísticos tais como pontuação e elementos de coesão. Apontam, também, elementos das experiências culturais dos escreventes, a exemplo: o conhecimento de enredos de histórias ouvidas e lidas, dentre outras vozes do cotidiano desses alunos.application/pdfporAlfabetizaçãoLinguagemNarrativaA construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752198.pdf.txt000752198.pdf.txtExtracted Texttext/plain57216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/2/000752198.pdf.txt92d4d4bcef5f0ddfc2c0af613184ab96MD52ORIGINAL000752198.pdf000752198.pdfTexto completoapplication/pdf497630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/1/000752198.pdf345a93fdd48f8d8166a5ebcebab92a52MD51THUMBNAIL000752198.pdf.jpg000752198.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/3/000752198.pdf.jpg3248e93e2f95e69a560bb93799965908MD5310183/252422018-10-09 08:30:13.765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25242Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
title A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
spellingShingle A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
Costa, Manoela Caurio da
Alfabetização
Linguagem
Narrativa
title_short A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
title_full A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
title_fullStr A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
title_sort A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
author Costa, Manoela Caurio da
author_facet Costa, Manoela Caurio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Manoela Caurio da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Linguagem
Narrativa
topic Alfabetização
Linguagem
Narrativa
description O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga a escrita de narrativas da turma em questão. Busca identificar as marcas de experiências culturais nesses escritos e a presença de diferentes elementos linguísticos do narrar e suas recorrências. Insere-se nos estudos sobre linguagem e alfabetização, mais precisamente sobre a produção textual de narrativas. Tem como autores referência Dalla Zen (2006), Jolibert (1994), Abaurre (1997), Fiad (1997) e Sabinson (1997). A pesquisa, de cunho etnográfico, apresenta características do estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Após uma análise inicial, destaco que a escola deve abrir espaços para a produção textual desde os primeiros anos escolares, assim como explorar o conhecimento prévio do aluno para a escrita de textos. As produções analisadas, mesmo sendo de crianças em processo inicial de alfabetização, evidenciam emprego de recursos linguísticos tais como pontuação e elementos de coesão. Apontam, também, elementos das experiências culturais dos escreventes, a exemplo: o conhecimento de enredos de histórias ouvidas e lidas, dentre outras vozes do cotidiano desses alunos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-26T04:19:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25242
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752198
url http://hdl.handle.net/10183/25242
identifier_str_mv 000752198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/2/000752198.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/1/000752198.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/3/000752198.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92d4d4bcef5f0ddfc2c0af613184ab96
345a93fdd48f8d8166a5ebcebab92a52
3248e93e2f95e69a560bb93799965908
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398066155520