Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133915 |
Resumo: | Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos. |
id |
UFRGS-2_7a1a3a0b7f42372b884e6d8735d8bdcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133915 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Koch, Iára Lúcia CapuanoMachado, Letícia Sophia Rocha2016-03-17T02:06:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/133915000980968Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos.Computers for over 30 years, have been inserted in the school as a pedagogical tool capable of assisting the educational processes. The evolution of the thematic studies, thinkers like Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reinforce the idea that one of the functions of digital technologies is serve as authoring tool for teachers and students to assume a leadership position within the teaching and learning process. This thesis proposes to identify the type of digital educational materials produced by teachers from St. Leopoldo public school system in Rio Grande do Sul. The chosen research methodology was both quantitative and qualitative explanatory. The data collected revealed that the teaching staff of São Leopoldo / RS, good academic background, is experienced and uses different media to enrich the lessons. Teachers have a habit of producing their own digital learning materials with authoring tools. The profile designed for teachers surveyed points to the fact that this network is connected to the requirements of today's society, which technology evolves at a rapid pace. So more and more there is the possibility that outline most modern pedagogical models, from the evolution of skills of these subjects.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaAutoriaEducação permanenteTeachingDigital technologies in educationAuthoring toolsAutoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docenteAuthor of digital material : possibilities of leadership in teacher actioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980968.pdf000980968.pdfTexto completoapplication/pdf1248836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/1/000980968.pdf313367e520cf346d23d013f78187fa95MD51TEXT000980968.pdf.txt000980968.pdf.txtExtracted Texttext/plain141899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/2/000980968.pdf.txtcc1dd340154e46ead0e7acbfe4f4b55fMD52THUMBNAIL000980968.pdf.jpg000980968.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/3/000980968.pdf.jpg8edca6ad108512ad214ef37084dc77a6MD5310183/1339152024-01-27 06:01:22.864127oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Author of digital material : possibilities of leadership in teacher action |
title |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente |
spellingShingle |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente Koch, Iára Lúcia Capuano Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica Autoria Educação permanente Teaching Digital technologies in education Authoring tools |
title_short |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente |
title_full |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente |
title_fullStr |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente |
title_full_unstemmed |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente |
title_sort |
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente |
author |
Koch, Iára Lúcia Capuano |
author_facet |
Koch, Iára Lúcia Capuano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koch, Iára Lúcia Capuano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
contributor_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica Autoria Educação permanente |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Prática pedagógica Autoria Educação permanente Teaching Digital technologies in education Authoring tools |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Digital technologies in education Authoring tools |
description |
Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:06:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133915 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980968 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133915 |
identifier_str_mv |
000980968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/1/000980968.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/2/000980968.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/3/000980968.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
313367e520cf346d23d013f78187fa95 cc1dd340154e46ead0e7acbfe4f4b55f 8edca6ad108512ad214ef37084dc77a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500712308736 |