Maquia-me : o personal branding sob a visão de influenciadoras do segmento da maquiagem profissional de Porto Alegre, presentes no Instagram.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzoni, Fernanda Feuerborn
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200473
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática trabalhar com as noções de personal branding, mais especificamente sob o ponto de vista de profissionais autônomos do segmento da maquiagem profissional. Para maior compreensão do tema, além de trabalhar o conceito de personal branding na visão de Peters (1997) e Bender (2009), ao longo do estudo são trabalhados conceitos como branding, marca e marca pessoal, nas perspectivas de Kotler e Keller (2006), Tavares (2008), Perotto (2007), Ritossa (2011), dentre outros. Também são abordados os conceitos de identidade, posicionamento, imagem e reputação de marca, usando de autores como Hall (1999), Baldissera (2007, 2008), Vásquez (2007) e Almeida (2005). O objetivo geral é compreender os sentidos acionados pelos profissionais influenciadores da área da maquiagem, presentes no Intagram, ao personal branding a partir de suas experiências profissionais. Para tanto, buscou-se compreender as características de personal branding; identificar as motivações que levaram os profissionais ao trabalho autônomo; identificar quais estratégias de personal branding são acionadas pelos influenciadores; e investigar o papel do Instagram como ferramenta de gestão de personal branding. A pesquisa utiliza como metodologia a pesquisa de campo, fazendo-se uso da técnica de entrevista em profundidade. Por fim, concluiu-se que todas as profissionais entrevistadas utilizam de estratégias personal branding diariamente na gestão de suas marcas, principalmente através do Instagram, e que consideram a rede e as estratégias fundamentais para atingirem o reconhecimento que possuem hoje. Ainda, concluiu-se que a maioria das entrevistadas nunca contrataram um profissional de comunicação para auxílio na gestão de suas marcas, que estas têm dificuldade em confiar no trabalho exercido por esses profissionais e consideram as mentorias como formato ideal para contratação de um profissional de comunicação.
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O objetivo geral é compreender os sentidos acionados pelos profissionais influenciadores da área da maquiagem, presentes no Intagram, ao personal branding a partir de suas experiências profissionais. Para tanto, buscou-se compreender as características de personal branding; identificar as motivações que levaram os profissionais ao trabalho autônomo; identificar quais estratégias de personal branding são acionadas pelos influenciadores; e investigar o papel do Instagram como ferramenta de gestão de personal branding. A pesquisa utiliza como metodologia a pesquisa de campo, fazendo-se uso da técnica de entrevista em profundidade. Por fim, concluiu-se que todas as profissionais entrevistadas utilizam de estratégias personal branding diariamente na gestão de suas marcas, principalmente através do Instagram, e que consideram a rede e as estratégias fundamentais para atingirem o reconhecimento que possuem hoje. Ainda, concluiu-se que a maioria das entrevistadas nunca contrataram um profissional de comunicação para auxílio na gestão de suas marcas, que estas têm dificuldade em confiar no trabalho exercido por esses profissionais e consideram as mentorias como formato ideal para contratação de um profissional de comunicação.The present study has as its theme to work with notions of personal branding, more specifically from the point of view of autonomous professionals of the segment of professional makeup. For a better understanding of the theme, besides working with the concep of personal branding from the point of view of Peters (1997) and Bender (2009), throughout the research differents concepts are introduced, like branding, brand and personal brand from perspective of diferents authors, like Kotler and Keller (2006), Tavares (2008), Perotto (2007), Ritossa (2011), and others. In the study are also used concepts like idendity, positioning, image and reputation, with help of authors like Hall (1999), Baldissera (2007, 2008), Vásquez (2007) e Almeida (2005). The main objective is to comprehend the senses activated by the influencers of the segment of professional make-up, that are present in Instagram, to personal branding from their professional experiences. In order to do that, the study pursued to comprehend the characteristics of personal branding; identify the motivations that brought the professionas to the autonomous career; identify which personal branding strategies are used by the professionals; and comprehend the role of Instagram as a tool of personal branding. The methodology used was field research, using the in-depth interview technique. Lastly, it was concluded that all the professionals who participated in the study use personal branding strategies daily in the management of their brands, mainly through Instagram, and that they consider Instragam and the strategies fundamental to reach the recognition that they have today. Moreover, it was concluded that most of the interviewees never hired a communication professional to assist in the management of their brands, that the interviewees have difficulty relying on the work of these professionals and that they consider mentoring as the ideal format for hiring a communications professional.application/pdfporGestão de marcasInstagram (Site)Personal brandingPersonal brandMake up artistsInstagramMaquia-me : o personal branding sob a visão de influenciadoras do segmento da maquiagem profissional de Porto Alegre, presentes no Instagram.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101697.pdf.txt001101697.pdf.txtExtracted Texttext/plain192921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200473/2/001101697.pdf.txtfcc3835394ed03620ebd67bee3e79a57MD52ORIGINAL001101697.pdfTexto completoapplication/pdf1286350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200473/1/001101697.pdff4a936a992dc37f2a9451f3b136fe4a2MD5110183/2004732019-10-11 03:56:20.01411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200473Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:56:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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