A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a formação do professor na perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Samuel dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239328
Resumo: As políticas educacionais voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência aqui no Brasil, nos últimos vinte anos, têm passado por grandes alterações. Tais mudanças levaram o aluno com deficiência a migrar das instituições de atendimento especializado para as salas de aula do ensino regular, a fim de promover a efetiva participação junto à sociedade. Contudo, não basta apenas o ingresso de alunos junto ao ensino regular, se faz necessário que toda a estrutura escolar esteja qualificada: entre essas qualificações, a formação de professores. Desde modo, esta pesquisa busca compreender como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem qualificando o egresso do curso de licenciatura em Geografia, para trabalhar em sala regular com alunos da educação inclusiva . Para tanto, optou - se pela leitura de referências bibliográficas que remontam os processos históricos nacionais da educação inclusiva e a legislação vigente em nosso país. Para entender como a UFRGS vem profissionalizando seus estudantes, optou - se pela leitura do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia e das súmulas das disciplinas obrigatórias do curso, buscando identificar palavras - chave pré - selecionadas, cujo contexto abordam a educação inclusiva. Por último, um questionário aplicado a professores recém - formados e que já trabalham em sala de aula, buscando compreender quais as contribuições que o curso propiciou para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os resultados encontrados foram baixa presença de palavras - chave nas súmulas das disciplinas obrigatórias, a concentração de palavras - chave no Projeto Pedagógico do Curso em Licenciatura de Geografia voltado para o atendimento a egressos que tenham alguma necessidade especial. Por parte dos professores recém - formados um sentimento de pouca capacitação para o trabalho com alunos com necessidades especiais.
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Para tanto, optou - se pela leitura de referências bibliográficas que remontam os processos históricos nacionais da educação inclusiva e a legislação vigente em nosso país. Para entender como a UFRGS vem profissionalizando seus estudantes, optou - se pela leitura do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia e das súmulas das disciplinas obrigatórias do curso, buscando identificar palavras - chave pré - selecionadas, cujo contexto abordam a educação inclusiva. Por último, um questionário aplicado a professores recém - formados e que já trabalham em sala de aula, buscando compreender quais as contribuições que o curso propiciou para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os resultados encontrados foram baixa presença de palavras - chave nas súmulas das disciplinas obrigatórias, a concentração de palavras - chave no Projeto Pedagógico do Curso em Licenciatura de Geografia voltado para o atendimento a egressos que tenham alguma necessidade especial. Por parte dos professores recém - formados um sentimento de pouca capacitação para o trabalho com alunos com necessidades especiais.The educational polici es directed to the handicapped person here in Brasil, over the last 20 years, have been through major legislative changes. Such changes took the handicapped student to migrate from specialized educational institutions to a regular classroom, promoting the effective participation of this citizen in the society. However, only the entrance of the students with special needs in to the regular classroom, is not sufficient. It’s necessary that the entire educational system maybe qualified, including here the teac her’s capacitation. Throught his study, this research seeks to understand how the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) has been training and qualifying the teac hers who start the Geography Teaching course , to work in the regular classroom with s tudents with special needs. Therefore, we chose to read bibliographic references that date back to the historical processes of inclusive education and the legislation in force in our country. To understand how UFRGS has been professionalizing its students, it was decided to read the Pedagogical Project of the Degree in Geographyand the summaries of the compulsory subjects of the course, seeking to identify pre - selected keywords, whose context addresses inclusive educati on. Finally, one applied to newly gradu ated teachers who already work in the classroom, seeking as contributions that the course provided or studied for students of inclusive education. Finally, one applied to five newly graduated teachers who already work in the classroom, seeking as contribut ions that the course provided or studied for students of inclusive education. The results were obtained by the presence of mandatory summary keywords, the concentration of the keys in the keys in the Heavy service. On the part of newly graduated teachers, a feeling of qualification to work with students with special needs.application/pdfporGeografia escolarFormação de professoresEnsino de geografiaInclusão escolarNecessidades educacionais especiaisPessoas com necessidades especiaisGeographyInclusionHandicappedTrainingSpecial educational needsA Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a formação do professor na perspectiva inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141806.pdf.txt001141806.pdf.txtExtracted Texttext/plain102868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239328/2/001141806.pdf.txt365dc6b5ca3ddd27b73b7a304126b254MD52ORIGINAL001141806.pdfTexto completoapplication/pdf344660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239328/1/001141806.pdf35addd9581a401d87916c9878639290bMD5110183/2393282022-05-27 04:37:07.690142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239328Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-27T07:37:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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