Normas escolares e seus efeitos produtivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32040 |
Resumo: | Esta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando professores, auxiliares de disciplina, diretor e coordenadora pedagógica. Através das respostas dos sujeitos pesquisados busquei refletir sobre como quem vive, executa e aplica as normas pensam sua necessidade e também seus efeitos sobre os estudantes. Construí uma rede teórico-metodológica utilizando concepções inspiradas em Michel Foucault acerca de norma, poder e disciplina, como também estudos que buscam compreender o aluno como uma constituição social e cultural. Assim foi possível perceber o apagamento da arbitrariedade da normatização escolar, a ligação entre a norma e a busca pela civilidade e o uso das regras na constituição do sujeito-aluno. Aponto a importância de compreender determinadas práticas escolares, buscando desnaturalizar o entendimento das normas, tomando-as como construções dos sujeitos e, portanto, passíveis de mudança. |
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