O uso do celular como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134444 |
Resumo: | O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa. |
id |
UFRGS-2_76970628ce765458b5367a53c23217c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134444 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Daniele Mari de Souza AlvesSabrito, Carlos Eduardo dos Santos2016-03-30T02:08:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/134444000986009O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa.The theme of the present work addresses the use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool, taking into consideration the huge variety of existing mobile devices. Although serving as a tool to support learning, its use encounters barriers to legal and personal order. Facing this reality, this study is justified because these devices provided new ways of communication between students and educators. Therefore, a case study was carried out, which in theoretical research, examined scientific articles, journals and relevant legislation to the topic under study. As for the practical observation, an exploratory research was conducted in the period from March 2015 to June 2015, on the subject in question, through educational proposals with a second-year high school class. Students used the cell phone in school in various practical activities and, at the end of these proposals, the students gave written testimony about the practices carried out involving the use of the mobile device, highlighting the positive and negative aspects, which helped in this research.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Telefone celularPrática pedagógicaEducationLearningCellphonePedagogical toolO uso do celular como ferramenta pedagógicaThe use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986009.pdf000986009.pdfTexto completoapplication/pdf682456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/1/000986009.pdfcff13ddb0cdbcbf35aea000f81c4e621MD51TEXT000986009.pdf.txt000986009.pdf.txtExtracted Texttext/plain67053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/2/000986009.pdf.txt7de7ce09bebb1aab1ed9f1e7e9523165MD52THUMBNAIL000986009.pdf.jpg000986009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/3/000986009.pdf.jpgb75b90444b316ee9d86a41c8de278b8fMD5310183/1344442018-10-26 09:45:15.219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool |
title |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
spellingShingle |
O uso do celular como ferramenta pedagógica Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Prática pedagógica Education Learning Cellphone Pedagogical tool |
title_short |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_full |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_sort |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
author |
Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves |
author_facet |
Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos |
contributor_str_mv |
Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Prática pedagógica |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Prática pedagógica Education Learning Cellphone Pedagogical tool |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Learning Cellphone Pedagogical tool |
description |
O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134444 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986009 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134444 |
identifier_str_mv |
000986009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/1/000986009.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/2/000986009.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/3/000986009.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cff13ddb0cdbcbf35aea000f81c4e621 7de7ce09bebb1aab1ed9f1e7e9523165 b75b90444b316ee9d86a41c8de278b8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224502129983488 |