O uso de celular como recurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patrícia Roseane Borges De
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102848
Resumo: Nós sabemos que os alunos não estão satisfeitos de trabalhar em sala de aula apenas com recursos didáticos de quadro e giz, os mesmos precisam de algo a mais para se motivar e construir conhecimento, por isso é de fundamental importância que o professor busque recursos didáticos alternativos, outras formas e estratégias de ensino para que os alunos realizem uma releitura do mundo, com os aportes do conhecimento cientifico. Uma alternativa é utilizar o celular como recurso didático, utilizando o QR CODE (Código de resposta rápida) que pode ser um dos pontos da tecnologia que revolucionará a educação formal. Além disso, apresentamos uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas e particulares sobre o uso de TICs em sala de aula. Há também um exemplo de planejamento demonstrando como deve ser realizado o uso de celular como material didático. A aula foi realizada com várias turmas e todos os alunos demonstraram-se motivados, participativos e disciplinados.
id UFRGS-2_23a00c19611af8a7def3b2471d793aae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102848
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Patrícia Roseane Borges DeFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-09-11T02:10:09Z2012http://hdl.handle.net/10183/102848000919950Nós sabemos que os alunos não estão satisfeitos de trabalhar em sala de aula apenas com recursos didáticos de quadro e giz, os mesmos precisam de algo a mais para se motivar e construir conhecimento, por isso é de fundamental importância que o professor busque recursos didáticos alternativos, outras formas e estratégias de ensino para que os alunos realizem uma releitura do mundo, com os aportes do conhecimento cientifico. Uma alternativa é utilizar o celular como recurso didático, utilizando o QR CODE (Código de resposta rápida) que pode ser um dos pontos da tecnologia que revolucionará a educação formal. Além disso, apresentamos uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas e particulares sobre o uso de TICs em sala de aula. Há também um exemplo de planejamento demonstrando como deve ser realizado o uso de celular como material didático. A aula foi realizada com várias turmas e todos os alunos demonstraram-se motivados, participativos e disciplinados.We know that the students are not happy working in the classroom only with didactic resources of frame and chalk, they need something more to motivate and build knowledge, so it is very important that the teacher seeks didactic resources alternative, other forms and education strategies for that the students to perform a rereading of the world, with contributions of scientific knowledge. An alternative is to use the phone as a teaching resource, using the QR CODE (quick response code) which can be one of the technology that will revolutionize the formal education. Moreover, present a survey of teachers of public and private schools on the use of ICT in the classroom. There is also an example demonstrating how planning should be performed using mobile as teaching material. The class was performed with several classes and all students showed up motivated, participatory and disciplined.application/pdfporTelefone celularTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemMobileQrLearningO uso de celular como recurso didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919950.pdf000919950.pdfTexto completoapplication/pdf521692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/1/000919950.pdf579edf1adb21d51cf58b35215ca11b3bMD51TEXT000919950.pdf.txt000919950.pdf.txtExtracted Texttext/plain33942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/2/000919950.pdf.txtf625f1b6e99aaa59ceaf9535af1e5c30MD52THUMBNAIL000919950.pdf.jpg000919950.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/3/000919950.pdf.jpg2cacf3fc98792f83b91f609093558a66MD5310183/1028482018-10-24 09:16:29.32oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de celular como recurso didático
title O uso de celular como recurso didático
spellingShingle O uso de celular como recurso didático
Lima, Patrícia Roseane Borges De
Telefone celular
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Mobile
Qr
Learning
title_short O uso de celular como recurso didático
title_full O uso de celular como recurso didático
title_fullStr O uso de celular como recurso didático
title_full_unstemmed O uso de celular como recurso didático
title_sort O uso de celular como recurso didático
author Lima, Patrícia Roseane Borges De
author_facet Lima, Patrícia Roseane Borges De
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Patrícia Roseane Borges De
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Telefone celular
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
topic Telefone celular
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Mobile
Qr
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile
Qr
Learning
description Nós sabemos que os alunos não estão satisfeitos de trabalhar em sala de aula apenas com recursos didáticos de quadro e giz, os mesmos precisam de algo a mais para se motivar e construir conhecimento, por isso é de fundamental importância que o professor busque recursos didáticos alternativos, outras formas e estratégias de ensino para que os alunos realizem uma releitura do mundo, com os aportes do conhecimento cientifico. Uma alternativa é utilizar o celular como recurso didático, utilizando o QR CODE (Código de resposta rápida) que pode ser um dos pontos da tecnologia que revolucionará a educação formal. Além disso, apresentamos uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas e particulares sobre o uso de TICs em sala de aula. Há também um exemplo de planejamento demonstrando como deve ser realizado o uso de celular como material didático. A aula foi realizada com várias turmas e todos os alunos demonstraram-se motivados, participativos e disciplinados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:10:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102848
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919950
url http://hdl.handle.net/10183/102848
identifier_str_mv 000919950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/1/000919950.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/2/000919950.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/3/000919950.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 579edf1adb21d51cf58b35215ca11b3b
f625f1b6e99aaa59ceaf9535af1e5c30
2cacf3fc98792f83b91f609093558a66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471386783744