O ensino das etapas do processo de enfermagem : revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luzia, Melissa de Freitas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Francine Melo da, Lucena, Amália de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85456
Resumo: Objetivo: analisar a literatura nacional sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem. Método: revisão integrativa, com a questão << Qual a produção científica nacional existente sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem? >> nas bases LILACS e MEDLINE. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as informações: título, periódico, ano, objetivos, tipo de estudo, local de publicação, etapa do PE e resultados. A amostra foi composta de 19 artigos em Português e Inglês, organizados em figuras e discutidos conforme a literatura. Resultados: 12 artigos abordaram a etapa de investigação; quatro, o diagnóstico de enfermagem; dois, todas as etapas e um a etapa de intervenções de enfermagem. Conclusão: o número de publicações brasileiras ainda é escasso e a maioria está direcionada ao ensino da etapa de investigação. Assim, há necessidade de mais estudos para subsidiar a prática educativa, que refletirá na qualidade da assistência de enfermagem.
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