O ensino das etapas do processo de enfermagem : revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85456 |
Resumo: | Objetivo: analisar a literatura nacional sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem. Método: revisão integrativa, com a questão << Qual a produção científica nacional existente sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem? >> nas bases LILACS e MEDLINE. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as informações: título, periódico, ano, objetivos, tipo de estudo, local de publicação, etapa do PE e resultados. A amostra foi composta de 19 artigos em Português e Inglês, organizados em figuras e discutidos conforme a literatura. Resultados: 12 artigos abordaram a etapa de investigação; quatro, o diagnóstico de enfermagem; dois, todas as etapas e um a etapa de intervenções de enfermagem. Conclusão: o número de publicações brasileiras ainda é escasso e a maioria está direcionada ao ensino da etapa de investigação. Assim, há necessidade de mais estudos para subsidiar a prática educativa, que refletirá na qualidade da assistência de enfermagem. |
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Luzia, Melissa de FreitasCosta, Francine Melo daLucena, Amália de Fátima2014-01-10T01:53:22Z20131981-8963http://hdl.handle.net/10183/85456000908779Objetivo: analisar a literatura nacional sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem. Método: revisão integrativa, com a questão << Qual a produção científica nacional existente sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem? >> nas bases LILACS e MEDLINE. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as informações: título, periódico, ano, objetivos, tipo de estudo, local de publicação, etapa do PE e resultados. A amostra foi composta de 19 artigos em Português e Inglês, organizados em figuras e discutidos conforme a literatura. Resultados: 12 artigos abordaram a etapa de investigação; quatro, o diagnóstico de enfermagem; dois, todas as etapas e um a etapa de intervenções de enfermagem. Conclusão: o número de publicações brasileiras ainda é escasso e a maioria está direcionada ao ensino da etapa de investigação. Assim, há necessidade de mais estudos para subsidiar a prática educativa, que refletirá na qualidade da assistência de enfermagem.Objective: To analyze the national literature about the teaching the steps of the Nursing Process. Method: an integrative review, with the issue << What is the existing national scientific production about the teaching of steps of the Nursing Process? >> in databases LILACS and MEDLINE. To collect data it was used an instrument containing the information: title, journal, year, objectives, study type, place of publication, stage of the Nursing Process and results. The sample consisted of 19 articles in Portuguese and English, organized into figures and discussed according to the literature. Results: 12 articles addressed the investigation stage, four, the nursing diagnosis, two, all stages and one, the stage of nursing interventions. Conclusion: The number of Brazilian publications is still scarce and most are directed to teaching the investigative stage. Thus, there is need for more studies to support educational practices those will reflect on the quality of nursing care.Objetivo: analizar la literatura nacional acerca de la enseñanza de los pasos del Proceso de Enfermería. Método: revisión integradora, con la cuestión << ¿Cuál es la producción científica nacional existente acerca de la enseñanza de las etapas del Proceso de Enfermería? >> en las bases LILACS y MEDLINE. Para recoger los datos se utilizó un instrumento que contiene la información: título, periódico, año, objetivos, tipo de estudio, lugar de publicación, la etapa del Proceso de Enfermería y los resultados. La muestra estuvo compuesta por 19 artículos en portugués e inglés, organizados en figuras y discutidos de acuerdo con la literatura. Resultados: 12 artículos abordaran la etapa de investigación; cuatro, el diagnóstico de enfermería; dos, todas las etapas y uno, el estado de las intervenciones de enfermería. Conclusión: el número de publicaciones brasileñas es aún escaso y la mayoría está dirigida a la enseñanza de la etapa de investigación. Por lo tanto, existe la necesidad de más estudios para apoyar las prácticas educativas, que refletarán la calidad de los cuidados de enfermería.application/pdfporRevista de Enfermagem UFPE On Line. Recife: UFPE, 2007-. Vol. 7, n. 11 esp (nov. 2013), p. 6678-6687Processos de enfermagemEducação em enfermagemNursing processesTeachingLearningProcesos de enfermeríaLa enseñanzaEl aprendizajeO ensino das etapas do processo de enfermagem : revisão integrativaThe teaching of nursing process steps : an integrative reviewLa enseñanza de las fases del proceso de enfermería : revisión integradorainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000908779.pdf000908779.pdfTexto completoapplication/pdf539632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85456/1/000908779.pdfd5f94fc82dd95029848db7983659a2b1MD51TEXT000908779.pdf.txt000908779.pdf.txtExtracted Texttext/plain50135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85456/2/000908779.pdf.txt1de73fc01612f37c357772ec4db0b59dMD52THUMBNAIL000908779.pdf.jpg000908779.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85456/3/000908779.pdf.jpg37934feb7146b8039d56186628794c71MD5310183/854562023-03-31 03:24:36.247354oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:24:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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