Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115724 |
Resumo: | A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno. |
id |
UFRGS-2_770aeefde905be3841865c832301fe13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115724 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Juliana Moraes Chagas de OliveiraFilho, Gabriel de Andrade Junqueira2015-05-01T01:58:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/115724000965058A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno.application/pdfporEducação infantilLeituraEscritaEnsino e aprendizagemLudicidadeAprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965058.pdf000965058.pdfTexto completoapplication/pdf339524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/1/000965058.pdf7aeb043f6211930c82019b825ae4d0f7MD51TEXT000965058.pdf.txt000965058.pdf.txtExtracted Texttext/plain64209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/2/000965058.pdf.txt40ffa20d702e664ef349c560bc2ca0ccMD52THUMBNAIL000965058.pdf.jpg000965058.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/3/000965058.pdf.jpg2f23f7401ce68624a5171b3b47ac8ec9MD5310183/1157242018-10-22 07:38:36.251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil |
title |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil |
spellingShingle |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira Educação infantil Leitura Escrita Ensino e aprendizagem Ludicidade |
title_short |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil |
title_full |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil |
title_fullStr |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil |
title_sort |
Aprender brincado "sem medo de ser feliz"! : reflexões sobre leitura e escrita na educação infantil |
author |
Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira |
author_facet |
Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Juliana Moraes Chagas de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Filho, Gabriel de Andrade Junqueira |
contributor_str_mv |
Filho, Gabriel de Andrade Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Leitura Escrita Ensino e aprendizagem Ludicidade |
topic |
Educação infantil Leitura Escrita Ensino e aprendizagem Ludicidade |
description |
A aprendizagem da língua escrita é um aspecto importante da vida escolar de uma criança, sendo muito valorizada por pais, alunos e professores. No entanto, muitos pais e professores têm dúvidas se o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita é função da Educação Infantil. Essa também era a minha dúvida até a realização desse estudo e utilizando como metodologia o levantamento bibliográfico pude gerar a resposta a partir da seguinte questão: Quais são os objetivos e que situações de aprendizagem apresentar às crianças para que possam interagir ludicamente com a escrita e a leitura nas turmas finais da Educação Infantil? Dentre os autores que me ajudaram a refletir e tencionar sobre o papel da Educação Infantil no ensino da língua escrita, destaco Brandão e Rosa (2011), Ferreiro (2007), Junqueira Filho (2001), e Stemmer (2013) para compreender os conceitos de alfabetização e letramento me apoiei em Soares (2004). Concluo esta investigação considerando que, embora a alfabetização não seja objetivo desse período da vida escolar, é importante que a leitura e a escrita façam parte do projeto da Educação Infantil, sendo apresentadas às crianças a partir de situações de aprendizagem baseadas na ludicidade e em consonância com os interesses delas; que permitam reflexões sobre a função social da escrita e em que a professora organize arquivos e anotações de forma que consiga avaliar continuamente as aprendizagens de cada aluna e aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115724 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000965058 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115724 |
identifier_str_mv |
000965058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/1/000965058.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/2/000965058.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115724/3/000965058.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7aeb043f6211930c82019b825ae4d0f7 40ffa20d702e664ef349c560bc2ca0cc 2f23f7401ce68624a5171b3b47ac8ec9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146324819968 |