Família na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Carla dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151525
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físico; falta de envolvimento e participação da maioria das famílias; desinteresse, e desrespeito de parcela dos educandos; falta de participação coletiva nas decisões; baixa autoestima dos educandos; preocupação com o aumento da violência e a falta de segurança no entorno da escola; aumento no número de alunos com necessidades educativas especiais. Superar essas dificuldades cortejou um Projeto de Intervenção focado na relação Família-Escola, tema este discutido amplamente pelo coletivo da escola. Mais do que isso, o plano de intervenção teve sua atuação metodológica pautada pela pesquisa-ação e se realizou durante o período de dezembro de 2014 a início de junho de 2015 com o propósito de a médio ou longo prazo modificarmos o cenário atual. Este plano tem como principal objetivo implementar a participação da família no interior da Escola, construir uma gestão democrática focada na participação efetiva das famílias nos diferentes espaços do contexto escolar.
id UFRGS-2_7abdaa2d725e0fcf38e751ad76f70699
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151525
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bandeira, Carla dos SantosMartins, Ivam Martins de2017-02-11T02:24:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151525001009322O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físico; falta de envolvimento e participação da maioria das famílias; desinteresse, e desrespeito de parcela dos educandos; falta de participação coletiva nas decisões; baixa autoestima dos educandos; preocupação com o aumento da violência e a falta de segurança no entorno da escola; aumento no número de alunos com necessidades educativas especiais. Superar essas dificuldades cortejou um Projeto de Intervenção focado na relação Família-Escola, tema este discutido amplamente pelo coletivo da escola. Mais do que isso, o plano de intervenção teve sua atuação metodológica pautada pela pesquisa-ação e se realizou durante o período de dezembro de 2014 a início de junho de 2015 com o propósito de a médio ou longo prazo modificarmos o cenário atual. Este plano tem como principal objetivo implementar a participação da família no interior da Escola, construir uma gestão democrática focada na participação efetiva das famílias nos diferentes espaços do contexto escolar.application/pdfporFamíliaEscolaParticipaçãoGestão democráticaAlunoFamília na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009322.pdf001009322.pdfTexto completoapplication/pdf261109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/1/001009322.pdfdf5b0eb14ec38b01a423b205c9ef707eMD51TEXT001009322.pdf.txt001009322.pdf.txtExtracted Texttext/plain75827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/2/001009322.pdf.txt6680478645834a570461d88dfa939d56MD5210183/1515252017-02-12 02:21:55.786387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151525Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família na escola
title Família na escola
spellingShingle Família na escola
Bandeira, Carla dos Santos
Família
Escola
Participação
Gestão democrática
Aluno
title_short Família na escola
title_full Família na escola
title_fullStr Família na escola
title_full_unstemmed Família na escola
title_sort Família na escola
author Bandeira, Carla dos Santos
author_facet Bandeira, Carla dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Carla dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ivam Martins de
contributor_str_mv Martins, Ivam Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Participação
Gestão democrática
Aluno
topic Família
Escola
Participação
Gestão democrática
Aluno
description O presente trabalho apresenta uma análise do projeto de intervenção que teve como foco a família e a gestão escolar. A escolha deste tema está diretamente relacionada com a proposta deste curso de gestão escolar, em que o principal objetivo foi o de implementar e qualificar a gestão democrática na escola pública. O campo de intervenção foi uma Escola de Ensino Fundamental do sistema municipal de Porto Alegre, onde nos últimos anos temos enfrentado problemas tais como: degradação do espaço físico; falta de envolvimento e participação da maioria das famílias; desinteresse, e desrespeito de parcela dos educandos; falta de participação coletiva nas decisões; baixa autoestima dos educandos; preocupação com o aumento da violência e a falta de segurança no entorno da escola; aumento no número de alunos com necessidades educativas especiais. Superar essas dificuldades cortejou um Projeto de Intervenção focado na relação Família-Escola, tema este discutido amplamente pelo coletivo da escola. Mais do que isso, o plano de intervenção teve sua atuação metodológica pautada pela pesquisa-ação e se realizou durante o período de dezembro de 2014 a início de junho de 2015 com o propósito de a médio ou longo prazo modificarmos o cenário atual. Este plano tem como principal objetivo implementar a participação da família no interior da Escola, construir uma gestão democrática focada na participação efetiva das famílias nos diferentes espaços do contexto escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:24:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151525
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009322
url http://hdl.handle.net/10183/151525
identifier_str_mv 001009322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/1/001009322.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151525/2/001009322.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv df5b0eb14ec38b01a423b205c9ef707e
6680478645834a570461d88dfa939d56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447187462553600