O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267346 |
Resumo: | Ao final do ano de 2019, uma doença, até então desconhecida em seres humanos, começa a se espalhar pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde declarou, em março de 2020, estado de contaminação à nível de pandemia. A maior parte da população mundial, incluindo o Brasil, passou a adotar medidas sanitárias específicas e de distanciamento social, o que afetou diversos setores da sociedade, especialmente a educação. Com a interrupção do ensino no período, foi adotado o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), em substituição temporária ao modelo presencial nas escolas. Neste trabalho é feita uma contextualização de alguns fatos envolvendo a pandemia no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul, relacionando os aos seus reflexos na educação brasileira e elencando características, diferenças da Educação à Distância e críticas do modelo emergencial de ensino, que evidenciou e intensificou as desigualdades sociais existentes entre os alunos. Por meio da análise de um questionário sobre desigualdades, aprendizado e o contexto da pandemia, é apresentado um estudo de caso em uma escola da cidade de Porto Alegre (RS), sobre as percepções de seus docentes sobre o tema. Os resultados se relacionam com a teoria de Pierre Bourdieu acerca da reprodução de desigualdades no contexto escolar. Buscou-se responder se a escola reproduziria desigualdades e se o contexto pandêmico teria as acentuado. At the end of 2019, a disease, up to then unknown to human beings, starts to spread across the world. On March 2020 the World Health Organization declared this outbreak a pandemic. Most of the globe population, Brazil included, came to adopt specific sanitary and social distancing measures, which affected many sectors, especially education. With the interruption of school during that time, brazillian government chose to take up the Emergency Remote Education (ERE), in temporary replacement for in person teaching. This paper contextualizes several facts regarding the Covid-19 pandemic in Brazil and, most specific, Rio Grande do Sul, detailing its effects on brazillian education. This paper also lists characteristics and unique features of remote education, as well as critics to the adopted emergency model, which both highlighted and intensified the existing social inequalities between students. Through the analysis of a questionnaire on inequalities and learning in a pandemic context, a case study carried out in a school in the city of Porto Alegre (RS) is presented about the perception of its teachers on the matter. The results are related to concepts of Pierre Bourdieu's theory about the reproduction of inequalities in the school context. This paper intends to answer if schools propagate inequalities and if the pandemic context accentuated them. |
id |
UFRGS-2_7da7a6cea384276fea878a231f244dae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267346 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Francielle RamosCaprara, Bernardo Mattes2023-11-21T03:31:29Z2023http://hdl.handle.net/10183/267346001188019Ao final do ano de 2019, uma doença, até então desconhecida em seres humanos, começa a se espalhar pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde declarou, em março de 2020, estado de contaminação à nível de pandemia. A maior parte da população mundial, incluindo o Brasil, passou a adotar medidas sanitárias específicas e de distanciamento social, o que afetou diversos setores da sociedade, especialmente a educação. Com a interrupção do ensino no período, foi adotado o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), em substituição temporária ao modelo presencial nas escolas. Neste trabalho é feita uma contextualização de alguns fatos envolvendo a pandemia no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul, relacionando os aos seus reflexos na educação brasileira e elencando características, diferenças da Educação à Distância e críticas do modelo emergencial de ensino, que evidenciou e intensificou as desigualdades sociais existentes entre os alunos. Por meio da análise de um questionário sobre desigualdades, aprendizado e o contexto da pandemia, é apresentado um estudo de caso em uma escola da cidade de Porto Alegre (RS), sobre as percepções de seus docentes sobre o tema. Os resultados se relacionam com a teoria de Pierre Bourdieu acerca da reprodução de desigualdades no contexto escolar. Buscou-se responder se a escola reproduziria desigualdades e se o contexto pandêmico teria as acentuado. At the end of 2019, a disease, up to then unknown to human beings, starts to spread across the world. On March 2020 the World Health Organization declared this outbreak a pandemic. Most of the globe population, Brazil included, came to adopt specific sanitary and social distancing measures, which affected many sectors, especially education. With the interruption of school during that time, brazillian government chose to take up the Emergency Remote Education (ERE), in temporary replacement for in person teaching. This paper contextualizes several facts regarding the Covid-19 pandemic in Brazil and, most specific, Rio Grande do Sul, detailing its effects on brazillian education. This paper also lists characteristics and unique features of remote education, as well as critics to the adopted emergency model, which both highlighted and intensified the existing social inequalities between students. Through the analysis of a questionnaire on inequalities and learning in a pandemic context, a case study carried out in a school in the city of Porto Alegre (RS) is presented about the perception of its teachers on the matter. The results are related to concepts of Pierre Bourdieu's theory about the reproduction of inequalities in the school context. This paper intends to answer if schools propagate inequalities and if the pandemic context accentuated them.application/pdfporSociologia da educaçãoEnsino Remoto Emergencial (ERE)PandemiasCOVID-19 (Doença)EscolaDesigualdadeEmergency Remote EducationPandemicSchoolInequalityO que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188019.pdf.txt001188019.pdf.txtExtracted Texttext/plain186870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267346/2/001188019.pdf.txtb30c35bc3faa0e2da1e37f1649b53f57MD52ORIGINAL001188019.pdfTexto completoapplication/pdf2113925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267346/1/001188019.pdf8c1492b36a31ae75aab4086eb6c986fbMD5110183/2673462024-09-29 06:43:00.000058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267346Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-29T09:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) |
title |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) |
spellingShingle |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) Ferreira, Francielle Ramos Sociologia da educação Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias COVID-19 (Doença) Escola Desigualdade Emergency Remote Education Pandemic School Inequality |
title_short |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) |
title_full |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) |
title_fullStr |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) |
title_full_unstemmed |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) |
title_sort |
O que ficou para trás? : percepções docentes sobre as desigualdades sociais durante o Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19 e no retorno ao ensino presencial em uma escola estadual de Porto Alegre (RS) |
author |
Ferreira, Francielle Ramos |
author_facet |
Ferreira, Francielle Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Francielle Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caprara, Bernardo Mattes |
contributor_str_mv |
Caprara, Bernardo Mattes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias COVID-19 (Doença) Escola Desigualdade |
topic |
Sociologia da educação Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemias COVID-19 (Doença) Escola Desigualdade Emergency Remote Education Pandemic School Inequality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Emergency Remote Education Pandemic School Inequality |
description |
Ao final do ano de 2019, uma doença, até então desconhecida em seres humanos, começa a se espalhar pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde declarou, em março de 2020, estado de contaminação à nível de pandemia. A maior parte da população mundial, incluindo o Brasil, passou a adotar medidas sanitárias específicas e de distanciamento social, o que afetou diversos setores da sociedade, especialmente a educação. Com a interrupção do ensino no período, foi adotado o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), em substituição temporária ao modelo presencial nas escolas. Neste trabalho é feita uma contextualização de alguns fatos envolvendo a pandemia no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul, relacionando os aos seus reflexos na educação brasileira e elencando características, diferenças da Educação à Distância e críticas do modelo emergencial de ensino, que evidenciou e intensificou as desigualdades sociais existentes entre os alunos. Por meio da análise de um questionário sobre desigualdades, aprendizado e o contexto da pandemia, é apresentado um estudo de caso em uma escola da cidade de Porto Alegre (RS), sobre as percepções de seus docentes sobre o tema. Os resultados se relacionam com a teoria de Pierre Bourdieu acerca da reprodução de desigualdades no contexto escolar. Buscou-se responder se a escola reproduziria desigualdades e se o contexto pandêmico teria as acentuado. At the end of 2019, a disease, up to then unknown to human beings, starts to spread across the world. On March 2020 the World Health Organization declared this outbreak a pandemic. Most of the globe population, Brazil included, came to adopt specific sanitary and social distancing measures, which affected many sectors, especially education. With the interruption of school during that time, brazillian government chose to take up the Emergency Remote Education (ERE), in temporary replacement for in person teaching. This paper contextualizes several facts regarding the Covid-19 pandemic in Brazil and, most specific, Rio Grande do Sul, detailing its effects on brazillian education. This paper also lists characteristics and unique features of remote education, as well as critics to the adopted emergency model, which both highlighted and intensified the existing social inequalities between students. Through the analysis of a questionnaire on inequalities and learning in a pandemic context, a case study carried out in a school in the city of Porto Alegre (RS) is presented about the perception of its teachers on the matter. The results are related to concepts of Pierre Bourdieu's theory about the reproduction of inequalities in the school context. This paper intends to answer if schools propagate inequalities and if the pandemic context accentuated them. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-21T03:31:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267346 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001188019 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267346 |
identifier_str_mv |
001188019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267346/2/001188019.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267346/1/001188019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b30c35bc3faa0e2da1e37f1649b53f57 8c1492b36a31ae75aab4086eb6c986fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447352414044160 |