Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189260 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral discutir a música como uma das linguagens de aprendizagem em Geografia. Como objetivos específicos, a pesquisa evidencia compreender a música como recurso didático no ensino de Geografia, estabelecer relações entre os objetos de aprendizagem da Geografia e da construção do conhecimento e analisar o posicionamento e as reflexões realizadas pelos alunos quanto à utilização da música como parte do processo de conhecimento. Partindo do pressuposto que a música está presente em todas as sociedades, esse recurso é de grande valia servindo como suporte ao componente curricular em sala de aula por fazer inter-relação com a Geografia. A música é uma das infindas maneiras de aproximar/cativar/ensinar o aluno, em razão de que é presente em sua vida, ou seja, o aluno é musical e por meio das músicas pode-se conhecer mais sobre os alunos e consequentemente sobre a realidade local em que vivem, articulando-as com o componente curricular de Geografia. Ressalta-se que a profissão professor deve cada dia mais buscar elementos que aproximem e despertem o interesse e participação de seus alunos, a fim de torná-los mais críticos, habilidosos e competentes. Para tanto, por meio de pesquisa quali-quantitativa, referencial teórico e aplicação de questionários trilhou-se um caminho metodológico com o intuito de alcançar os resultados dessa pesquisa, resultados estes que vislumbram horizontes infindos para caminhos mais ou menos seguros. |
id |
UFRGS-2_7659c2e8eff10ae7c993daf1ad4cd99c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189260 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Galão, Bruna Rafaela VitorinoCostella, Roselane Zordan2019-03-07T02:30:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/189260001088419O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral discutir a música como uma das linguagens de aprendizagem em Geografia. Como objetivos específicos, a pesquisa evidencia compreender a música como recurso didático no ensino de Geografia, estabelecer relações entre os objetos de aprendizagem da Geografia e da construção do conhecimento e analisar o posicionamento e as reflexões realizadas pelos alunos quanto à utilização da música como parte do processo de conhecimento. Partindo do pressuposto que a música está presente em todas as sociedades, esse recurso é de grande valia servindo como suporte ao componente curricular em sala de aula por fazer inter-relação com a Geografia. A música é uma das infindas maneiras de aproximar/cativar/ensinar o aluno, em razão de que é presente em sua vida, ou seja, o aluno é musical e por meio das músicas pode-se conhecer mais sobre os alunos e consequentemente sobre a realidade local em que vivem, articulando-as com o componente curricular de Geografia. Ressalta-se que a profissão professor deve cada dia mais buscar elementos que aproximem e despertem o interesse e participação de seus alunos, a fim de torná-los mais críticos, habilidosos e competentes. Para tanto, por meio de pesquisa quali-quantitativa, referencial teórico e aplicação de questionários trilhou-se um caminho metodológico com o intuito de alcançar os resultados dessa pesquisa, resultados estes que vislumbram horizontes infindos para caminhos mais ou menos seguros.El presente trabajo de conclusión de curso tiene por objetivo general discutir la música como un de los lenguajes de aprendizaje en Geografía. Como objetivos específicos, la pesquisa evidencia comprender la música como recurso didáctico en la enseñanza de Geografía, establecer relaciones entre los objetos de aprendizaje de la Geografía y de la construcción del conocimiento y analizar el posicionamiento y las reflexiones realizadas por los alumnos cuanto a la utilización de la música como parte del proceso de conocimiento. Partiendo del presupuesto que la música se hace presente en todas las sociedades, ese recurso es de gran valía, sirviendo como suporte al componente curricular en clase, por hacer interrelación con la Geografía. La música es una de las infinitas maneras de aproximar/cautivar/enseñar el alumno, en razón de que es presente en su vida, o sea, el alumno es musical y por medio de las músicas se puede conocer más sobre los alumnos y, consecuentemente, sobre la realidad local en que viven, haciendo una articulación con el componente curricular de Geografía. Se resalta que la profesión de profesor debe cada día más buscar elementos que aproximen y agucen el interés y la participación de sus alumnos, para tornarlos más críticos, habilidosos y competentes. Para tanto, por medio de pesquisa cualicuantitativa, referencial teórico y aplicación de cuestionarios, se hice un camino metodológico con la intención de lograr los resultados de esa pesquisa, resultados estos que vislumbran horizontes infinitos para caminos más o menos seguros.application/pdfporGeografia : EnsinoEstudo e ensinoMétodos de ensinoEnseñanza de Geografía con música Construcción del ConocimientoAprendizajeMetodologíaEntre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088419.pdf.txt001088419.pdf.txtExtracted Texttext/plain126548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/2/001088419.pdf.txtf95014951b5572035955a3db3f90de1eMD52ORIGINAL001088419.pdfTexto completoapplication/pdf577349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/1/001088419.pdf4a497418fb29ef0e7090b7acf3cbf658MD5110183/1892602019-03-08 02:31:10.148177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-08T05:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia |
title |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia |
spellingShingle |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia Galão, Bruna Rafaela Vitorino Geografia : Ensino Estudo e ensino Métodos de ensino Enseñanza de Geografía con música Construcción del Conocimiento Aprendizaje Metodología |
title_short |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia |
title_full |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia |
title_fullStr |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia |
title_full_unstemmed |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia |
title_sort |
Entre letras e melodias : a música como linguagem de aprendizagem em geografia |
author |
Galão, Bruna Rafaela Vitorino |
author_facet |
Galão, Bruna Rafaela Vitorino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galão, Bruna Rafaela Vitorino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
contributor_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Estudo e ensino Métodos de ensino |
topic |
Geografia : Ensino Estudo e ensino Métodos de ensino Enseñanza de Geografía con música Construcción del Conocimiento Aprendizaje Metodología |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de Geografía con música Construcción del Conocimiento Aprendizaje Metodología |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral discutir a música como uma das linguagens de aprendizagem em Geografia. Como objetivos específicos, a pesquisa evidencia compreender a música como recurso didático no ensino de Geografia, estabelecer relações entre os objetos de aprendizagem da Geografia e da construção do conhecimento e analisar o posicionamento e as reflexões realizadas pelos alunos quanto à utilização da música como parte do processo de conhecimento. Partindo do pressuposto que a música está presente em todas as sociedades, esse recurso é de grande valia servindo como suporte ao componente curricular em sala de aula por fazer inter-relação com a Geografia. A música é uma das infindas maneiras de aproximar/cativar/ensinar o aluno, em razão de que é presente em sua vida, ou seja, o aluno é musical e por meio das músicas pode-se conhecer mais sobre os alunos e consequentemente sobre a realidade local em que vivem, articulando-as com o componente curricular de Geografia. Ressalta-se que a profissão professor deve cada dia mais buscar elementos que aproximem e despertem o interesse e participação de seus alunos, a fim de torná-los mais críticos, habilidosos e competentes. Para tanto, por meio de pesquisa quali-quantitativa, referencial teórico e aplicação de questionários trilhou-se um caminho metodológico com o intuito de alcançar os resultados dessa pesquisa, resultados estes que vislumbram horizontes infindos para caminhos mais ou menos seguros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-07T02:30:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189260 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088419 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189260 |
identifier_str_mv |
001088419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/2/001088419.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189260/1/001088419.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f95014951b5572035955a3db3f90de1e 4a497418fb29ef0e7090b7acf3cbf658 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447236312563712 |