Potencialidades de uma proposta envolvendo Educação Matemática Crítica e fake news para o desenvolvimento do pensamento sociocrítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaqueiro, Eduardo da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236521
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo responder a seguinte pergunta diretriz: que potencialidades podemos explorar em uma proposta envolvendo matemática e fake news? A proposta didática deste trabalho consiste em uma sequência de tarefas desenvolvidas com uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola privada situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ao decorrer do encontro, os alunos resolveram tarefas envolvendo buscas sobre os conceitos de fake news e pós-verdade, bem como questões objetivas e dissertativas sobre análise de dados e gráficos estatísticos. Esse trabalho aborda a metodologia qualitativa de pesquisa, na qual os aspectos subjetivos acerca das respostas e interações dos participantes ao decorrer das tarefas propostas que serão analisadas. Os principais referenciais teóricos explorados para a estruturação deste TCC são a Educação Matemática Crítica de Skovsmose e a Educação Crítica de Paulo Freire. Alguns autores também serão trazidos como referências relativas à pós-verdade e fake news, porém com menor recorrência e destaque. As evidências encontradas para a resposta da pergunta diretriz foram divididas em três categorias: consciência democracia, percepção acerca das fake news. A partir da análise das evidências encontradas chegamos à conclusão de que uma proposta envolvendo matemática e fake news, tem potencialidades de contribuir para o pensamento socio-crítico a partir criação de ambientes de aprendizagem, onde os alunos possam debater sobre problemas reais envolvendo a análise de gráficos e dados estatísticos. Promove assim um aprimoramento na leitura de mundo e um incremento da criticidade frente às fake news.
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