A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56840 |
Resumo: | A literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e psicossociais, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. Em 1932, Mildred Parten, interessada em conhecer como se dava a interação social das crianças durante as brincadeiras, realizou um estudo no qual identificou seis tipos de atividades lúdicas: comportamento desocupado, expectadora, divertimento solitário, atividade paralela, divertimento associativo e divertimento cooperativo. Assim, a presente investigação tem por objetivo analisar como se manifesta a interação social de crianças pré-escolares nos contextos do brincar livre, do brincar orientado e da atividade dirigida, considerando as categorias elaboradas por Parten. Participaram do estudo dezoito crianças com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na turma de Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi a observação (não-participante, estruturada, direta e indireta) das crianças durante as brincadeiras livres no pátio da instituição e nas aulas de Educação Física. Como principais resultados, apontamos: (a) no tempo livre no pátio foram encontradas apenas brincadeiras de caráter livre; já nas aulas de Educação Física, encontramos o brincar orientado e a atividade dirigida; (b) dentro do contexto do brincar livre predominaram o divertimento associativo e o divertimento cooperativo; (c) e dentro do contexto do brincar orientado e da atividade dirigida destacaram-se a atividade paralela, o divertimento associativo e o divertimento cooperativo. |
id |
UFRGS-2_7de8e0912d3909bd8c1fc39c7a515a98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56840 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, SamiaPalma, Miriam Stock2012-10-24T01:38:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/56840000861364A literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e psicossociais, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. Em 1932, Mildred Parten, interessada em conhecer como se dava a interação social das crianças durante as brincadeiras, realizou um estudo no qual identificou seis tipos de atividades lúdicas: comportamento desocupado, expectadora, divertimento solitário, atividade paralela, divertimento associativo e divertimento cooperativo. Assim, a presente investigação tem por objetivo analisar como se manifesta a interação social de crianças pré-escolares nos contextos do brincar livre, do brincar orientado e da atividade dirigida, considerando as categorias elaboradas por Parten. Participaram do estudo dezoito crianças com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na turma de Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi a observação (não-participante, estruturada, direta e indireta) das crianças durante as brincadeiras livres no pátio da instituição e nas aulas de Educação Física. Como principais resultados, apontamos: (a) no tempo livre no pátio foram encontradas apenas brincadeiras de caráter livre; já nas aulas de Educação Física, encontramos o brincar orientado e a atividade dirigida; (b) dentro do contexto do brincar livre predominaram o divertimento associativo e o divertimento cooperativo; (c) e dentro do contexto do brincar orientado e da atividade dirigida destacaram-se a atividade paralela, o divertimento associativo e o divertimento cooperativo.application/pdfporCriançasInteração socialA interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861364.pdf000861364.pdfTexto completoapplication/pdf366059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/1/000861364.pdf8d36d1f9a340f1da4bbe78d3b65a160bMD51TEXT000861364.pdf.txt000861364.pdf.txtExtracted Texttext/plain80300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/2/000861364.pdf.txtf40745d41deaaa7eb6b5d134e0c7bf74MD52THUMBNAIL000861364.pdf.jpg000861364.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/3/000861364.pdf.jpg488fd568a0d9c0f190a36129c453b456MD5310183/568402019-11-08 04:43:24.545381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida |
title |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida |
spellingShingle |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida Oliveira, Samia Crianças Interação social |
title_short |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida |
title_full |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida |
title_fullStr |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida |
title_full_unstemmed |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida |
title_sort |
A interação social de crianças entre 5 e 6 anos de idade nos contextos de brincar livre, brincar orientado e atividade dirigida |
author |
Oliveira, Samia |
author_facet |
Oliveira, Samia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Samia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palma, Miriam Stock |
contributor_str_mv |
Palma, Miriam Stock |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Interação social |
topic |
Crianças Interação social |
description |
A literatura atual aponta que a infância é marcada pelo brincar, o qual se apresenta como um dos principais meios de interação social. Através do brincar a criança desenvolve habilidades físicas, motoras, cognitivas e psicossociais, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento. Em 1932, Mildred Parten, interessada em conhecer como se dava a interação social das crianças durante as brincadeiras, realizou um estudo no qual identificou seis tipos de atividades lúdicas: comportamento desocupado, expectadora, divertimento solitário, atividade paralela, divertimento associativo e divertimento cooperativo. Assim, a presente investigação tem por objetivo analisar como se manifesta a interação social de crianças pré-escolares nos contextos do brincar livre, do brincar orientado e da atividade dirigida, considerando as categorias elaboradas por Parten. Participaram do estudo dezoito crianças com idades entre cinco e seis anos, matriculadas na turma de Jardim B da creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi a observação (não-participante, estruturada, direta e indireta) das crianças durante as brincadeiras livres no pátio da instituição e nas aulas de Educação Física. Como principais resultados, apontamos: (a) no tempo livre no pátio foram encontradas apenas brincadeiras de caráter livre; já nas aulas de Educação Física, encontramos o brincar orientado e a atividade dirigida; (b) dentro do contexto do brincar livre predominaram o divertimento associativo e o divertimento cooperativo; (c) e dentro do contexto do brincar orientado e da atividade dirigida destacaram-se a atividade paralela, o divertimento associativo e o divertimento cooperativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T01:38:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56840 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000861364 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56840 |
identifier_str_mv |
000861364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/1/000861364.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/2/000861364.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56840/3/000861364.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d36d1f9a340f1da4bbe78d3b65a160b f40745d41deaaa7eb6b5d134e0c7bf74 488fd568a0d9c0f190a36129c453b456 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447093800599552 |