A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25242 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga a escrita de narrativas da turma em questão. Busca identificar as marcas de experiências culturais nesses escritos e a presença de diferentes elementos linguísticos do narrar e suas recorrências. Insere-se nos estudos sobre linguagem e alfabetização, mais precisamente sobre a produção textual de narrativas. Tem como autores referência Dalla Zen (2006), Jolibert (1994), Abaurre (1997), Fiad (1997) e Sabinson (1997). A pesquisa, de cunho etnográfico, apresenta características do estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Após uma análise inicial, destaco que a escola deve abrir espaços para a produção textual desde os primeiros anos escolares, assim como explorar o conhecimento prévio do aluno para a escrita de textos. As produções analisadas, mesmo sendo de crianças em processo inicial de alfabetização, evidenciam emprego de recursos linguísticos tais como pontuação e elementos de coesão. Apontam, também, elementos das experiências culturais dos escreventes, a exemplo: o conhecimento de enredos de histórias ouvidas e lidas, dentre outras vozes do cotidiano desses alunos. |
id |
UFRGS-2_7ea395d24a2f7a8ad463cb43c6d41b22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25242 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Manoela Caurio daDalla Zen, Maria Isabel Habckost2010-08-26T04:19:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/25242000752198O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga a escrita de narrativas da turma em questão. Busca identificar as marcas de experiências culturais nesses escritos e a presença de diferentes elementos linguísticos do narrar e suas recorrências. Insere-se nos estudos sobre linguagem e alfabetização, mais precisamente sobre a produção textual de narrativas. Tem como autores referência Dalla Zen (2006), Jolibert (1994), Abaurre (1997), Fiad (1997) e Sabinson (1997). A pesquisa, de cunho etnográfico, apresenta características do estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Após uma análise inicial, destaco que a escola deve abrir espaços para a produção textual desde os primeiros anos escolares, assim como explorar o conhecimento prévio do aluno para a escrita de textos. As produções analisadas, mesmo sendo de crianças em processo inicial de alfabetização, evidenciam emprego de recursos linguísticos tais como pontuação e elementos de coesão. Apontam, também, elementos das experiências culturais dos escreventes, a exemplo: o conhecimento de enredos de histórias ouvidas e lidas, dentre outras vozes do cotidiano desses alunos.application/pdfporAlfabetizaçãoLinguagemNarrativaA construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752198.pdf.txt000752198.pdf.txtExtracted Texttext/plain57216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/2/000752198.pdf.txt92d4d4bcef5f0ddfc2c0af613184ab96MD52ORIGINAL000752198.pdf000752198.pdfTexto completoapplication/pdf497630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/1/000752198.pdf345a93fdd48f8d8166a5ebcebab92a52MD51THUMBNAIL000752198.pdf.jpg000752198.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/3/000752198.pdf.jpg3248e93e2f95e69a560bb93799965908MD5310183/252422018-10-09 08:30:13.765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25242Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental |
title |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental Costa, Manoela Caurio da Alfabetização Linguagem Narrativa |
title_short |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental |
title_full |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental |
title_sort |
A construção de narrativas por crianças de segundo ano do ensino fundamental |
author |
Costa, Manoela Caurio da |
author_facet |
Costa, Manoela Caurio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Manoela Caurio da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Linguagem Narrativa |
topic |
Alfabetização Linguagem Narrativa |
description |
O presente trabalho tem como foco minha prática docente do sétimo semestre do Curso de Pedagogia, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Contextualiza e investiga a escrita de narrativas da turma em questão. Busca identificar as marcas de experiências culturais nesses escritos e a presença de diferentes elementos linguísticos do narrar e suas recorrências. Insere-se nos estudos sobre linguagem e alfabetização, mais precisamente sobre a produção textual de narrativas. Tem como autores referência Dalla Zen (2006), Jolibert (1994), Abaurre (1997), Fiad (1997) e Sabinson (1997). A pesquisa, de cunho etnográfico, apresenta características do estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Após uma análise inicial, destaco que a escola deve abrir espaços para a produção textual desde os primeiros anos escolares, assim como explorar o conhecimento prévio do aluno para a escrita de textos. As produções analisadas, mesmo sendo de crianças em processo inicial de alfabetização, evidenciam emprego de recursos linguísticos tais como pontuação e elementos de coesão. Apontam, também, elementos das experiências culturais dos escreventes, a exemplo: o conhecimento de enredos de histórias ouvidas e lidas, dentre outras vozes do cotidiano desses alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-26T04:19:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25242 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752198 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25242 |
identifier_str_mv |
000752198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/2/000752198.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/1/000752198.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25242/3/000752198.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92d4d4bcef5f0ddfc2c0af613184ab96 345a93fdd48f8d8166a5ebcebab92a52 3248e93e2f95e69a560bb93799965908 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398066155520 |