Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Kátia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35722
Resumo: O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem.
id UFRGS-2_a4e1d3616e4ddb55852d0851552c1e7a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35722
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diehl, KátiaCosta, Iris Elisabeth TempelAragón de Nevado, Rosane2011-12-20T01:19:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/35722000795179O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem.The present work searchs to tell and to analyze mine practical professor during the supervised curricular period of training, carried through in the period of 12 of April of 2010 to the 16 of June of 2010, in a public school of the state net of basic education of Porto Alegre, Rio Grande Do Sul. The main objective is to present the circumstances and the context of a pedagogical experience based on the combination of strategies, dynamic of groups, softwares educational and tools of support to the cooperation aiming at to the construction and the aiding of the learning, thus evidencing a Pedagogical Architecture. This work questions and reflects on the acceptance of the Technologies of Information and Communication (TICs) in the pertaining to school community, on its productive possibilities and a series of obstacles and difficulties that had appeared during the implantation and use of the Technologies of Information and Communication (TICs) in a public school. In the analysis of the facts if it makes evident how much practical of regency of classroom anchored in a Pedagogical Architecture, it renews the environment pertaining to school, it breaches with traditional paradigms and it considers to the pupil an active paper, reflective and creative during the education process/learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalPedagogical architectureTechnologies of information and communicationAnálise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795179.pdf000795179.pdfTexto completoapplication/pdf1648196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/1/000795179.pdf23da8bd50da0f65daaa88f0a8576186eMD51TEXT000795179.pdf.txt000795179.pdf.txtExtracted Texttext/plain73127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/2/000795179.pdf.txtb46cda5c06fa29c0699d96a3c5a2fc07MD52THUMBNAIL000795179.pdf.jpg000795179.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/3/000795179.pdf.jpgc6277d576a81bda05637546e42ab6f02MD5310183/357222018-10-08 09:30:51.462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35722Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
title Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
spellingShingle Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
Diehl, Kátia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Pedagogical architecture
Technologies of information and communication
title_short Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
title_full Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
title_fullStr Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
title_sort Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
author Diehl, Kátia
author_facet Diehl, Kátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Kátia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Iris Elisabeth Tempel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aragón de Nevado, Rosane
contributor_str_mv Costa, Iris Elisabeth Tempel
Aragón de Nevado, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino fundamental
Pedagogical architecture
Technologies of information and communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical architecture
Technologies of information and communication
description O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35722
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795179
url http://hdl.handle.net/10183/35722
identifier_str_mv 000795179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/1/000795179.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/2/000795179.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/3/000795179.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23da8bd50da0f65daaa88f0a8576186e
b46cda5c06fa29c0699d96a3c5a2fc07
c6277d576a81bda05637546e42ab6f02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419192864768