A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253745 |
Resumo: | Esta pesquisa incide num estudo sobre a participação da rede social digital Instagram na construção de marcas pessoais. Dentro dessa temática, o foco da pesquisa foi o perfil do Instagram da cantora Iza. O objetivo principal do trabalho foi compreender de que forma a plataforma é utilizada para a edificação da sua marca pessoal. Para tal, considerou-se importante compreender a estratégia de posicionamento da marca Iza na construção da sua imagem no Instagram, bem como conferir junto ao seu público a percepção dessa imagem. Considerando o contexto da pesquisa, aspectos teóricos sobre personal branding, branding e marcas foram aprofundados. Também, para atingir o objetivo da pesquisa, uma abordagem empírica foi realizada através de uma metodologia exploratória. Em suma, como resultado foi identificada elevada importância da plataforma digital Instagram na construção da marca pessoal, o que é potencializado com o uso adequado de narrativas consistentes e coesas para a carreira da figura pública em questão. |
id |
UFRGS-2_4de5abf38164aa7ed770d2a29e255077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253745 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Regio, Lucas do CarmoBorba, Eduardo Zilles2023-01-17T05:03:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/253745001157209Esta pesquisa incide num estudo sobre a participação da rede social digital Instagram na construção de marcas pessoais. Dentro dessa temática, o foco da pesquisa foi o perfil do Instagram da cantora Iza. O objetivo principal do trabalho foi compreender de que forma a plataforma é utilizada para a edificação da sua marca pessoal. Para tal, considerou-se importante compreender a estratégia de posicionamento da marca Iza na construção da sua imagem no Instagram, bem como conferir junto ao seu público a percepção dessa imagem. Considerando o contexto da pesquisa, aspectos teóricos sobre personal branding, branding e marcas foram aprofundados. Também, para atingir o objetivo da pesquisa, uma abordagem empírica foi realizada através de uma metodologia exploratória. Em suma, como resultado foi identificada elevada importância da plataforma digital Instagram na construção da marca pessoal, o que é potencializado com o uso adequado de narrativas consistentes e coesas para a carreira da figura pública em questão.This research focuses on a study on the participation of the digital social network Instagram in the construction of personal brands. Within this theme, the focus of the research was the Instagram profile of the singer Iza. The main objective of the work was to understand how the platform is used to build your personal brand. To this end, it was considered important to understand the positioning strategy of the Iza brand in the construction of its image on Instagram, as well as to confer with its audience the perception of this image. Considering the context of the research, theoretical aspects about personal branding, branding and brands were deepened. Also, to achieve the objective of the research, an empirical approach was carried out through an exploratory methodology. In short, as a result, the high importance of the digital platform Instagram was identified in the construction of the personal brand, which is enhanced with the proper use of consistent and cohesive narratives for the career of the public figure in question.application/pdfporInstagram (Site)Mídias sociaisImagem de marcaPersonal BrandingA construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Izainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157209.pdf.txt001157209.pdf.txtExtracted Texttext/plain120718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/2/001157209.pdf.txtd8531e0108589ec8289737a798c92cd5MD52ORIGINAL001157209.pdfTexto completoapplication/pdf4688874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/1/001157209.pdf40c7e9b9d8dc42288a7cdd342c4a4985MD5110183/2537452023-01-18 06:01:21.593882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-18T08:01:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza |
title |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza |
spellingShingle |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza Regio, Lucas do Carmo Instagram (Site) Mídias sociais Imagem de marca Personal Branding |
title_short |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza |
title_full |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza |
title_fullStr |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza |
title_full_unstemmed |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza |
title_sort |
A construção da imagem de marcas pessoais no Instagram: um estudo de caso sobre a cantora Iza |
author |
Regio, Lucas do Carmo |
author_facet |
Regio, Lucas do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regio, Lucas do Carmo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borba, Eduardo Zilles |
contributor_str_mv |
Borba, Eduardo Zilles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram (Site) Mídias sociais Imagem de marca |
topic |
Instagram (Site) Mídias sociais Imagem de marca Personal Branding |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Personal Branding |
description |
Esta pesquisa incide num estudo sobre a participação da rede social digital Instagram na construção de marcas pessoais. Dentro dessa temática, o foco da pesquisa foi o perfil do Instagram da cantora Iza. O objetivo principal do trabalho foi compreender de que forma a plataforma é utilizada para a edificação da sua marca pessoal. Para tal, considerou-se importante compreender a estratégia de posicionamento da marca Iza na construção da sua imagem no Instagram, bem como conferir junto ao seu público a percepção dessa imagem. Considerando o contexto da pesquisa, aspectos teóricos sobre personal branding, branding e marcas foram aprofundados. Também, para atingir o objetivo da pesquisa, uma abordagem empírica foi realizada através de uma metodologia exploratória. Em suma, como resultado foi identificada elevada importância da plataforma digital Instagram na construção da marca pessoal, o que é potencializado com o uso adequado de narrativas consistentes e coesas para a carreira da figura pública em questão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-17T05:03:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253745 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001157209 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253745 |
identifier_str_mv |
001157209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/2/001157209.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253745/1/001157209.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8531e0108589ec8289737a798c92cd5 40c7e9b9d8dc42288a7cdd342c4a4985 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224649313353728 |