Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262868 |
Resumo: | Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento. |
id |
UFRGS-2_7ddb9e0a1c879fc73dca325d728ecaad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Renata CezarNotare, Márcia Rodrigues2023-08-01T03:32:50Z20231850-9959http://hdl.handle.net/10183/262868001171677Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento.This article analyzes how students interact when inserted in a Virtual Learning Environment (VLE) that integrates the Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG) as features of GeoGebra (VMTwG), for the collaborative learning of Geometry. VMTwG allows students to solve problems collaboratively and for the teacher to follow the construction and collaboration process that took place during the resolution of the proposed activity. In order to analyze the collaboration processes between students at VMTwG and the learning of geometric concepts, qualitative research was carried out with undergraduate students in Mathematics during Emergency Remote Teaching in the discipline of Geometry I. Interactions in environment were analyzed in the light of the five-stage onlinelearning model, looking for clues that would show collaborative learning. The results show that the process of thinking together collaboratively provided an appropriation of geometric concepts by students, evidencing actions such as negotiations of meanings and shared construction of knowledge.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 98-109.Geometria dinâmicaAprendizagem da matemáticaAprendizagem colaborativaGeoGebra : SoftwareCollaborative dynamic geometryGeometry learningCollaborative learningGeoGebraVMTwGGeometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwGDynamic Geometry Collaborative : an analysis with the VMTwG environmentEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171677.pdf.txt001171677.pdf.txtExtracted Texttext/plain57813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/2/001171677.pdf.txt1e089105d2c63363d9d16e5bf861716dMD52ORIGINAL001171677.pdfTexto completoapplication/pdf713942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/1/001171677.pdf7247d71da26bd8597d796b510fccad56MD5110183/2628682023-08-02 03:31:20.629185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:31:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dynamic Geometry Collaborative : an analysis with the VMTwG environment |
title |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG |
spellingShingle |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG Pinto, Renata Cezar Geometria dinâmica Aprendizagem da matemática Aprendizagem colaborativa GeoGebra : Software Collaborative dynamic geometry Geometry learning Collaborative learning GeoGebra VMTwG |
title_short |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG |
title_full |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG |
title_fullStr |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG |
title_full_unstemmed |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG |
title_sort |
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG |
author |
Pinto, Renata Cezar |
author_facet |
Pinto, Renata Cezar Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Renata Cezar Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria dinâmica Aprendizagem da matemática Aprendizagem colaborativa GeoGebra : Software |
topic |
Geometria dinâmica Aprendizagem da matemática Aprendizagem colaborativa GeoGebra : Software Collaborative dynamic geometry Geometry learning Collaborative learning GeoGebra VMTwG |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaborative dynamic geometry Geometry learning Collaborative learning GeoGebra VMTwG |
description |
Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:32:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262868 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-9959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171677 |
identifier_str_mv |
1850-9959 001171677 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 98-109. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/2/001171677.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262868/1/001171677.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e089105d2c63363d9d16e5bf861716d 7247d71da26bd8597d796b510fccad56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447833259540480 |