Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Lucas Müller
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193444
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar, analisar e discutir como é realizada a demonstração matemática por alunos do nono ano do ensino fundamental. Para realizar a pesquisa foi construído e aplicado um questionário de quatro perguntas envolvendo o conteúdo de geometria, sendo tópicos desse conteúdo: soma dos ângulos internos de um polígono, transposição e soma de ângulos assim como definições de diferentes tipos de ângulo, soma e sobreposição de áreas, e o conceito de diagonal e triangulação de polígonos. Sendo todos esses conteúdos que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1988) deveriam ser abordados em sala de aula pelo professor. A análise da pesquisa foi feita a partir das teorias de Shlomo Vinner (2002) sobre Imagem do Conceito e Definição do Conceito e da teoria dos três mundos matemáticos de David Tall (2013). Foram analisados quatorze questionários e, a partir desses dois referenciais, discuti como os alunos realizam as demonstrações matemáticas. A conclusão acerca da análise dos questionários foi de que, apesar da demonstração matemática ser importante na construção de conhecimento do aluno, muito pouco é trabalhada em sala de aula. Com isso o aluno tem problemas na construção de imagens de muitos conceitos ou imagens muito limitadas sobre conceitos, além disso grande parte dos alunos utiliza apenas um tipo de pensamento matemático para suas demonstrações matemáticas.
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