Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143589
Resumo: As diretrizes curriculares nacionais reafi rmam a responsabilidade da escola e da comunidade escolar, especialmente dos professores, na construção de currículos escolares conectados com aquilo que tem sido confi gurado como sendo as necessidades da sociedade contemporânea. A partir dessa premissa, apresentamos algumas considerações sobre as compreensões dadas ao currículo escolar e o papel que este assume na composição das metodologias e da seleção dos conhecimentos tratados em química, na educação básica, e destacamos a necessidade de problematizarmos questões que envolvem a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, na educação escolar. Diante das considerações feitas, justifi camos e apresentamos uma proposta de ensino de química orgânica, para o ensino médio. Estruturamos e organizamos um material didático para ser desenvolvido em duas partes, na primeira, propomos realizar o estudo das substâncias que contém carbono na sua composição química, a partir de textos da mídia, sobre temas relacionados às aplicações industriais e aos efeitos ambientais dos processos industriais. Em um segundo momento, procuramos desenvolver o estudo de propriedades e características destas substâncias, considerando as reações químicas como sendo o eixo articulador do desenvolvimento dos conteúdos e utilizamos as atividades experimentais como metodologia de ensino.
id UFRGS-2_75bc76d0fea5bb1adf9f21eb208eea1b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143589
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, MairaDel Pino, Jose Claudio2016-07-14T02:16:55Z20092178-7727http://hdl.handle.net/10183/143589000709513As diretrizes curriculares nacionais reafi rmam a responsabilidade da escola e da comunidade escolar, especialmente dos professores, na construção de currículos escolares conectados com aquilo que tem sido confi gurado como sendo as necessidades da sociedade contemporânea. A partir dessa premissa, apresentamos algumas considerações sobre as compreensões dadas ao currículo escolar e o papel que este assume na composição das metodologias e da seleção dos conhecimentos tratados em química, na educação básica, e destacamos a necessidade de problematizarmos questões que envolvem a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, na educação escolar. Diante das considerações feitas, justifi camos e apresentamos uma proposta de ensino de química orgânica, para o ensino médio. Estruturamos e organizamos um material didático para ser desenvolvido em duas partes, na primeira, propomos realizar o estudo das substâncias que contém carbono na sua composição química, a partir de textos da mídia, sobre temas relacionados às aplicações industriais e aos efeitos ambientais dos processos industriais. Em um segundo momento, procuramos desenvolver o estudo de propriedades e características destas substâncias, considerando as reações químicas como sendo o eixo articulador do desenvolvimento dos conteúdos e utilizamos as atividades experimentais como metodologia de ensino.The national curricular guidelines have reaffi rmed the responsibility of the school and the schooling community, especially the teachers’, in building school curriculums that are linked to what has been confi gured as being contemporary society requirements. From this premise, we present a few considerations on the comprehension attributed to the school curriculum and the role it plays in the composition of methodologies and the selection of knowledge items approached for chemistry in basic education, and highlight the need to problematize issues involving the relationship between Science, Technology, Society and Environment in school education. In the face of the considerations made, we justify and present a teaching proposal for organic chemistry for intermediate schooling. We have structured and organized a didactic material to be developed in two parts, the fi rst of which we propose carrying out a study of carbon compounds from texts in the media about topics related to industrial applications and the environmental effects of industrial processes. In a second instant, we seek to develop the study of organic compound properties and characteristics, taking into consideration chemical reactions as being the articulating axis in the development of contents and have used experimental activities as a teaching methodology.application/pdfporActa scientiae : revista de ensino de ciências e matemática. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 101-118Ensino de química : Ensino médioQuímica orgânica : Ensino médioOrganic chemistryAlternative didactic materialExperimentationEstratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricularStrategies for the teaching of organic chemistry in higher secondary education : a curriculum proposalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000709513.pdf000709513.pdfTexto completoapplication/pdf203063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143589/1/000709513.pdf09570d1adcf2f935b6231d2ac30c39f1MD51TEXT000709513.pdf.txt000709513.pdf.txtExtracted Texttext/plain53347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143589/2/000709513.pdf.txt4220791351500647f6e71f4d1c1b424fMD52THUMBNAIL000709513.pdf.jpg000709513.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143589/3/000709513.pdf.jpg767a15ed9127016d5bc5278bfcaf3905MD5310183/1435892018-10-26 10:19:37.206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:19:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategies for the teaching of organic chemistry in higher secondary education : a curriculum proposal
title Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
spellingShingle Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
Ferreira, Maira
Ensino de química : Ensino médio
Química orgânica : Ensino médio
Organic chemistry
Alternative didactic material
Experimentation
title_short Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
title_full Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
title_fullStr Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
title_full_unstemmed Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
title_sort Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
author Ferreira, Maira
author_facet Ferreira, Maira
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maira
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química : Ensino médio
Química orgânica : Ensino médio
topic Ensino de química : Ensino médio
Química orgânica : Ensino médio
Organic chemistry
Alternative didactic material
Experimentation
dc.subject.eng.fl_str_mv Organic chemistry
Alternative didactic material
Experimentation
description As diretrizes curriculares nacionais reafi rmam a responsabilidade da escola e da comunidade escolar, especialmente dos professores, na construção de currículos escolares conectados com aquilo que tem sido confi gurado como sendo as necessidades da sociedade contemporânea. A partir dessa premissa, apresentamos algumas considerações sobre as compreensões dadas ao currículo escolar e o papel que este assume na composição das metodologias e da seleção dos conhecimentos tratados em química, na educação básica, e destacamos a necessidade de problematizarmos questões que envolvem a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, na educação escolar. Diante das considerações feitas, justifi camos e apresentamos uma proposta de ensino de química orgânica, para o ensino médio. Estruturamos e organizamos um material didático para ser desenvolvido em duas partes, na primeira, propomos realizar o estudo das substâncias que contém carbono na sua composição química, a partir de textos da mídia, sobre temas relacionados às aplicações industriais e aos efeitos ambientais dos processos industriais. Em um segundo momento, procuramos desenvolver o estudo de propriedades e características destas substâncias, considerando as reações químicas como sendo o eixo articulador do desenvolvimento dos conteúdos e utilizamos as atividades experimentais como metodologia de ensino.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-14T02:16:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143589
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-7727
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000709513
identifier_str_mv 2178-7727
000709513
url http://hdl.handle.net/10183/143589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta scientiae : revista de ensino de ciências e matemática. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 101-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143589/1/000709513.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143589/2/000709513.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143589/3/000709513.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09570d1adcf2f935b6231d2ac30c39f1
4220791351500647f6e71f4d1c1b424f
767a15ed9127016d5bc5278bfcaf3905
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224904106835968