A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Samia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56840
Resumo: A literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e psicossociais, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. Em 1932, Mildred Parten, interessada em conhecer como se dava a interação social das crianças durante as brincadeiras, realizou um estudo no qual identificou seis tipos de atividades lúdicas: comportamento desocupado, expectadora, divertimento solitário, atividade paralela, divertimento associativo e divertimento cooperativo. Assim, a presente investigação tem por objetivo analisar como se manifesta a interação social de crianças pré-escolares nos contextos do brincar livre, do brincar orientado e da atividade dirigida, considerando as categorias elaboradas por Parten. Participaram do estudo dezoito crianças com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na turma de Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi a observação (não-participante, estruturada, direta e indireta) das crianças durante as brincadeiras livres no pátio da instituição e nas aulas de Educação Física. Como principais resultados, apontamos: (a) no tempo livre no pátio foram encontradas apenas brincadeiras de caráter livre; já nas aulas de Educação Física, encontramos o brincar orientado e a atividade dirigida; (b) dentro do contexto do brincar livre predominaram o divertimento associativo e o divertimento cooperativo; (c) e dentro do contexto do brincar orientado e da atividade dirigida destacaram-se a atividade paralela, o divertimento associativo e o divertimento cooperativo.
id UFRGS-2_7de8e0912d3909bd8c1fc39c7a515a98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56840
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, SamiaPalma, Miriam Stock2012-10-24T01:38:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/56840000861364A literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e psicossociais, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. Em 1932, Mildred Parten, interessada em conhecer como se dava a interação social das crianças durante as brincadeiras, realizou um estudo no qual identificou seis tipos de atividades lúdicas: comportamento desocupado, expectadora, divertimento solitário, atividade paralela, divertimento associativo e divertimento cooperativo. Assim, a presente investigação tem por objetivo analisar como se manifesta a interação social de crianças pré-escolares nos contextos do brincar livre, do brincar orientado e da atividade dirigida, considerando as categorias elaboradas por Parten. Participaram do estudo dezoito crianças com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na turma de Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi a observação (não-participante, estruturada, direta e indireta) das crianças durante as brincadeiras livres no pátio da instituição e nas aulas de Educação Física. Como principais resultados, apontamos: (a) no tempo livre no pátio foram encontradas apenas brincadeiras de caráter livre; já nas aulas de Educação Física, encontramos o brincar orientado e a atividade dirigida; (b) dentro do contexto do brincar livre predominaram o divertimento associativo e o divertimento cooperativo; (c) e dentro do contexto do brincar orientado e da atividade dirigida destacaram-se a atividade paralela, o divertimento associativo e o divertimento cooperativo.application/pdfporCriançasInteração socialA interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861364.pdf000861364.pdfTexto completoapplication/pdf366059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/1/000861364.pdf8d36d1f9a340f1da4bbe78d3b65a160bMD51TEXT000861364.pdf.txt000861364.pdf.txtExtracted Texttext/plain80300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/2/000861364.pdf.txtf40745d41deaaa7eb6b5d134e0c7bf74MD52THUMBNAIL000861364.pdf.jpg000861364.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/3/000861364.pdf.jpg488fd568a0d9c0f190a36129c453b456MD5310183/568402019-11-08 04:43:24.545381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
title A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
spellingShingle A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
Oliveira, Samia
Crianças
Interação social
title_short A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
title_full A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
title_fullStr A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
title_full_unstemmed A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
title_sort A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
author Oliveira, Samia
author_facet Oliveira, Samia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Samia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palma, Miriam Stock
contributor_str_mv Palma, Miriam Stock
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Interação social
topic Crianças
Interação social
description A literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e psicossociais, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. Em 1932, Mildred Parten, interessada em conhecer como se dava a interação social das crianças durante as brincadeiras, realizou um estudo no qual identificou seis tipos de atividades lúdicas: comportamento desocupado, expectadora, divertimento solitário, atividade paralela, divertimento associativo e divertimento cooperativo. Assim, a presente investigação tem por objetivo analisar como se manifesta a interação social de crianças pré-escolares nos contextos do brincar livre, do brincar orientado e da atividade dirigida, considerando as categorias elaboradas por Parten. Participaram do estudo dezoito crianças com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na turma de Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi a observação (não-participante, estruturada, direta e indireta) das crianças durante as brincadeiras livres no pátio da instituição e nas aulas de Educação Física. Como principais resultados, apontamos: (a) no tempo livre no pátio foram encontradas apenas brincadeiras de caráter livre; já nas aulas de Educação Física, encontramos o brincar orientado e a atividade dirigida; (b) dentro do contexto do brincar livre predominaram o divertimento associativo e o divertimento cooperativo; (c) e dentro do contexto do brincar orientado e da atividade dirigida destacaram-se a atividade paralela, o divertimento associativo e o divertimento cooperativo.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T01:38:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56840
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000861364
url http://hdl.handle.net/10183/56840
identifier_str_mv 000861364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/1/000861364.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/2/000861364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/3/000861364.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d36d1f9a340f1da4bbe78d3b65a160b
f40745d41deaaa7eb6b5d134e0c7bf74
488fd568a0d9c0f190a36129c453b456
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224434101518336