Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193869 |
Resumo: | As práticas pedagógicas disponibilizadas no campo da saúde, o protagonista, na maioria delas, é o profissional da enfermagem. O objetivo geral é conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas do Programa Saúde na Escola (PSE) em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, observação direta com coleta de fontes primárias e pesquisa documental. O campo da pesquisa foi constituído pelo ambiente pedagógico da escola de educação infantil e profissionais de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que tem a instituição como referência básica. A coleta das informações na pesquisa aconteceu a partir de entrevista semiestruturada, com os profissionais da área da saúde e da educação que realizam as atividades do PSE na escola em estudo. Os resultados da pesquisa revelam que existe uma boa comunicação entre os profissionais que atuam na escola de educação infantil estudada, porém as relações entre as duas áreas não se dão em conjunto, quando se trata de formular as ações do PSE. Há, portanto, ações interativas entre os educadores das escolas e profissionais das unidades de saúde, contudo, para práticas pedagógicas mais qualificadas e resolutivas requerem-se situações de interatividade efetivas e eficazes, quando se fala da elaboração do planejamento, organização, direção, controle, execução e avaliação das ações do PSE, bem como profissionais da educação e da saúde comprometidos entre si e com a comunidade escolar e familiares dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_7cbca5f86fd4ef59a4cb1624e2065b6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Camila Silva daPaixão, Dilmar Xavier da2019-05-04T02:36:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/193869001089072As práticas pedagógicas disponibilizadas no campo da saúde, o protagonista, na maioria delas, é o profissional da enfermagem. O objetivo geral é conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas do Programa Saúde na Escola (PSE) em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, observação direta com coleta de fontes primárias e pesquisa documental. O campo da pesquisa foi constituído pelo ambiente pedagógico da escola de educação infantil e profissionais de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que tem a instituição como referência básica. A coleta das informações na pesquisa aconteceu a partir de entrevista semiestruturada, com os profissionais da área da saúde e da educação que realizam as atividades do PSE na escola em estudo. Os resultados da pesquisa revelam que existe uma boa comunicação entre os profissionais que atuam na escola de educação infantil estudada, porém as relações entre as duas áreas não se dão em conjunto, quando se trata de formular as ações do PSE. Há, portanto, ações interativas entre os educadores das escolas e profissionais das unidades de saúde, contudo, para práticas pedagógicas mais qualificadas e resolutivas requerem-se situações de interatividade efetivas e eficazes, quando se fala da elaboração do planejamento, organização, direção, controle, execução e avaliação das ações do PSE, bem como profissionais da educação e da saúde comprometidos entre si e com a comunidade escolar e familiares dos estudantes.application/pdfporEducação em saúde : MétodosEducação infantil : SaúdePráticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2018Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089072.pdf.txt001089072.pdf.txtExtracted Texttext/plain134815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/2/001089072.pdf.txteb2cd0612470c1b1bc1a9dc3ae36205aMD52ORIGINAL001089072.pdfTexto completoapplication/pdf709665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/1/001089072.pdfe44b20c5b49c3fd06ee070183c39d579MD5110183/1938692019-05-05 02:33:35.435088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-05T05:33:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades |
title |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades Silva, Camila Silva da Educação em saúde : Métodos Educação infantil : Saúde |
title_short |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades |
title_full |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades |
title_sort |
Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades |
author |
Silva, Camila Silva da |
author_facet |
Silva, Camila Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paixão, Dilmar Xavier da |
contributor_str_mv |
Paixão, Dilmar Xavier da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde : Métodos Educação infantil : Saúde |
topic |
Educação em saúde : Métodos Educação infantil : Saúde |
description |
As práticas pedagógicas disponibilizadas no campo da saúde, o protagonista, na maioria delas, é o profissional da enfermagem. O objetivo geral é conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas do Programa Saúde na Escola (PSE) em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, observação direta com coleta de fontes primárias e pesquisa documental. O campo da pesquisa foi constituído pelo ambiente pedagógico da escola de educação infantil e profissionais de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que tem a instituição como referência básica. A coleta das informações na pesquisa aconteceu a partir de entrevista semiestruturada, com os profissionais da área da saúde e da educação que realizam as atividades do PSE na escola em estudo. Os resultados da pesquisa revelam que existe uma boa comunicação entre os profissionais que atuam na escola de educação infantil estudada, porém as relações entre as duas áreas não se dão em conjunto, quando se trata de formular as ações do PSE. Há, portanto, ações interativas entre os educadores das escolas e profissionais das unidades de saúde, contudo, para práticas pedagógicas mais qualificadas e resolutivas requerem-se situações de interatividade efetivas e eficazes, quando se fala da elaboração do planejamento, organização, direção, controle, execução e avaliação das ações do PSE, bem como profissionais da educação e da saúde comprometidos entre si e com a comunidade escolar e familiares dos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-04T02:36:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193869 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001089072 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193869 |
identifier_str_mv |
001089072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/2/001089072.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/1/001089072.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb2cd0612470c1b1bc1a9dc3ae36205a e44b20c5b49c3fd06ee070183c39d579 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224573567369216 |