Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35722 |
Resumo: | O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_a4e1d3616e4ddb55852d0851552c1e7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35722 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Diehl, KátiaCosta, Iris Elisabeth TempelAragón de Nevado, Rosane2011-12-20T01:19:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/35722000795179O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem.The present work searchs to tell and to analyze mine practical professor during the supervised curricular period of training, carried through in the period of 12 of April of 2010 to the 16 of June of 2010, in a public school of the state net of basic education of Porto Alegre, Rio Grande Do Sul. The main objective is to present the circumstances and the context of a pedagogical experience based on the combination of strategies, dynamic of groups, softwares educational and tools of support to the cooperation aiming at to the construction and the aiding of the learning, thus evidencing a Pedagogical Architecture. This work questions and reflects on the acceptance of the Technologies of Information and Communication (TICs) in the pertaining to school community, on its productive possibilities and a series of obstacles and difficulties that had appeared during the implantation and use of the Technologies of Information and Communication (TICs) in a public school. In the analysis of the facts if it makes evident how much practical of regency of classroom anchored in a Pedagogical Architecture, it renews the environment pertaining to school, it breaches with traditional paradigms and it considers to the pupil an active paper, reflective and creative during the education process/learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalPedagogical architectureTechnologies of information and communicationAnálise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795179.pdf000795179.pdfTexto completoapplication/pdf1648196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/1/000795179.pdf23da8bd50da0f65daaa88f0a8576186eMD51TEXT000795179.pdf.txt000795179.pdf.txtExtracted Texttext/plain73127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/2/000795179.pdf.txtb46cda5c06fa29c0699d96a3c5a2fc07MD52THUMBNAIL000795179.pdf.jpg000795179.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/3/000795179.pdf.jpgc6277d576a81bda05637546e42ab6f02MD5310183/357222018-10-08 09:30:51.462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35722Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental |
title |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental |
spellingShingle |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental Diehl, Kátia Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Pedagogical architecture Technologies of information and communication |
title_short |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental |
title_full |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental |
title_sort |
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental |
author |
Diehl, Kátia |
author_facet |
Diehl, Kátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diehl, Kátia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Iris Elisabeth Tempel |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane |
contributor_str_mv |
Costa, Iris Elisabeth Tempel Aragón de Nevado, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino fundamental Pedagogical architecture Technologies of information and communication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical architecture Technologies of information and communication |
description |
O presente trabalho busca relatar e analisar minha prática docente durante o estágio curricular supervisionado, realizado no período de 12 de abril de 2010 à 16 de junho de 2010, em uma escola pública da rede estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é apresentar as circunstâncias e o contexto de uma experiência pedagógica fundamentada na combinação de estratégias, dinâmicas de grupos, softwares educacionais e ferramentas de apoio à cooperação visando à construção e o favorecimento da aprendizagem, evidenciando assim uma Arquitetura Pedagógica. Este trabalho questiona e reflete sobre a aceitação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na comunidade escolar, sobre suas possibilidades produtivas e sobre uma série de obstáculos e dificuldades que surgiram durante a implantação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em uma escola pública. Na análise dos fatos se faz evidente o quanto a prática de regência de classe ancorada em uma Arquitetura Pedagógica, renova o ambiente escolar, rompe com paradigmas tradicionais e propõe ao aluno um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35722 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795179 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35722 |
identifier_str_mv |
000795179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/1/000795179.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/2/000795179.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35722/3/000795179.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23da8bd50da0f65daaa88f0a8576186e b46cda5c06fa29c0699d96a3c5a2fc07 c6277d576a81bda05637546e42ab6f02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419192864768 |