Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Luciana Schramm
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259678
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa.
id UFRGS-2_7a6611570340cbf969d8e76d1fdcb667
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259678
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diehl, Luciana SchrammCorção, GertrudesOliveira, Ana Paula Santellano de2023-06-30T03:32:39Z2021http://hdl.handle.net/10183/259678001166525O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa.This study aimed to present reflections on situations experienced on performing educational activities (games about garbage), reporting the impressions of the teacher and students about the motivation and learning of the students. The activity was executed on an Elementary Public School in Canoas city, Rio Grande do Sul/Brazil during the Science classes with the final years of elementary education. The resource used to collect data on students' impressions at the end of the activities was a final structured questionnaire and free writing of their personal impressions of the activity performed. The teacher concluded her study by making a narrative reflection on the results obtained and observed at the end of this pedagogical intervention, based on her and students' perceptions of the proposed theme. The results obtained with the performance of the activity demonstrated that the games achieved the objectives proposed in this work, fulfilling their objective in teaching-learning efficiently and reinforcing their potential use as a pedagogical tool, being a great ally in the teaching process and showing up as a promising pedagogical component for Science classes. It was observed and verified in this pedagogical intervention, interest, enthusiasm, motivation and satisfaction in carrying out the activities, which resulted in significant learning.application/pdfporJogos e brinquedosResíduos sólidosPrática pedagógicaEducational gamesScience teachingTeaching and learningReflective reportingRelato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamentalReflexive report about a perform of games about garbage on an elementary public school info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166525.pdf.txt001166525.pdf.txtExtracted Texttext/plain62602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/2/001166525.pdf.txtf68bf7ae9ec613b8693e0460597ff256MD52ORIGINAL001166525.pdfTexto completoapplication/pdf1389316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/1/001166525.pdf94684f20601d6e99b2a1c0184a57e3dcMD5110183/2596782023-08-03 03:33:51.879933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reflexive report about a perform of games about garbage on an elementary public school
title Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
spellingShingle Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
Diehl, Luciana Schramm
Jogos e brinquedos
Resíduos sólidos
Prática pedagógica
Educational games
Science teaching
Teaching and learning
Reflective reporting
title_short Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
title_full Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
title_fullStr Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
title_sort Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
author Diehl, Luciana Schramm
author_facet Diehl, Luciana Schramm
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Luciana Schramm
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corção, Gertrudes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Corção, Gertrudes
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Resíduos sólidos
Prática pedagógica
topic Jogos e brinquedos
Resíduos sólidos
Prática pedagógica
Educational games
Science teaching
Teaching and learning
Reflective reporting
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational games
Science teaching
Teaching and learning
Reflective reporting
description O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-30T03:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259678
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166525
url http://hdl.handle.net/10183/259678
identifier_str_mv 001166525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/2/001166525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/1/001166525.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f68bf7ae9ec613b8693e0460597ff256
94684f20601d6e99b2a1c0184a57e3dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447343845081088