Normas escolares e seus efeitos produtivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Bruna
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32040
Resumo: Esta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando professores, auxiliares de disciplina, diretor e coordenadora pedagógica. Através das respostas dos sujeitos pesquisados busquei refletir sobre como quem vive, executa e aplica as normas pensam sua necessidade e também seus efeitos sobre os estudantes. Construí uma rede teórico-metodológica utilizando concepções inspiradas em Michel Foucault acerca de norma, poder e disciplina, como também estudos que buscam compreender o aluno como uma constituição social e cultural. Assim foi possível perceber o apagamento da arbitrariedade da normatização escolar, a ligação entre a norma e a busca pela civilidade e o uso das regras na constituição do sujeito-aluno. Aponto a importância de compreender determinadas práticas escolares, buscando desnaturalizar o entendimento das normas, tomando-as como construções dos sujeitos e, portanto, passíveis de mudança.
id UFRGS-2_7955e8f6ebf43b8cda3174c1f85a2d07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32040
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giordani, BrunaTraversini, Clarice Salete2011-09-27T01:17:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/32040000786280Esta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando professores, auxiliares de disciplina, diretor e coordenadora pedagógica. Através das respostas dos sujeitos pesquisados busquei refletir sobre como quem vive, executa e aplica as normas pensam sua necessidade e também seus efeitos sobre os estudantes. Construí uma rede teórico-metodológica utilizando concepções inspiradas em Michel Foucault acerca de norma, poder e disciplina, como também estudos que buscam compreender o aluno como uma constituição social e cultural. Assim foi possível perceber o apagamento da arbitrariedade da normatização escolar, a ligação entre a norma e a busca pela civilidade e o uso das regras na constituição do sujeito-aluno. Aponto a importância de compreender determinadas práticas escolares, buscando desnaturalizar o entendimento das normas, tomando-as como construções dos sujeitos e, portanto, passíveis de mudança.application/pdfporAlunoSujeitoDisciplinaNormas escolares e seus efeitos produtivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786280.pdf.txt000786280.pdf.txtExtracted Texttext/plain82456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32040/2/000786280.pdf.txt182eacc68aeb1d478461a49945e1d81cMD52ORIGINAL000786280.pdf000786280.pdfTexto completoapplication/pdf375179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32040/1/000786280.pdf6943b17767033171a00050ab9c2087edMD51THUMBNAIL000786280.pdf.jpg000786280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32040/3/000786280.pdf.jpgbc56e19a50197c8b9279ac87c15f192bMD5310183/320402021-09-19 04:32:33.623217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Normas escolares e seus efeitos produtivos
title Normas escolares e seus efeitos produtivos
spellingShingle Normas escolares e seus efeitos produtivos
Giordani, Bruna
Aluno
Sujeito
Disciplina
title_short Normas escolares e seus efeitos produtivos
title_full Normas escolares e seus efeitos produtivos
title_fullStr Normas escolares e seus efeitos produtivos
title_full_unstemmed Normas escolares e seus efeitos produtivos
title_sort Normas escolares e seus efeitos produtivos
author Giordani, Bruna
author_facet Giordani, Bruna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani, Bruna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Sujeito
Disciplina
topic Aluno
Sujeito
Disciplina
description Esta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando professores, auxiliares de disciplina, diretor e coordenadora pedagógica. Através das respostas dos sujeitos pesquisados busquei refletir sobre como quem vive, executa e aplica as normas pensam sua necessidade e também seus efeitos sobre os estudantes. Construí uma rede teórico-metodológica utilizando concepções inspiradas em Michel Foucault acerca de norma, poder e disciplina, como também estudos que buscam compreender o aluno como uma constituição social e cultural. Assim foi possível perceber o apagamento da arbitrariedade da normatização escolar, a ligação entre a norma e a busca pela civilidade e o uso das regras na constituição do sujeito-aluno. Aponto a importância de compreender determinadas práticas escolares, buscando desnaturalizar o entendimento das normas, tomando-as como construções dos sujeitos e, portanto, passíveis de mudança.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786280
url http://hdl.handle.net/10183/32040
identifier_str_mv 000786280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32040/2/000786280.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32040/1/000786280.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32040/3/000786280.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 182eacc68aeb1d478461a49945e1d81c
6943b17767033171a00050ab9c2087ed
bc56e19a50197c8b9279ac87c15f192b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413727686656