A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oldenburg, Marli Fátima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134478
Resumo: O uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade.
id UFRGS-2_77337caccc6c90a472215d36ae78da38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134478
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oldenburg, Marli FátimaFavaretto, Fernando2016-03-30T02:08:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/134478000986581O uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade.The use of media to support teaching and learning has evolved significantly in recent years and can make effective contributions to education. The use of the media, especially radio, during the educational process is one of the ways found to encourage children to express themselves and show their opinions and ideas. This study was based on interdisciplinarity, the use of media as important teaching tools by exploring the contributions that working with the development and the expression of a radio program can provide for the development of reading and writing and the construction of critical knowledge. The methodology adopted for this research was the construction field research and literature. The proposal is to promote students and teachers in the movement of the various areas of knowledge by serving programs with formats and language addressed to students of the final series addressing issues of everyday life such as water, social, family farming, sports and leisure and especially raise cultural aspects that influence the formation of individuals who build society.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Radiodifusão educativaInterdisciplinaridadeLeituraEscritaMediaRadioReadingA contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986581.pdf000986581.pdfTexto completoapplication/pdf1212728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/1/000986581.pdf1e932c52db3701dcab3a844f34f921b2MD51TEXT000986581.pdf.txt000986581.pdf.txtExtracted Texttext/plain76710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/2/000986581.pdf.txtd57ca8eab0cecbe8a998526f5e3b1bc7MD52THUMBNAIL000986581.pdf.jpg000986581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/3/000986581.pdf.jpg21fc808a35db87f98b5457a9220ed7f4MD5310183/1344782018-10-26 09:45:50.269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134478Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T12:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
title A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
spellingShingle A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
Oldenburg, Marli Fátima
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Interdisciplinaridade
Leitura
Escrita
Media
Radio
Reading
title_short A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
title_full A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
title_fullStr A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
title_full_unstemmed A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
title_sort A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
author Oldenburg, Marli Fátima
author_facet Oldenburg, Marli Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oldenburg, Marli Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Interdisciplinaridade
Leitura
Escrita
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Interdisciplinaridade
Leitura
Escrita
Media
Radio
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Radio
Reading
description O uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986581
url http://hdl.handle.net/10183/134478
identifier_str_mv 000986581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/1/000986581.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/2/000986581.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/3/000986581.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e932c52db3701dcab3a844f34f921b2
d57ca8eab0cecbe8a998526f5e3b1bc7
21fc808a35db87f98b5457a9220ed7f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724597390278656