A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regio, Lucas do Carmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253745
Resumo: Esta pesquisa incide num estudo sobre a participação da rede social digital Instagram na construção de marcas pessoais. Dentro dessa temática, o foco da pesquisa foi o perfil do Instagram da cantora Iza. O objetivo principal do trabalho foi compreender de que forma a plataforma é utilizada para a edificação da sua marca pessoal. Para tal, considerou-se importante compreender a estratégia de posicionamento da marca Iza na construção da sua imagem no Instagram, bem como conferir junto ao seu público a percepção dessa imagem. Considerando o contexto da pesquisa, aspectos teóricos sobre personal branding, branding e marcas foram aprofundados. Também, para atingir o objetivo da pesquisa, uma abordagem empírica foi realizada através de uma metodologia exploratória. Em suma, como resultado foi identificada elevada importância da plataforma digital Instagram na construção da marca pessoal, o que é potencializado com o uso adequado de narrativas consistentes e coesas para a carreira da figura pública em questão.
id UFRGS-2_4de5abf38164aa7ed770d2a29e255077
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253745
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Regio, Lucas do CarmoBorba, Eduardo Zilles2023-01-17T05:03:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/253745001157209Esta pesquisa incide num estudo sobre a participação da rede social digital Instagram na construção de marcas pessoais. Dentro dessa temática, o foco da pesquisa foi o perfil do Instagram da cantora Iza. O objetivo principal do trabalho foi compreender de que forma a plataforma é utilizada para a edificação da sua marca pessoal. Para tal, considerou-se importante compreender a estratégia de posicionamento da marca Iza na construção da sua imagem no Instagram, bem como conferir junto ao seu público a percepção dessa imagem. Considerando o contexto da pesquisa, aspectos teóricos sobre personal branding, branding e marcas foram aprofundados. Também, para atingir o objetivo da pesquisa, uma abordagem empírica foi realizada através de uma metodologia exploratória. Em suma, como resultado foi identificada elevada importância da plataforma digital Instagram na construção da marca pessoal, o que é potencializado com o uso adequado de narrativas consistentes e coesas para a carreira da figura pública em questão.This research focuses on a study on the participation of the digital social network Instagram in the construction of personal brands. Within this theme, the focus of the research was the Instagram profile of the singer Iza. The main objective of the work was to understand how the platform is used to build your personal brand. To this end, it was considered important to understand the positioning strategy of the Iza brand in the construction of its image on Instagram, as well as to confer with its audience the perception of this image. Considering the context of the research, theoretical aspects about personal branding, branding and brands were deepened. Also, to achieve the objective of the research, an empirical approach was carried out through an exploratory methodology. In short, as a result, the high importance of the digital platform Instagram was identified in the construction of the personal brand, which is enhanced with the proper use of consistent and cohesive narratives for the career of the public figure in question.application/pdfporInstagram (Site)Mídias sociaisImagem de marcaPersonal BrandingA construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Izainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157209.pdf.txt001157209.pdf.txtExtracted Texttext/plain120718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/2/001157209.pdf.txtd8531e0108589ec8289737a798c92cd5MD52ORIGINAL001157209.pdfTexto completoapplication/pdf4688874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/1/001157209.pdf40c7e9b9d8dc42288a7cdd342c4a4985MD5110183/2537452023-01-18 06:01:21.593882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-18T08:01:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
title A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
spellingShingle A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
Regio, Lucas do Carmo
Instagram (Site)
Mídias sociais
Imagem de marca
Personal Branding
title_short A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
title_full A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
title_fullStr A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
title_full_unstemmed A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
title_sort A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
author Regio, Lucas do Carmo
author_facet Regio, Lucas do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regio, Lucas do Carmo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Eduardo Zilles
contributor_str_mv Borba, Eduardo Zilles
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram (Site)
Mídias sociais
Imagem de marca
topic Instagram (Site)
Mídias sociais
Imagem de marca
Personal Branding
dc.subject.eng.fl_str_mv Personal Branding
description Esta pesquisa incide num estudo sobre a participação da rede social digital Instagram na construção de marcas pessoais. Dentro dessa temática, o foco da pesquisa foi o perfil do Instagram da cantora Iza. O objetivo principal do trabalho foi compreender de que forma a plataforma é utilizada para a edificação da sua marca pessoal. Para tal, considerou-se importante compreender a estratégia de posicionamento da marca Iza na construção da sua imagem no Instagram, bem como conferir junto ao seu público a percepção dessa imagem. Considerando o contexto da pesquisa, aspectos teóricos sobre personal branding, branding e marcas foram aprofundados. Também, para atingir o objetivo da pesquisa, uma abordagem empírica foi realizada através de uma metodologia exploratória. Em suma, como resultado foi identificada elevada importância da plataforma digital Instagram na construção da marca pessoal, o que é potencializado com o uso adequado de narrativas consistentes e coesas para a carreira da figura pública em questão.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-17T05:03:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253745
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157209
url http://hdl.handle.net/10183/253745
identifier_str_mv 001157209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/2/001157209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/1/001157209.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8531e0108589ec8289737a798c92cd5
40c7e9b9d8dc42288a7cdd342c4a4985
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649313353728