Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galão, Bruna Rafaela Vitorino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189260
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral discutir a música como uma das linguagens de aprendizagem em Geografia. Como objetivos específicos, a pesquisa evidencia compreender a música como recurso didático no ensino de Geografia, estabelecer relações entre os objetos de aprendizagem da Geografia e da construção do conhecimento e analisar o posicionamento e as reflexões realizadas pelos alunos quanto à utilização da música como parte do processo de conhecimento. Partindo do pressuposto que a música está presente em todas as sociedades, esse recurso é de grande valia servindo como suporte ao componente curricular em sala de aula por fazer inter-relação com a Geografia. A música é uma das infindas maneiras de aproximar/cativar/ensinar o aluno, em razão de que é presente em sua vida, ou seja, o aluno é musical e por meio das músicas pode-se conhecer mais sobre os alunos e consequentemente sobre a realidade local em que vivem, articulando-as com o componente curricular de Geografia. Ressalta-se que a profissão professor deve cada dia mais buscar elementos que aproximem e despertem o interesse e participação de seus alunos, a fim de torná-los mais críticos, habilidosos e competentes. Para tanto, por meio de pesquisa quali-quantitativa, referencial teórico e aplicação de questionários trilhou-se um caminho metodológico com o intuito de alcançar os resultados dessa pesquisa, resultados estes que vislumbram horizontes infindos para caminhos mais ou menos seguros.
id UFRGS-2_7659c2e8eff10ae7c993daf1ad4cd99c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189260
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Galão, Bruna Rafaela VitorinoCostella, Roselane Zordan2019-03-07T02:30:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/189260001088419O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral discutir a música como uma das linguagens de aprendizagem em Geografia. Como objetivos específicos, a pesquisa evidencia compreender a música como recurso didático no ensino de Geografia, estabelecer relações entre os objetos de aprendizagem da Geografia e da construção do conhecimento e analisar o posicionamento e as reflexões realizadas pelos alunos quanto à utilização da música como parte do processo de conhecimento. Partindo do pressuposto que a música está presente em todas as sociedades, esse recurso é de grande valia servindo como suporte ao componente curricular em sala de aula por fazer inter-relação com a Geografia. A música é uma das infindas maneiras de aproximar/cativar/ensinar o aluno, em razão de que é presente em sua vida, ou seja, o aluno é musical e por meio das músicas pode-se conhecer mais sobre os alunos e consequentemente sobre a realidade local em que vivem, articulando-as com o componente curricular de Geografia. Ressalta-se que a profissão professor deve cada dia mais buscar elementos que aproximem e despertem o interesse e participação de seus alunos, a fim de torná-los mais críticos, habilidosos e competentes. Para tanto, por meio de pesquisa quali-quantitativa, referencial teórico e aplicação de questionários trilhou-se um caminho metodológico com o intuito de alcançar os resultados dessa pesquisa, resultados estes que vislumbram horizontes infindos para caminhos mais ou menos seguros.El presente trabajo de conclusión de curso tiene por objetivo general discutir la música como un de los lenguajes de aprendizaje en Geografía. Como objetivos específicos, la pesquisa evidencia comprender la música como recurso didáctico en la enseñanza de Geografía, establecer relaciones entre los objetos de aprendizaje de la Geografía y de la construcción del conocimiento y analizar el posicionamiento y las reflexiones realizadas por los alumnos cuanto a la utilización de la música como parte del proceso de conocimiento. Partiendo del presupuesto que la música se hace presente en todas las sociedades, ese recurso es de gran valía, sirviendo como suporte al componente curricular en clase, por hacer interrelación con la Geografía. La música es una de las infinitas maneras de aproximar/cautivar/enseñar el alumno, en razón de que es presente en su vida, o sea, el alumno es musical y por medio de las músicas se puede conocer más sobre los alumnos y, consecuentemente, sobre la realidad local en que viven, haciendo una articulación con el componente curricular de Geografía. Se resalta que la profesión de profesor debe cada día más buscar elementos que aproximen y agucen el interés y la participación de sus alumnos, para tornarlos más críticos, habilidosos y competentes. Para tanto, por medio de pesquisa cualicuantitativa, referencial teórico y aplicación de cuestionarios, se hice un camino metodológico con la intención de lograr los resultados de esa pesquisa, resultados estos que vislumbran horizontes infinitos para caminos más o menos seguros.application/pdfporGeografia : EnsinoEstudo e ensinoMétodos de ensinoEnseñanza de Geografía con música Construcción del ConocimientoAprendizajeMetodologíaEntre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088419.pdf.txt001088419.pdf.txtExtracted Texttext/plain126548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/2/001088419.pdf.txtf95014951b5572035955a3db3f90de1eMD52ORIGINAL001088419.pdfTexto completoapplication/pdf577349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/1/001088419.pdf4a497418fb29ef0e7090b7acf3cbf658MD5110183/1892602019-03-08 02:31:10.148177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-08T05:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
title Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
spellingShingle Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
Galão, Bruna Rafaela Vitorino
Geografia : Ensino
Estudo e ensino
Métodos de ensino
Enseñanza de Geografía con música Construcción del Conocimiento
Aprendizaje
Metodología
title_short Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
title_full Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
title_fullStr Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
title_full_unstemmed Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
title_sort Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
author Galão, Bruna Rafaela Vitorino
author_facet Galão, Bruna Rafaela Vitorino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galão, Bruna Rafaela Vitorino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Estudo e ensino
Métodos de ensino
topic Geografia : Ensino
Estudo e ensino
Métodos de ensino
Enseñanza de Geografía con música Construcción del Conocimiento
Aprendizaje
Metodología
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de Geografía con música Construcción del Conocimiento
Aprendizaje
Metodología
description O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral discutir a música como uma das linguagens de aprendizagem em Geografia. Como objetivos específicos, a pesquisa evidencia compreender a música como recurso didático no ensino de Geografia, estabelecer relações entre os objetos de aprendizagem da Geografia e da construção do conhecimento e analisar o posicionamento e as reflexões realizadas pelos alunos quanto à utilização da música como parte do processo de conhecimento. Partindo do pressuposto que a música está presente em todas as sociedades, esse recurso é de grande valia servindo como suporte ao componente curricular em sala de aula por fazer inter-relação com a Geografia. A música é uma das infindas maneiras de aproximar/cativar/ensinar o aluno, em razão de que é presente em sua vida, ou seja, o aluno é musical e por meio das músicas pode-se conhecer mais sobre os alunos e consequentemente sobre a realidade local em que vivem, articulando-as com o componente curricular de Geografia. Ressalta-se que a profissão professor deve cada dia mais buscar elementos que aproximem e despertem o interesse e participação de seus alunos, a fim de torná-los mais críticos, habilidosos e competentes. Para tanto, por meio de pesquisa quali-quantitativa, referencial teórico e aplicação de questionários trilhou-se um caminho metodológico com o intuito de alcançar os resultados dessa pesquisa, resultados estes que vislumbram horizontes infindos para caminhos mais ou menos seguros.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-07T02:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189260
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088419
url http://hdl.handle.net/10183/189260
identifier_str_mv 001088419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/2/001088419.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/1/001088419.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f95014951b5572035955a3db3f90de1e
4a497418fb29ef0e7090b7acf3cbf658
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447236312563712