Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115724
Resumo: A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno.
id UFRGS-2_770aeefde905be3841865c832301fe13
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115724
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Juliana Moraes Chagas de OliveiraFilho, Gabriel de Andrade Junqueira2015-05-01T01:58:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/115724000965058A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno.application/pdfporEducação infantilLeituraEscritaEnsino e aprendizagemLudicidadeAprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965058.pdf000965058.pdfTexto completoapplication/pdf339524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/1/000965058.pdf7aeb043f6211930c82019b825ae4d0f7MD51TEXT000965058.pdf.txt000965058.pdf.txtExtracted Texttext/plain64209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/2/000965058.pdf.txt40ffa20d702e664ef349c560bc2ca0ccMD52THUMBNAIL000965058.pdf.jpg000965058.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/3/000965058.pdf.jpg2f23f7401ce68624a5171b3b47ac8ec9MD5310183/1157242018-10-22 07:38:36.251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
title Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
spellingShingle Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira
Educação infantil
Leitura
Escrita
Ensino e aprendizagem
Ludicidade
title_short Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
title_full Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
title_fullStr Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
title_full_unstemmed Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
title_sort Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
author Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira
author_facet Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Filho, Gabriel de Andrade Junqueira
contributor_str_mv Filho, Gabriel de Andrade Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Leitura
Escrita
Ensino e aprendizagem
Ludicidade
topic Educação infantil
Leitura
Escrita
Ensino e aprendizagem
Ludicidade
description A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115724
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965058
url http://hdl.handle.net/10183/115724
identifier_str_mv 000965058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/1/000965058.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/2/000965058.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/3/000965058.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aeb043f6211930c82019b825ae4d0f7
40ffa20d702e664ef349c560bc2ca0cc
2f23f7401ce68624a5171b3b47ac8ec9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483885809664