Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224030 |
Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso, a literatura infantil é assumida como mediadora da abordagem de uma temática que retornou à pauta na contemporaneidade: a experiência migratória. Tem como objetivo analisar três livros de literatura infantil e refletir sobre como eles podem ser recursos para mediar a discussão sobre o tema migração. Procura responder a seguinte questão de pesquisa: podemos a partir desses livros abordar temas que não são tão próximos à infância na escola? Que caminhos podemos tomar para que a literatura não se torne um texto informativo sobre o tema, mas que possibilite pensar e construir sentidos individuais e coletivos? Para isso, a metodologia adotada é de base qualitativa por meio da análise documental organizada a partir dos seguintes procedimentos: 1) realização de pesquisa através do repositório digital LUME/UFRGS para encontrar trabalhos que me auxiliaram na escrita deste; 2) mapeamento de trabalhos já realizados com essa temática: migração na literatura infantil; 3) busca de livros infantis que retratam esse tema; e 4) seleção e análise completa da relação verbo-visual de três livros : Eloísa e os bichos de Jairo Buitrago (2013), A Viagem de Francesca Sanna (2016) e Refugiados de Ilan Brenman (2019). Essa análise auxilia a pensar potencialidades para a leitura mediada desses livros. O trabalho demonstra como a mediação de textos literários pode oportunizar aos leitores a descoberta de novos lugares e culturas e a construção de sentidos sobre quem são as pessoas que precisam deixar seus país de origem por diferentes motivos e precisam se adaptar a uma nova realidade. |
id |
UFRGS-2_79e1d44ce2bd1502ea7f4d65ea4ca4c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224030 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meira, Laura do AmaralNunes, Marília Forgearini2021-07-16T04:29:57Z2020http://hdl.handle.net/10183/224030001128375Neste trabalho de conclusão de curso, a literatura infantil é assumida como mediadora da abordagem de uma temática que retornou à pauta na contemporaneidade: a experiência migratória. Tem como objetivo analisar três livros de literatura infantil e refletir sobre como eles podem ser recursos para mediar a discussão sobre o tema migração. Procura responder a seguinte questão de pesquisa: podemos a partir desses livros abordar temas que não são tão próximos à infância na escola? Que caminhos podemos tomar para que a literatura não se torne um texto informativo sobre o tema, mas que possibilite pensar e construir sentidos individuais e coletivos? Para isso, a metodologia adotada é de base qualitativa por meio da análise documental organizada a partir dos seguintes procedimentos: 1) realização de pesquisa através do repositório digital LUME/UFRGS para encontrar trabalhos que me auxiliaram na escrita deste; 2) mapeamento de trabalhos já realizados com essa temática: migração na literatura infantil; 3) busca de livros infantis que retratam esse tema; e 4) seleção e análise completa da relação verbo-visual de três livros : Eloísa e os bichos de Jairo Buitrago (2013), A Viagem de Francesca Sanna (2016) e Refugiados de Ilan Brenman (2019). Essa análise auxilia a pensar potencialidades para a leitura mediada desses livros. O trabalho demonstra como a mediação de textos literários pode oportunizar aos leitores a descoberta de novos lugares e culturas e a construção de sentidos sobre quem são as pessoas que precisam deixar seus país de origem por diferentes motivos e precisam se adaptar a uma nova realidade.application/pdfporMigraçãoLiteratura infantilMediaçãoMediação de leitura literária na escola: o tema da migração em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128375.pdf.txt001128375.pdf.txtExtracted Texttext/plain87621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224030/2/001128375.pdf.txt14f57ff23de8b1e9bebb936c22da39f8MD52ORIGINAL001128375.pdfTexto completoapplication/pdf1722619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224030/1/001128375.pdf528156c2287a04636c98ab37a57a27e0MD5110183/2240302021-08-18 04:29:14.343974oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224030Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:29:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco |
title |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco |
spellingShingle |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco Meira, Laura do Amaral Migração Literatura infantil Mediação |
title_short |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco |
title_full |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco |
title_fullStr |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco |
title_full_unstemmed |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco |
title_sort |
Mediação de leitura literária na escola: o tema da migração em foco |
author |
Meira, Laura do Amaral |
author_facet |
Meira, Laura do Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Laura do Amaral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Migração Literatura infantil Mediação |
topic |
Migração Literatura infantil Mediação |
description |
Neste trabalho de conclusão de curso, a literatura infantil é assumida como mediadora da abordagem de uma temática que retornou à pauta na contemporaneidade: a experiência migratória. Tem como objetivo analisar três livros de literatura infantil e refletir sobre como eles podem ser recursos para mediar a discussão sobre o tema migração. Procura responder a seguinte questão de pesquisa: podemos a partir desses livros abordar temas que não são tão próximos à infância na escola? Que caminhos podemos tomar para que a literatura não se torne um texto informativo sobre o tema, mas que possibilite pensar e construir sentidos individuais e coletivos? Para isso, a metodologia adotada é de base qualitativa por meio da análise documental organizada a partir dos seguintes procedimentos: 1) realização de pesquisa através do repositório digital LUME/UFRGS para encontrar trabalhos que me auxiliaram na escrita deste; 2) mapeamento de trabalhos já realizados com essa temática: migração na literatura infantil; 3) busca de livros infantis que retratam esse tema; e 4) seleção e análise completa da relação verbo-visual de três livros : Eloísa e os bichos de Jairo Buitrago (2013), A Viagem de Francesca Sanna (2016) e Refugiados de Ilan Brenman (2019). Essa análise auxilia a pensar potencialidades para a leitura mediada desses livros. O trabalho demonstra como a mediação de textos literários pode oportunizar aos leitores a descoberta de novos lugares e culturas e a construção de sentidos sobre quem são as pessoas que precisam deixar seus país de origem por diferentes motivos e precisam se adaptar a uma nova realidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-16T04:29:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224030 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128375 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224030 |
identifier_str_mv |
001128375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224030/2/001128375.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224030/1/001128375.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14f57ff23de8b1e9bebb936c22da39f8 528156c2287a04636c98ab37a57a27e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224609421328384 |