Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259678 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa. |
id |
UFRGS-2_7a6611570340cbf969d8e76d1fdcb667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259678 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Diehl, Luciana SchrammCorção, GertrudesOliveira, Ana Paula Santellano de2023-06-30T03:32:39Z2021http://hdl.handle.net/10183/259678001166525O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa.This study aimed to present reflections on situations experienced on performing educational activities (games about garbage), reporting the impressions of the teacher and students about the motivation and learning of the students. The activity was executed on an Elementary Public School in Canoas city, Rio Grande do Sul/Brazil during the Science classes with the final years of elementary education. The resource used to collect data on students' impressions at the end of the activities was a final structured questionnaire and free writing of their personal impressions of the activity performed. The teacher concluded her study by making a narrative reflection on the results obtained and observed at the end of this pedagogical intervention, based on her and students' perceptions of the proposed theme. The results obtained with the performance of the activity demonstrated that the games achieved the objectives proposed in this work, fulfilling their objective in teaching-learning efficiently and reinforcing their potential use as a pedagogical tool, being a great ally in the teaching process and showing up as a promising pedagogical component for Science classes. It was observed and verified in this pedagogical intervention, interest, enthusiasm, motivation and satisfaction in carrying out the activities, which resulted in significant learning.application/pdfporJogos e brinquedosResíduos sólidosPrática pedagógicaEducational gamesScience teachingTeaching and learningReflective reportingRelato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamentalReflexive report about a perform of games about garbage on an elementary public school info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166525.pdf.txt001166525.pdf.txtExtracted Texttext/plain62602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/2/001166525.pdf.txtf68bf7ae9ec613b8693e0460597ff256MD52ORIGINAL001166525.pdfTexto completoapplication/pdf1389316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/1/001166525.pdf94684f20601d6e99b2a1c0184a57e3dcMD5110183/2596782023-08-03 03:33:51.879933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reflexive report about a perform of games about garbage on an elementary public school |
title |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental |
spellingShingle |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental Diehl, Luciana Schramm Jogos e brinquedos Resíduos sólidos Prática pedagógica Educational games Science teaching Teaching and learning Reflective reporting |
title_short |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental |
title_full |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental |
title_fullStr |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental |
title_sort |
Relato reflexivo sobre a realização de atividades lúdicas sobre o tema lixo em uma escola de ensino fundamental |
author |
Diehl, Luciana Schramm |
author_facet |
Diehl, Luciana Schramm |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diehl, Luciana Schramm |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corção, Gertrudes |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Santellano de |
contributor_str_mv |
Corção, Gertrudes Oliveira, Ana Paula Santellano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Resíduos sólidos Prática pedagógica |
topic |
Jogos e brinquedos Resíduos sólidos Prática pedagógica Educational games Science teaching Teaching and learning Reflective reporting |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational games Science teaching Teaching and learning Reflective reporting |
description |
O presente trabalho teve como objetivo apresentar reflexões sobre situações vivenciadas após a utilização de jogos como atividades pedagógicas realizadas sobre o tema lixo, relatando as impressões da professora e dos alunos sobre o impacto na motivação e aprendizado discente. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública no Município de Canoas, Rio Grande do Sul. O recurso utilizado para coleta de dados das impressões dos alunos ao término das atividades foi um questionário final estruturado e escrita livre pelos alunos de suas impressões pessoais da atividade realizada. A professora concluiu seu estudo fazendo uma reflexão narrativa sobre os resultados obtidos e observados ao término desta intervenção pedagógica, a partir da sua percepção e dos alunos sobre o tema proposto. Os resultados obtidos com a realização da atividade demonstraram que os jogos atingiram os objetivos propostos nesse trabalho, cumprindo seu objetivo no ensino-aprendizagem com eficiência e reforçando o seu uso potencial como ferramenta pedagógica, sendo um grande aliado no processo de ensino e mostrando-se como promissor componente pedagógico para as aulas de Ciências. Foram observados e constatados nessa intervenção pedagógica interesse, entusiasmo, motivação e satisfação dos mesmos em realizar as atividades, o que resultou em uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-30T03:32:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259678 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259678 |
identifier_str_mv |
001166525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/2/001166525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259678/1/001166525.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f68bf7ae9ec613b8693e0460597ff256 94684f20601d6e99b2a1c0184a57e3dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447343845081088 |