A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134478 |
Resumo: | O uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade. |
id |
UFRGS-2_77337caccc6c90a472215d36ae78da38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134478 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oldenburg, Marli FátimaFavaretto, Fernando2016-03-30T02:08:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/134478000986581O uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade.The use of media to support teaching and learning has evolved significantly in recent years and can make effective contributions to education. The use of the media, especially radio, during the educational process is one of the ways found to encourage children to express themselves and show their opinions and ideas. This study was based on interdisciplinarity, the use of media as important teaching tools by exploring the contributions that working with the development and the expression of a radio program can provide for the development of reading and writing and the construction of critical knowledge. The methodology adopted for this research was the construction field research and literature. The proposal is to promote students and teachers in the movement of the various areas of knowledge by serving programs with formats and language addressed to students of the final series addressing issues of everyday life such as water, social, family farming, sports and leisure and especially raise cultural aspects that influence the formation of individuals who build society.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Radiodifusão educativaInterdisciplinaridadeLeituraEscritaMediaRadioReadingA contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986581.pdf000986581.pdfTexto completoapplication/pdf1212728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/1/000986581.pdf1e932c52db3701dcab3a844f34f921b2MD51TEXT000986581.pdf.txt000986581.pdf.txtExtracted Texttext/plain76710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/2/000986581.pdf.txtd57ca8eab0cecbe8a998526f5e3b1bc7MD52THUMBNAIL000986581.pdf.jpg000986581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/3/000986581.pdf.jpg21fc808a35db87f98b5457a9220ed7f4MD5310183/1344782018-10-26 09:45:50.269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134478Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T12:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio |
title |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio |
spellingShingle |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio Oldenburg, Marli Fátima Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Interdisciplinaridade Leitura Escrita Media Radio Reading |
title_short |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio |
title_full |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio |
title_fullStr |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio |
title_full_unstemmed |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio |
title_sort |
A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio |
author |
Oldenburg, Marli Fátima |
author_facet |
Oldenburg, Marli Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oldenburg, Marli Fátima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favaretto, Fernando |
contributor_str_mv |
Favaretto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Interdisciplinaridade Leitura Escrita |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Interdisciplinaridade Leitura Escrita Media Radio Reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Radio Reading |
description |
O uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134478 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986581 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134478 |
identifier_str_mv |
000986581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/1/000986581.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/2/000986581.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134478/3/000986581.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e932c52db3701dcab3a844f34f921b2 d57ca8eab0cecbe8a998526f5e3b1bc7 21fc808a35db87f98b5457a9220ed7f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724597390278656 |