Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141426 |
Resumo: | Esta monografia investigou se projetos/práticas estão sendo aplicados pelos professores do Ensino Fundamental anos finais, participantes das formações continuadas propostas dentro e fora do espaço de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Canoas. O objetivo do trabalho foi avaliar se estão sendo colocadas em prática através de projetos, as aprendizagens dos professores com relação ao uso das NTIC’s (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação). Verificou-se também o que motiva os professores que participam e envolvem-se nestas formações do início ao fim, resultando na aplicação de novas estratégias e utilização destes recursos em sala de aula. Neste sentido, buscou-se referencial teórico que trata da mediação pedagógica e uso das NTIC’s, didática, planejamento e ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, assim como, a prática reflexiva do professor sobre seu fazer pedagógico. O contexto de estudo envolveu doze professores das disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Ciências e Religião de uma escola estadual situada em Canoas no Rio Grande do Sul. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa aplicada, mista - quantitativa e qualitativa de caráter exploratório na forma de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi construído e aplicado um questionário impresso intitulado Questionário sobre motivação e uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais contendo perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha divididas em 4 categorias: (1) Identificação, para traçar o perfil do pesquisado, (2) Motivação e reconhecimento, (3) Projeto e Práticas em andamento e (4) Livre. Os questionários foram entregues aos sujeitos pesquisados que o preencheram e devolveram a pesquisadora. Concluiu-se que a maioria dos professores não tem desenvolvido projetos/práticas de aplicação e uso das NTIC’s a não ser os projetos propostos pela escola e iniciativas isoladas de algumas ferramentas, o que não propicia a construção coletiva do conhecimento e empobrece as práticas pedagógicas. Neste sentido, faz- se necessário um plano de ação e cursos de formação continuada que dêem conta de trabalhar as competências e habilidades mínimas para uso e apropriação destes recursos tratando também da importância de novas metodologias para o uso adequado das NTIC’s na prática pedagógica. |
id |
UFRGS-2_7a83cc7abb00839bc004079e5a30874e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141426 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goulart, Jussara PortoKonrath, Mary Lúcia Pedroso2016-05-20T02:10:36Z2010http://hdl.handle.net/10183/141426000991462Esta monografia investigou se projetos/práticas estão sendo aplicados pelos professores do Ensino Fundamental anos finais, participantes das formações continuadas propostas dentro e fora do espaço de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Canoas. O objetivo do trabalho foi avaliar se estão sendo colocadas em prática através de projetos, as aprendizagens dos professores com relação ao uso das NTIC’s (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação). Verificou-se também o que motiva os professores que participam e envolvem-se nestas formações do início ao fim, resultando na aplicação de novas estratégias e utilização destes recursos em sala de aula. Neste sentido, buscou-se referencial teórico que trata da mediação pedagógica e uso das NTIC’s, didática, planejamento e ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, assim como, a prática reflexiva do professor sobre seu fazer pedagógico. O contexto de estudo envolveu doze professores das disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Ciências e Religião de uma escola estadual situada em Canoas no Rio Grande do Sul. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa aplicada, mista - quantitativa e qualitativa de caráter exploratório na forma de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi construído e aplicado um questionário impresso intitulado Questionário sobre motivação e uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais contendo perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha divididas em 4 categorias: (1) Identificação, para traçar o perfil do pesquisado, (2) Motivação e reconhecimento, (3) Projeto e Práticas em andamento e (4) Livre. Os questionários foram entregues aos sujeitos pesquisados que o preencheram e devolveram a pesquisadora. Concluiu-se que a maioria dos professores não tem desenvolvido projetos/práticas de aplicação e uso das NTIC’s a não ser os projetos propostos pela escola e iniciativas isoladas de algumas ferramentas, o que não propicia a construção coletiva do conhecimento e empobrece as práticas pedagógicas. Neste sentido, faz- se necessário um plano de ação e cursos de formação continuada que dêem conta de trabalhar as competências e habilidades mínimas para uso e apropriação destes recursos tratando também da importância de novas metodologias para o uso adequado das NTIC’s na prática pedagógica.This monograph investigated whether projects/practices are being implemented by teachers final years, participants of continuing training proposals within and outside the area of an Elementary School in Canoas. The objective of this work was to evaluate whether are being put into practice through projects, the learning of teachers with relation to use of NTIC`s ( New Technologies of Information and Communication).Verified also motivator the teachers participating and involve these formations from start to finish, resulting in the applications of new strategies and use of new strategies and use of these resources in the classroom. In this sense, sought theoretical it concerns the pedagogical mediation and the use of NTIC`s didactics planning, and tools to support the process of teaching – learning and reflective practice of professor about its pedagogical doing. The study involved twelve (12) teachers of the disciplines Portuguese, English, Geography, History, Physical Education, Artistic Education, Mathematics, Science and Religion of State school situated in Canoas – RS. On the methodology, this is a applied research, mixed – quantitative and qualitative exploratory in the form of case study. As an instrument for data collection was built and applied a questionnaire printed titrated questionnaire motivation and use of new technologies of information and communications in the pedagogical practice of Basic Education – final years containing questions open, closed and multiple choice divided into 4 categories: (1) Identification, to profile the researched (2) motivation and recognition, (3) Project and practices in ongoing, (4) Free. Questionnaires were delivered to subjects researched the filled and returned the researcher. Concluded that the majority of teachers has not developed projects/practices for the applications and use of NTIC`s not be the projects proposed tools, which provides the collective construction of knowledge and the pedagogical practices impoverished. In this sense is need a plan of action and continued education courses that work skills and abilities minimum standards for use and ownership of resources in the case also the importance of new methodologies for the adequate use of pedagogical practice in the NTC`s.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalFormação de professoresNew technologies of information and communicationContinuing teachers educationElementary schoolFormação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991462.pdf000991462.pdfTexto completoapplication/pdf1261207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141426/1/000991462.pdf6d88fb4a4e35d07f2e7cac6e7c62f823MD51TEXT000991462.pdf.txt000991462.pdf.txtExtracted Texttext/plain94084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141426/2/000991462.pdf.txt8b2175efb2004abc17b45a13ee55e4afMD52THUMBNAIL000991462.pdf.jpg000991462.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141426/3/000991462.pdf.jpgf84083e8c60f9d7fd43d9a7a190f60edMD5310183/1414262018-10-25 10:03:31.167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais |
title |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais |
spellingShingle |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais Goulart, Jussara Porto Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Formação de professores New technologies of information and communication Continuing teachers education Elementary school |
title_short |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais |
title_full |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais |
title_fullStr |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais |
title_sort |
Formação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finais |
author |
Goulart, Jussara Porto |
author_facet |
Goulart, Jussara Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Jussara Porto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
contributor_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Formação de professores |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Formação de professores New technologies of information and communication Continuing teachers education Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
New technologies of information and communication Continuing teachers education Elementary school |
description |
Esta monografia investigou se projetos/práticas estão sendo aplicados pelos professores do Ensino Fundamental anos finais, participantes das formações continuadas propostas dentro e fora do espaço de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Canoas. O objetivo do trabalho foi avaliar se estão sendo colocadas em prática através de projetos, as aprendizagens dos professores com relação ao uso das NTIC’s (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação). Verificou-se também o que motiva os professores que participam e envolvem-se nestas formações do início ao fim, resultando na aplicação de novas estratégias e utilização destes recursos em sala de aula. Neste sentido, buscou-se referencial teórico que trata da mediação pedagógica e uso das NTIC’s, didática, planejamento e ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, assim como, a prática reflexiva do professor sobre seu fazer pedagógico. O contexto de estudo envolveu doze professores das disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Ciências e Religião de uma escola estadual situada em Canoas no Rio Grande do Sul. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa aplicada, mista - quantitativa e qualitativa de caráter exploratório na forma de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi construído e aplicado um questionário impresso intitulado Questionário sobre motivação e uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais contendo perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha divididas em 4 categorias: (1) Identificação, para traçar o perfil do pesquisado, (2) Motivação e reconhecimento, (3) Projeto e Práticas em andamento e (4) Livre. Os questionários foram entregues aos sujeitos pesquisados que o preencheram e devolveram a pesquisadora. Concluiu-se que a maioria dos professores não tem desenvolvido projetos/práticas de aplicação e uso das NTIC’s a não ser os projetos propostos pela escola e iniciativas isoladas de algumas ferramentas, o que não propicia a construção coletiva do conhecimento e empobrece as práticas pedagógicas. Neste sentido, faz- se necessário um plano de ação e cursos de formação continuada que dêem conta de trabalhar as competências e habilidades mínimas para uso e apropriação destes recursos tratando também da importância de novas metodologias para o uso adequado das NTIC’s na prática pedagógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141426 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991462 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141426 |
identifier_str_mv |
000991462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141426/1/000991462.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141426/2/000991462.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141426/3/000991462.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d88fb4a4e35d07f2e7cac6e7c62f823 8b2175efb2004abc17b45a13ee55e4af f84083e8c60f9d7fd43d9a7a190f60ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174292439040 |