Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Silva da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193869
Resumo: As práticas pedagógicas disponibilizadas no campo da saúde, o protagonista, na maioria delas, é o profissional da enfermagem. O objetivo geral é conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas do Programa Saúde na Escola (PSE) em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, observação direta com coleta de fontes primárias e pesquisa documental. O campo da pesquisa foi constituído pelo ambiente pedagógico da escola de educação infantil e profissionais de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que tem a instituição como referência básica. A coleta das informações na pesquisa aconteceu a partir de entrevista semiestruturada, com os profissionais da área da saúde e da educação que realizam as atividades do PSE na escola em estudo. Os resultados da pesquisa revelam que existe uma boa comunicação entre os profissionais que atuam na escola de educação infantil estudada, porém as relações entre as duas áreas não se dão em conjunto, quando se trata de formular as ações do PSE. Há, portanto, ações interativas entre os educadores das escolas e profissionais das unidades de saúde, contudo, para práticas pedagógicas mais qualificadas e resolutivas requerem-se situações de interatividade efetivas e eficazes, quando se fala da elaboração do planejamento, organização, direção, controle, execução e avaliação das ações do PSE, bem como profissionais da educação e da saúde comprometidos entre si e com a comunidade escolar e familiares dos estudantes.
id UFRGS-2_7cbca5f86fd4ef59a4cb1624e2065b6a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Camila Silva daPaixão, Dilmar Xavier da2019-05-04T02:36:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/193869001089072As práticas pedagógicas disponibilizadas no campo da saúde, o protagonista, na maioria delas, é o profissional da enfermagem. O objetivo geral é conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas do Programa Saúde na Escola (PSE) em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, observação direta com coleta de fontes primárias e pesquisa documental. O campo da pesquisa foi constituído pelo ambiente pedagógico da escola de educação infantil e profissionais de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que tem a instituição como referência básica. A coleta das informações na pesquisa aconteceu a partir de entrevista semiestruturada, com os profissionais da área da saúde e da educação que realizam as atividades do PSE na escola em estudo. Os resultados da pesquisa revelam que existe uma boa comunicação entre os profissionais que atuam na escola de educação infantil estudada, porém as relações entre as duas áreas não se dão em conjunto, quando se trata de formular as ações do PSE. Há, portanto, ações interativas entre os educadores das escolas e profissionais das unidades de saúde, contudo, para práticas pedagógicas mais qualificadas e resolutivas requerem-se situações de interatividade efetivas e eficazes, quando se fala da elaboração do planejamento, organização, direção, controle, execução e avaliação das ações do PSE, bem como profissionais da educação e da saúde comprometidos entre si e com a comunidade escolar e familiares dos estudantes.application/pdfporEducação em saúde : MétodosEducação infantil : SaúdePráticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2018Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089072.pdf.txt001089072.pdf.txtExtracted Texttext/plain134815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/2/001089072.pdf.txteb2cd0612470c1b1bc1a9dc3ae36205aMD52ORIGINAL001089072.pdfTexto completoapplication/pdf709665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/1/001089072.pdfe44b20c5b49c3fd06ee070183c39d579MD5110183/1938692019-05-05 02:33:35.435088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-05T05:33:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
title Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
spellingShingle Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
Silva, Camila Silva da
Educação em saúde : Métodos
Educação infantil : Saúde
title_short Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
title_full Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
title_fullStr Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
title_sort Práticas pedagógicas de saúde em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira : aprendendo como método dialógico e suas interatividades
author Silva, Camila Silva da
author_facet Silva, Camila Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paixão, Dilmar Xavier da
contributor_str_mv Paixão, Dilmar Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde : Métodos
Educação infantil : Saúde
topic Educação em saúde : Métodos
Educação infantil : Saúde
description As práticas pedagógicas disponibilizadas no campo da saúde, o protagonista, na maioria delas, é o profissional da enfermagem. O objetivo geral é conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas do Programa Saúde na Escola (PSE) em uma escola de educação infantil da periferia de uma capital brasileira. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, observação direta com coleta de fontes primárias e pesquisa documental. O campo da pesquisa foi constituído pelo ambiente pedagógico da escola de educação infantil e profissionais de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que tem a instituição como referência básica. A coleta das informações na pesquisa aconteceu a partir de entrevista semiestruturada, com os profissionais da área da saúde e da educação que realizam as atividades do PSE na escola em estudo. Os resultados da pesquisa revelam que existe uma boa comunicação entre os profissionais que atuam na escola de educação infantil estudada, porém as relações entre as duas áreas não se dão em conjunto, quando se trata de formular as ações do PSE. Há, portanto, ações interativas entre os educadores das escolas e profissionais das unidades de saúde, contudo, para práticas pedagógicas mais qualificadas e resolutivas requerem-se situações de interatividade efetivas e eficazes, quando se fala da elaboração do planejamento, organização, direção, controle, execução e avaliação das ações do PSE, bem como profissionais da educação e da saúde comprometidos entre si e com a comunidade escolar e familiares dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-04T02:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089072
url http://hdl.handle.net/10183/193869
identifier_str_mv 001089072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/2/001089072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193869/1/001089072.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb2cd0612470c1b1bc1a9dc3ae36205a
e44b20c5b49c3fd06ee070183c39d579
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224573567369216