Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Lucas Müller
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193444
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar, analisar e discutir como é realizada a demonstração matemática por alunos do nono ano do ensino fundamental. Para realizar a pesquisa foi construído e aplicado um questionário de quatro perguntas envolvendo o conteúdo de geometria, sendo tópicos desse conteúdo: soma dos ângulos internos de um polígono, transposição e soma de ângulos assim como definições de diferentes tipos de ângulo, soma e sobreposição de áreas, e o conceito de diagonal e triangulação de polígonos. Sendo todos esses conteúdos que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1988) deveriam ser abordados em sala de aula pelo professor. A análise da pesquisa foi feita a partir das teorias de Shlomo Vinner (2002) sobre Imagem do Conceito e Definição do Conceito e da teoria dos três mundos matemáticos de David Tall (2013). Foram analisados quatorze questionários e, a partir desses dois referenciais, discuti como os alunos realizam as demonstrações matemáticas. A conclusão acerca da análise dos questionários foi de que, apesar da demonstração matemática ser importante na construção de conhecimento do aluno, muito pouco é trabalhada em sala de aula. Com isso o aluno tem problemas na construção de imagens de muitos conceitos ou imagens muito limitadas sobre conceitos, além disso grande parte dos alunos utiliza apenas um tipo de pensamento matemático para suas demonstrações matemáticas.
id UFRGS-2_4cfbae87edd6e24d6d4bc0c616da9575
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193444
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schneider, Lucas MüllerSant'Ana, Marilaine de Fraga2019-04-24T02:34:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/193444001089033O presente trabalho tem como objetivo identificar, analisar e discutir como é realizada a demonstração matemática por alunos do nono ano do ensino fundamental. Para realizar a pesquisa foi construído e aplicado um questionário de quatro perguntas envolvendo o conteúdo de geometria, sendo tópicos desse conteúdo: soma dos ângulos internos de um polígono, transposição e soma de ângulos assim como definições de diferentes tipos de ângulo, soma e sobreposição de áreas, e o conceito de diagonal e triangulação de polígonos. Sendo todos esses conteúdos que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1988) deveriam ser abordados em sala de aula pelo professor. A análise da pesquisa foi feita a partir das teorias de Shlomo Vinner (2002) sobre Imagem do Conceito e Definição do Conceito e da teoria dos três mundos matemáticos de David Tall (2013). Foram analisados quatorze questionários e, a partir desses dois referenciais, discuti como os alunos realizam as demonstrações matemáticas. A conclusão acerca da análise dos questionários foi de que, apesar da demonstração matemática ser importante na construção de conhecimento do aluno, muito pouco é trabalhada em sala de aula. Com isso o aluno tem problemas na construção de imagens de muitos conceitos ou imagens muito limitadas sobre conceitos, além disso grande parte dos alunos utiliza apenas um tipo de pensamento matemático para suas demonstrações matemáticas.This paper aims to identify, analyze and discuss how the mathematical proof is performed by students from ninth grade of elementary school. In order to conduct the research a questionnaire was formulated and applied; it had four questions about geometry, being its topics: sum of the interior angles of a polygon, transposing and sum of angles — as well as definitions of diferente types of angle, sum and layering of areas, and the concept of diagonal and polygon triangulation. All of these contents, according to National Curriculum Parameters (1988) must be approached in the classroom by the teacher. This analysis was done based on the theories of Shlomo Vinner (2002) on Concept Image and Concept Definition and the theory of the three worlds of mathematics of David Tall (2013). Fourteen questionnaires were analyzed and, from these two references, I er tediscussed how students perform the mathematical proofs. We concluded from this analysis that, although the mathematical proof is important in the student construction of knowledge, it is slightly worked in the classroom. As a result, the student has difficulties in constructing images of many concepts or has extremely limited images about concepts. In addition, most students use only one type of mathematical thinking for their mathematical proofs.application/pdfporGeometriaPensamento matemáticoMathematical thinkingGeometryArgumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089033.pdf.txt001089033.pdf.txtExtracted Texttext/plain64003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193444/2/001089033.pdf.txt8ff1dfc37939e49b9e1b92ebb43f781eMD52ORIGINAL001089033.pdfTexto completoapplication/pdf1253209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193444/1/001089033.pdf992bd6643c10966367f263e3ea464804MD5110183/1934442019-04-25 02:37:22.962423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:37:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
title Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
spellingShingle Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
Schneider, Lucas Müller
Geometria
Pensamento matemático
Mathematical thinking
Geometry
title_short Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
title_full Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
title_fullStr Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
title_full_unstemmed Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
title_sort Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental
author Schneider, Lucas Müller
author_facet Schneider, Lucas Müller
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Lucas Müller
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Pensamento matemático
topic Geometria
Pensamento matemático
Mathematical thinking
Geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical thinking
Geometry
description O presente trabalho tem como objetivo identificar, analisar e discutir como é realizada a demonstração matemática por alunos do nono ano do ensino fundamental. Para realizar a pesquisa foi construído e aplicado um questionário de quatro perguntas envolvendo o conteúdo de geometria, sendo tópicos desse conteúdo: soma dos ângulos internos de um polígono, transposição e soma de ângulos assim como definições de diferentes tipos de ângulo, soma e sobreposição de áreas, e o conceito de diagonal e triangulação de polígonos. Sendo todos esses conteúdos que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1988) deveriam ser abordados em sala de aula pelo professor. A análise da pesquisa foi feita a partir das teorias de Shlomo Vinner (2002) sobre Imagem do Conceito e Definição do Conceito e da teoria dos três mundos matemáticos de David Tall (2013). Foram analisados quatorze questionários e, a partir desses dois referenciais, discuti como os alunos realizam as demonstrações matemáticas. A conclusão acerca da análise dos questionários foi de que, apesar da demonstração matemática ser importante na construção de conhecimento do aluno, muito pouco é trabalhada em sala de aula. Com isso o aluno tem problemas na construção de imagens de muitos conceitos ou imagens muito limitadas sobre conceitos, além disso grande parte dos alunos utiliza apenas um tipo de pensamento matemático para suas demonstrações matemáticas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193444
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089033
url http://hdl.handle.net/10183/193444
identifier_str_mv 001089033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193444/2/001089033.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193444/1/001089033.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ff1dfc37939e49b9e1b92ebb43f781e
992bd6643c10966367f263e3ea464804
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573003235328