Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196297 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras. |
id |
UFRGS-2_0842959bfa2b3a1751d10d56b1b80b73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196297 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sirianni, Gabrielle RodriguesSchoffen, Juliana Roquele2019-06-26T02:35:11Z20172178-3640http://hdl.handle.net/10183/196297001093888Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras.This work aims to describe the levels of performance verified in a reading-writing task applied to students of Celpe- Bras Preparatory course. We used one task and a corpus of 22 texts and we described the levels of student performance, transforming the general parameters of the exam into specific parameters for this task, and analyzing what each level presented in this task. The results of the study indicate that in more advanced levels there were no problems related to the configuration of the interlocution and to the construction of the genre, and the selection and recontextualization of information in reading text were determinant in the difference between all the evaluated levels The analysis and the description of the levels of performance accomplished in this work contribute to foment the discussion of the differences between the levels evaluated in the Written Part of Celpe-Bras.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [171]-190Língua portuguesaLíngua adicionalAvaliaçãoExame Celpe-BrasEscritaWritten part of Celpe-Bras examCelpe-Bras preparatoryLevels of performanceAssessment parametersDescrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-BrasDescription of the levels of performance in a reading-writing task of Celpe-Bras info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093888.pdf.txt001093888.pdf.txtExtracted Texttext/plain69726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/2/001093888.pdf.txtf1de36ab1a68eeaf047d1fcf3b3c3dd5MD52ORIGINAL001093888.pdfTexto completoapplication/pdf497268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/1/001093888.pdf5b9c0ebbfc527d35defe27632c033ee3MD5110183/1962972023-10-01 03:38:28.40762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Description of the levels of performance in a reading-writing task of Celpe-Bras |
title |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras |
spellingShingle |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras Sirianni, Gabrielle Rodrigues Língua portuguesa Língua adicional Avaliação Exame Celpe-Bras Escrita Written part of Celpe-Bras exam Celpe-Bras preparatory Levels of performance Assessment parameters |
title_short |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras |
title_full |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras |
title_fullStr |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras |
title_full_unstemmed |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras |
title_sort |
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras |
author |
Sirianni, Gabrielle Rodrigues |
author_facet |
Sirianni, Gabrielle Rodrigues Schoffen, Juliana Roquele |
author_role |
author |
author2 |
Schoffen, Juliana Roquele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sirianni, Gabrielle Rodrigues Schoffen, Juliana Roquele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Língua adicional Avaliação Exame Celpe-Bras Escrita |
topic |
Língua portuguesa Língua adicional Avaliação Exame Celpe-Bras Escrita Written part of Celpe-Bras exam Celpe-Bras preparatory Levels of performance Assessment parameters |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Written part of Celpe-Bras exam Celpe-Bras preparatory Levels of performance Assessment parameters |
description |
Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-26T02:35:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196297 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-3640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001093888 |
identifier_str_mv |
2178-3640 001093888 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [171]-190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/2/001093888.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/1/001093888.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1de36ab1a68eeaf047d1fcf3b3c3dd5 5b9c0ebbfc527d35defe27632c033ee3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447689556393984 |