Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Lais Dias de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4417
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras - Artes e Mediação Cultural. Orientadora: Profa. Dra. Mariana Cortez
id UNIL_176eb2d669311d727d1528061b5277b8
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4417
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadoraMediação de leituraLiteraturaBibliotecaEscolaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras - Artes e Mediação Cultural. Orientadora: Profa. Dra. Mariana CortezO objetivo principal deste trabalho é relatar e refletir sobre o processo de mediação de leitura literária realizado na biblioteca do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, localizado no bairro Vila C Nova, em Foz do Iguaçu, durante o contraturno escolar com o intuito de demonstrar a prática literária da perspectiva da própria mediadora, ademais das problemáticas e dos avanços enfrentados nos momentos de negociações de ações e saberes. Para tanto, optou-se pela pesquisa participativa (pesquisa-ação) com a metodologia da etnografia, ou seja, por meio dos relatos das atividades realizadas faremos uma análise, que busca conciliar teorias sobre a leitura, a mediação e suas práticas e a recepção do leitor, dando ênfase à concepção de literatura como um direito inalienável do cidadão, como propõe Candido (1988), e a arte como possibilidade de conhecer-se, conhecendo o outro Petit (2009) (HIRSCHMAN, 2011). Assim, execução do projeto de mediação de leitura que realizamos visa ter importância tanto prática quanto teórica, para contribuir com comunidade local de maneira objetiva, empreendendo práticas de mediação de leitura na biblioteca escolar, mas também para o campo da pesquisa a respeito da mediação de leitura na região.The main objective of this work is to report and reflect on the process of mediation of literary reading, carried out in the library of the Paulo Freire State School, located in the neighborhood Vila C Nova, in Foz do Iguaçu, during the school counter tour with the purpose of demonstrating the literary practice from the perspective of the mediator itself, in addition to the problems and the advances faced in the moments of negotiations of actions and knowledge. In order to do so, we opted for participatory research (action research) with the methodology of ethnography, that is, through the reports of the activities carried out we will make an analysis, which seeks to reconcile theories about reading, mediation and its practices and reception of the reader, emphasizing the conception of literature as an inalienable right of the citizen, as Candido (1988) proposes, and art as a possibility to get to know oneself, as well get to know each other Petit (2009) (HIRSCHMAN, 2011). Thus, the execution of the project of mediation reading that we realize is of practical and theoretical importance, to contribute with local community in an objective way, undertaking practices of reading mediation in the school library, but also for the field of the research regarding the reading mediation in the regionEl objetivo principal de este trabajo es relatar y reflexionar sobre el proceso de mediación de lectura literaria realizado en la biblioteca del Colegio Estadual Profesor Paulo Freire, ubicado en el barrio Vila C Nova, en Foz do Iguaçu, durante el contraturno escolar. Teniendo el propósito de demostrar la práctica desde la perspectiva de la propia mediadora, además de las problemáticas y de los obstáculos enfrentados en los momentos de negociaciones de acciones y saberes. Para tanto, se optó por la investigación participativa (investigación-acción) asociada con la metodología de la etnografía, o sea, por medio de los relatos de las las actividades realizadas haremos un análisis, que busca conciliar teorías sobre la lectura, la mediación y sus prácticas y la recepción del lector, dando énfasis a la concepción de literatura como un derecho inalienable del ciudadano, como propone Candido (1988) y el arte como posibilidad de se conoce, conociendo al otro Petit (2009), (HIRSCHMAN, 2011). Así, la ejecución del proyecto de mediación de lectura que realizamos apunta a tener importancia tanto práctica como teórica, para contribuir con la comunidad local de manera objetiva, emprendiendo prácticas de mediación de lectura en la biblioteca escolar, pero también para el campo de la investigación a respecto de la mediación lectura en la regiónCortez, MarianaFarias, Lais Dias de2019info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfFARIAS, Lais Dias de. Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora. 2018. 62 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:36Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4417Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:36Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
title Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
spellingShingle Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
Farias, Lais Dias de
Mediação de leitura
Literatura
Biblioteca
Escola
title_short Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
title_full Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
title_fullStr Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
title_full_unstemmed Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
title_sort Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
author Farias, Lais Dias de
author_facet Farias, Lais Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortez, Mariana
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Lais Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação de leitura
Literatura
Biblioteca
Escola
topic Mediação de leitura
Literatura
Biblioteca
Escola
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras - Artes e Mediação Cultural. Orientadora: Profa. Dra. Mariana Cortez
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Lais Dias de. Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora. 2018. 62 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4417
identifier_str_mv FARIAS, Lais Dias de. Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora. 2018. 62 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285235447824384