Família na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151525 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físico; falta de envolvimento e participação da maioria das famílias; desinteresse, e desrespeito de parcela dos educandos; falta de participação coletiva nas decisões; baixa autoestima dos educandos; preocupação com o aumento da violência e a falta de segurança no entorno da escola; aumento no número de alunos com necessidades educativas especiais. Superar essas dificuldades cortejou um Projeto de Intervenção focado na relação Família-Escola, tema este discutido amplamente pelo coletivo da escola. Mais do que isso, o plano de intervenção teve sua atuação metodológica pautada pela pesquisa-ação e se realizou durante o período de dezembro de 2014 a início de junho de 2015 com o propósito de a médio ou longo prazo modificarmos o cenário atual. Este plano tem como principal objetivo implementar a participação da família no interior da Escola, construir uma gestão democrática focada na participação efetiva das famílias nos diferentes espaços do contexto escolar. |
id |
UFRGS-2_7abdaa2d725e0fcf38e751ad76f70699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151525 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandeira, Carla dos SantosMartins, Ivam Martins de2017-02-11T02:24:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151525001009322O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físico; falta de envolvimento e participação da maioria das famílias; desinteresse, e desrespeito de parcela dos educandos; falta de participação coletiva nas decisões; baixa autoestima dos educandos; preocupação com o aumento da violência e a falta de segurança no entorno da escola; aumento no número de alunos com necessidades educativas especiais. Superar essas dificuldades cortejou um Projeto de Intervenção focado na relação Família-Escola, tema este discutido amplamente pelo coletivo da escola. Mais do que isso, o plano de intervenção teve sua atuação metodológica pautada pela pesquisa-ação e se realizou durante o período de dezembro de 2014 a início de junho de 2015 com o propósito de a médio ou longo prazo modificarmos o cenário atual. Este plano tem como principal objetivo implementar a participação da família no interior da Escola, construir uma gestão democrática focada na participação efetiva das famílias nos diferentes espaços do contexto escolar.application/pdfporFamíliaEscolaParticipaçãoGestão democráticaAlunoFamília na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009322.pdf001009322.pdfTexto completoapplication/pdf261109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/1/001009322.pdfdf5b0eb14ec38b01a423b205c9ef707eMD51TEXT001009322.pdf.txt001009322.pdf.txtExtracted Texttext/plain75827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/2/001009322.pdf.txt6680478645834a570461d88dfa939d56MD5210183/1515252017-02-12 02:21:55.786387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151525Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Família na escola |
title |
Família na escola |
spellingShingle |
Família na escola Bandeira, Carla dos Santos Família Escola Participação Gestão democrática Aluno |
title_short |
Família na escola |
title_full |
Família na escola |
title_fullStr |
Família na escola |
title_full_unstemmed |
Família na escola |
title_sort |
Família na escola |
author |
Bandeira, Carla dos Santos |
author_facet |
Bandeira, Carla dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Carla dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
contributor_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Escola Participação Gestão democrática Aluno |
topic |
Família Escola Participação Gestão democrática Aluno |
description |
O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físico; falta de envolvimento e participação da maioria das famílias; desinteresse, e desrespeito de parcela dos educandos; falta de participação coletiva nas decisões; baixa autoestima dos educandos; preocupação com o aumento da violência e a falta de segurança no entorno da escola; aumento no número de alunos com necessidades educativas especiais. Superar essas dificuldades cortejou um Projeto de Intervenção focado na relação Família-Escola, tema este discutido amplamente pelo coletivo da escola. Mais do que isso, o plano de intervenção teve sua atuação metodológica pautada pela pesquisa-ação e se realizou durante o período de dezembro de 2014 a início de junho de 2015 com o propósito de a médio ou longo prazo modificarmos o cenário atual. Este plano tem como principal objetivo implementar a participação da família no interior da Escola, construir uma gestão democrática focada na participação efetiva das famílias nos diferentes espaços do contexto escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:24:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151525 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009322 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151525 |
identifier_str_mv |
001009322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/1/001009322.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/2/001009322.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df5b0eb14ec38b01a423b205c9ef707e 6680478645834a570461d88dfa939d56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187462553600 |