Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sabrina Silveira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231939
Resumo: A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do Movimento Sem Terra (MST). A mesma possui como principal projeto o Clube de Ciências Saberes do Campo (CCSC), que está em atividade desde o ano de 2016, e foi investigado neste trabalho através de uma pesquisa de estudo de campo, com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados da pesquisa nos trazem quais conteúdos foram mais relevantes para os educandos participantes deste Clube de Ciências durante o período de 2016 a 2019. Esta pesquisa realizou ainda, um levantamento bibliográfico da inserção da Educação do/no Campo de Nova Santa Rita a partir de 2013 e seu contexto histórico. Os participantes da pesquisa foram doze educandos do pré-escolar II e primeiro ano que responderam um questionário com questões abertas e fechadas em escala do tipo Likert, dezenove educandos do segundo ao quinto ano, que responderam um questionário de dez questões (seis questões abertas, duas questões fechadas e uma de múltipla escolha), seis educadoras e doze familiares que participaram de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada Análise Textual Discursiva (ATD) seguindo os padrões exigidos pelo método conforme Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados revelaram a importância das atividades do Clube de Ciências para os educandos da escola em estudo, onde os mesmos usam os conhecimentos do Clube em suas casas, com seus familiares buscando a preservação da saúde e do meio ambiente, como também levando informações e questionamentos relacionando aos conteúdos escolares ao meio em que vivem. Também foi possível observar que o Clube de Ciências Saberes do Campo dialoga com a Educação do Campo, Educação em Ciências e a Aprendizagem Significativa se distanciando do engessamento proporcionado pelos livros didáticos e buscando saberes para além dos muros da escola, contemplando conhecimentos que fazem sentido para a vida.
id URGS_23278d1628b22d4d1cfbaccf200c9483
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231939
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rosa, Sabrina Silveira daRobaina, Jose Vicente Lima2021-11-18T04:24:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/231939001133762A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do Movimento Sem Terra (MST). A mesma possui como principal projeto o Clube de Ciências Saberes do Campo (CCSC), que está em atividade desde o ano de 2016, e foi investigado neste trabalho através de uma pesquisa de estudo de campo, com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados da pesquisa nos trazem quais conteúdos foram mais relevantes para os educandos participantes deste Clube de Ciências durante o período de 2016 a 2019. Esta pesquisa realizou ainda, um levantamento bibliográfico da inserção da Educação do/no Campo de Nova Santa Rita a partir de 2013 e seu contexto histórico. Os participantes da pesquisa foram doze educandos do pré-escolar II e primeiro ano que responderam um questionário com questões abertas e fechadas em escala do tipo Likert, dezenove educandos do segundo ao quinto ano, que responderam um questionário de dez questões (seis questões abertas, duas questões fechadas e uma de múltipla escolha), seis educadoras e doze familiares que participaram de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada Análise Textual Discursiva (ATD) seguindo os padrões exigidos pelo método conforme Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados revelaram a importância das atividades do Clube de Ciências para os educandos da escola em estudo, onde os mesmos usam os conhecimentos do Clube em suas casas, com seus familiares buscando a preservação da saúde e do meio ambiente, como também levando informações e questionamentos relacionando aos conteúdos escolares ao meio em que vivem. Também foi possível observar que o Clube de Ciências Saberes do Campo dialoga com a Educação do Campo, Educação em Ciências e a Aprendizagem Significativa se distanciando do engessamento proporcionado pelos livros didáticos e buscando saberes para além dos muros da escola, contemplando conhecimentos que fazem sentido para a vida.The research of this dissertation took place in a municipal school area of initial grades, which serves 75 full-time students with multigrade classes that are located on the settlement of the Movimento Sem Terra (MST). The main project of its activities is the Saberes do Campo Science Club which has been active for over three years and was investigated in this Project through a field study research with a qualitative and exploratory approach. The research data shows us which contents were most relevant for students participating in this Science Club from 2016 to 2019. The research also carried out a bibliographic analysis of rural education insertion in Nova Santa Rita from 2013 and its historical context. The research participants were twelve kindergarten and first-grade students who answered a questionnaire with open and closed questions on a Likert scale, nineteen students from second to fifth grade who answered a questionnaire with ten questions, five open and five closed questions, six educators, and twelve family members who participated in a semi-structured interview. For data analysis, we applied Textual Discourse Analysis (TDA) following the standards required by the method according to Moraes and Galiazzi (2016). The results revealed the importance of the activities of the Science Club for the students of the school understudy where they use the knowledge of the Club in their homes with their families seeking the preservation of health and the environment, as well as, taking information and questions relating school content to the environment in which they live. The research data also showed that the Saberes do Campo Science Club dialogues with Field Education, Science Education, and Meaningful Learning, breaking free from the textbooks' immobility and seeking knowledge beyond the school walls contemplating insights that makes sense for life.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação do campoAprendizagem significativaField educationScience clubScience educationMeaningful learningClube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133762.pdf.txt001133762.pdf.txtExtracted Texttext/plain529471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231939/2/001133762.pdf.txte945222a14e4409d8f119d9a11436747MD52ORIGINAL001133762.pdfTexto completoapplication/pdf9116890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231939/1/001133762.pdf360df4db07c251a2452a3253619ecf09MD5110183/2319392021-11-20 05:53:49.568295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
title Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
spellingShingle Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
Rosa, Sabrina Silveira da
Ensino de ciências
Educação do campo
Aprendizagem significativa
Field education
Science club
Science education
Meaningful learning
title_short Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
title_full Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
title_fullStr Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
title_sort Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
author Rosa, Sabrina Silveira da
author_facet Rosa, Sabrina Silveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sabrina Silveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Educação do campo
Aprendizagem significativa
topic Ensino de ciências
Educação do campo
Aprendizagem significativa
Field education
Science club
Science education
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Field education
Science club
Science education
Meaningful learning
description A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do Movimento Sem Terra (MST). A mesma possui como principal projeto o Clube de Ciências Saberes do Campo (CCSC), que está em atividade desde o ano de 2016, e foi investigado neste trabalho através de uma pesquisa de estudo de campo, com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados da pesquisa nos trazem quais conteúdos foram mais relevantes para os educandos participantes deste Clube de Ciências durante o período de 2016 a 2019. Esta pesquisa realizou ainda, um levantamento bibliográfico da inserção da Educação do/no Campo de Nova Santa Rita a partir de 2013 e seu contexto histórico. Os participantes da pesquisa foram doze educandos do pré-escolar II e primeiro ano que responderam um questionário com questões abertas e fechadas em escala do tipo Likert, dezenove educandos do segundo ao quinto ano, que responderam um questionário de dez questões (seis questões abertas, duas questões fechadas e uma de múltipla escolha), seis educadoras e doze familiares que participaram de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada Análise Textual Discursiva (ATD) seguindo os padrões exigidos pelo método conforme Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados revelaram a importância das atividades do Clube de Ciências para os educandos da escola em estudo, onde os mesmos usam os conhecimentos do Clube em suas casas, com seus familiares buscando a preservação da saúde e do meio ambiente, como também levando informações e questionamentos relacionando aos conteúdos escolares ao meio em que vivem. Também foi possível observar que o Clube de Ciências Saberes do Campo dialoga com a Educação do Campo, Educação em Ciências e a Aprendizagem Significativa se distanciando do engessamento proporcionado pelos livros didáticos e buscando saberes para além dos muros da escola, contemplando conhecimentos que fazem sentido para a vida.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-18T04:24:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231939
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133762
url http://hdl.handle.net/10183/231939
identifier_str_mv 001133762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231939/2/001133762.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231939/1/001133762.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e945222a14e4409d8f119d9a11436747
360df4db07c251a2452a3253619ecf09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085568061636608