Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schoffen, Juliana Roquele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196297
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras.
id UFRGS-2_0842959bfa2b3a1751d10d56b1b80b73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196297
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sirianni, Gabrielle RodriguesSchoffen, Juliana Roquele2019-06-26T02:35:11Z20172178-3640http://hdl.handle.net/10183/196297001093888Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras.This work aims to describe the levels of performance verified in a reading-writing task applied to students of Celpe- Bras Preparatory course. We used one task and a corpus of 22 texts and we described the levels of student performance, transforming the general parameters of the exam into specific parameters for this task, and analyzing what each level presented in this task. The results of the study indicate that in more advanced levels there were no problems related to the configuration of the interlocution and to the construction of the genre, and the selection and recontextualization of information in reading text were determinant in the difference between all the evaluated levels The analysis and the description of the levels of performance accomplished in this work contribute to foment the discussion of the differences between the levels evaluated in the Written Part of Celpe-Bras.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [171]-190Língua portuguesaLíngua adicionalAvaliaçãoExame Celpe-BrasEscritaWritten part of Celpe-Bras examCelpe-Bras preparatoryLevels of performanceAssessment parametersDescrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-BrasDescription of the levels of performance in a reading-writing task of Celpe-Bras info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093888.pdf.txt001093888.pdf.txtExtracted Texttext/plain69726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/2/001093888.pdf.txtf1de36ab1a68eeaf047d1fcf3b3c3dd5MD52ORIGINAL001093888.pdfTexto completoapplication/pdf497268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/1/001093888.pdf5b9c0ebbfc527d35defe27632c033ee3MD5110183/1962972023-10-01 03:38:28.40762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Description of the levels of performance in a reading-writing task of Celpe-Bras
title Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
spellingShingle Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Língua portuguesa
Língua adicional
Avaliação
Exame Celpe-Bras
Escrita
Written part of Celpe-Bras exam
Celpe-Bras preparatory
Levels of performance
Assessment parameters
title_short Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
title_full Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
title_fullStr Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
title_full_unstemmed Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
title_sort Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
author Sirianni, Gabrielle Rodrigues
author_facet Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Schoffen, Juliana Roquele
author_role author
author2 Schoffen, Juliana Roquele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Língua adicional
Avaliação
Exame Celpe-Bras
Escrita
topic Língua portuguesa
Língua adicional
Avaliação
Exame Celpe-Bras
Escrita
Written part of Celpe-Bras exam
Celpe-Bras preparatory
Levels of performance
Assessment parameters
dc.subject.eng.fl_str_mv Written part of Celpe-Bras exam
Celpe-Bras preparatory
Levels of performance
Assessment parameters
description Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-26T02:35:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196297
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093888
identifier_str_mv 2178-3640
001093888
url http://hdl.handle.net/10183/196297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [171]-190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/2/001093888.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196297/1/001093888.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f1de36ab1a68eeaf047d1fcf3b3c3dd5
5b9c0ebbfc527d35defe27632c033ee3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224969810608128