O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173934 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é apresentar o método de história de vida e discutir suas possibilidades de uso em estudos organizacionais. O estudo traz o histórico da utilização da metodologia, seus fundamentos e conceitos, permitindo ao leitor o entendimento das premissas e possibilidades da utilização do método. A utilização da história de vida nesse estudo surgiu como metodologia adequada para compreender os saberes desenvolvidos nas práticas de trabalho e nas trajetórias de vida de um grupo de cinegrafistas de uma emissora de televisão. Além das entrevistas em profundidade, utilizou-se vídeos de matérias trazidos pelos próprios entrevistados, para que eles pudessem contar sobre suas experiências a partir de uma situação real e visível. A descrição do cotidiano de trabalho dos cinegrafistas entrevistados permitiu entender a relação entre os saberes constituídos e a (re) produção das práticas e seus processos de aprendizagem, sinalizando que os saberes são complexos e estão vinculados a uma rede de práticas. Quanto ao método, essa pesquisa permitiu visualizar as histórias de vida como uma possibilidade de forma de investigação nos estudos organizacionais, permitindo ao pesquisador voltar seu olhar a uma dimensão individual que o leva para o entendimento do social respeitando as singularidades dos participantes da pesquisa. |
id |
UFRGS-2_7abe144182ef616d832389ef8496fe5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173934 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferrazza, Dayane ScopelAntonello, Cláudia Simone2018-03-27T02:31:36Z20171679-1827http://hdl.handle.net/10183/173934001061602O objetivo dessa pesquisa é apresentar o método de história de vida e discutir suas possibilidades de uso em estudos organizacionais. O estudo traz o histórico da utilização da metodologia, seus fundamentos e conceitos, permitindo ao leitor o entendimento das premissas e possibilidades da utilização do método. A utilização da história de vida nesse estudo surgiu como metodologia adequada para compreender os saberes desenvolvidos nas práticas de trabalho e nas trajetórias de vida de um grupo de cinegrafistas de uma emissora de televisão. Além das entrevistas em profundidade, utilizou-se vídeos de matérias trazidos pelos próprios entrevistados, para que eles pudessem contar sobre suas experiências a partir de uma situação real e visível. A descrição do cotidiano de trabalho dos cinegrafistas entrevistados permitiu entender a relação entre os saberes constituídos e a (re) produção das práticas e seus processos de aprendizagem, sinalizando que os saberes são complexos e estão vinculados a uma rede de práticas. Quanto ao método, essa pesquisa permitiu visualizar as histórias de vida como uma possibilidade de forma de investigação nos estudos organizacionais, permitindo ao pesquisador voltar seu olhar a uma dimensão individual que o leva para o entendimento do social respeitando as singularidades dos participantes da pesquisa.The intent of this research is to present the life story method and to discuss the possibilities of its use in organizational studies. This study discusses the history of the methodology, along with its fundamentals and concepts, thus allowing the reader to understand the premises and possibilities of using the method. The use of life story in this study emerged as a proper methodology to understand the knowledge developed in the work practices and life trajectories of a group of cameramen from a television station. In addition to the in-depth interviews, videos of stories brought by the interviewees were used, so that they could narrate their experiences from a real and visible situation. The description of the daily work of the cameramen allowed viewers to understand the relationship between their ideas, methods, and learning processes, proving that the knowledge is complex and linked to a network of practices. This research allowed the visualization of life stories as an overall society, forming an investigation in organizational studies. The investigation allowed the researcher to turn his attention to each individual, leading him to the overall understanding of society, while respecting the singularities of the participants of the research.application/pdfporGestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional [recurso eletrônico]. Recife, PE. Vol. 15, n. 1 (2017), p. 22-36Estudos organizacionaisAprendizagem baseada em práticasAprendizagem organizacionalHistoria de vida : Pesquisa socialPractice-based learningOrganizational learningCameramanResearch strategyLife's storyO método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizaçõesThe life story method : contributions to the understanding of learning processes in organizationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061602.pdf001061602.pdfTexto completoapplication/pdf477860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173934/1/001061602.pdfc137cc678555b7ea1f549905c60d0a11MD51TEXT001061602.pdf.txt001061602.pdf.txtExtracted Texttext/plain74399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173934/2/001061602.pdf.txt9b17ce521c1e1872b91f1661096de3a1MD52THUMBNAIL001061602.pdf.jpg001061602.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173934/3/001061602.pdf.jpg4198ac0be2a8d3bda5641eac30f86f77MD5310183/1739342018-10-16 09:34:08.704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:34:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The life story method : contributions to the understanding of learning processes in organizations |
title |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações |
spellingShingle |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações Ferrazza, Dayane Scopel Estudos organizacionais Aprendizagem baseada em práticas Aprendizagem organizacional Historia de vida : Pesquisa social Practice-based learning Organizational learning Cameraman Research strategy Life's story |
title_short |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações |
title_full |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações |
title_fullStr |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações |
title_full_unstemmed |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações |
title_sort |
O método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizações |
author |
Ferrazza, Dayane Scopel |
author_facet |
Ferrazza, Dayane Scopel Antonello, Cláudia Simone |
author_role |
author |
author2 |
Antonello, Cláudia Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrazza, Dayane Scopel Antonello, Cláudia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos organizacionais Aprendizagem baseada em práticas Aprendizagem organizacional Historia de vida : Pesquisa social |
topic |
Estudos organizacionais Aprendizagem baseada em práticas Aprendizagem organizacional Historia de vida : Pesquisa social Practice-based learning Organizational learning Cameraman Research strategy Life's story |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Practice-based learning Organizational learning Cameraman Research strategy Life's story |
description |
O objetivo dessa pesquisa é apresentar o método de história de vida e discutir suas possibilidades de uso em estudos organizacionais. O estudo traz o histórico da utilização da metodologia, seus fundamentos e conceitos, permitindo ao leitor o entendimento das premissas e possibilidades da utilização do método. A utilização da história de vida nesse estudo surgiu como metodologia adequada para compreender os saberes desenvolvidos nas práticas de trabalho e nas trajetórias de vida de um grupo de cinegrafistas de uma emissora de televisão. Além das entrevistas em profundidade, utilizou-se vídeos de matérias trazidos pelos próprios entrevistados, para que eles pudessem contar sobre suas experiências a partir de uma situação real e visível. A descrição do cotidiano de trabalho dos cinegrafistas entrevistados permitiu entender a relação entre os saberes constituídos e a (re) produção das práticas e seus processos de aprendizagem, sinalizando que os saberes são complexos e estão vinculados a uma rede de práticas. Quanto ao método, essa pesquisa permitiu visualizar as histórias de vida como uma possibilidade de forma de investigação nos estudos organizacionais, permitindo ao pesquisador voltar seu olhar a uma dimensão individual que o leva para o entendimento do social respeitando as singularidades dos participantes da pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-27T02:31:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173934 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1827 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061602 |
identifier_str_mv |
1679-1827 001061602 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional [recurso eletrônico]. Recife, PE. Vol. 15, n. 1 (2017), p. 22-36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173934/1/001061602.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173934/2/001061602.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173934/3/001061602.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c137cc678555b7ea1f549905c60d0a11 9b17ce521c1e1872b91f1661096de3a1 4198ac0be2a8d3bda5641eac30f86f77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447657884155904 |