Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Matheus Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139386
Resumo: Nesta dissertação de mestrado investigamos a influência do contexto de formação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) da UFRGS no desenvolvimento dos produtos educacionais. A pesquisa consiste de duas etapas de análise: uma quantitativa, com foco no universo total de trabalhos concluídos, e uma análise discursiva dos textos de apoio de Física clássica, em interação orgânica com o dialogismo proposto pelo Círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev e com as racionalidades profissionais de Contreras. A partir da análise quantitativa percebemos que a maneira como os autores dos produtos educacionais, juntamente com seus orientadores, encaram os referenciais teóricos sinaliza um descrédito em relação a necessidade dessa fundamentação. Ocorrem diversas incoerências como a adoção de duplas de autores quase antagônicos como Vygotsky e Piaget, ou Vygotsky e Ausubel, sem uma mínima reflexão a respeito dos pressupostos teóricos defendidos por esses autores. Essa ingenuidade gera uma concepção utilitarista no uso dos referenciais, estritamente relacionada com a metáfora do mercado. Percebemos ainda a utilização de teóricos simpáticos aos orientadores, reforçando a significação social e hierárquica do contexto extraverbal no qual os enunciados foram produzidos. A escolha desses aportes teóricos possivelmente serve como estratégia discursiva para estreitar a relação entre o aluno-professor, o professor orientador e os avaliadores. A análise discursiva evidenciou que os autores utilizam os referenciais apenas porque é uma exigência formal em um trabalho de conclusão. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, desenvolvimento, aplicação e avaliação produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo MPEF da UFRGS influencia diretamente no desenvolvimento dos produtos, refletindo na direcionalidade, responsividade, expressividade e gênero discursivo dos trabalhos. Os produtos educacionais desenvolvidos nesse tipo de contexto de formação tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.
id URGS_808e289b7544136dcfcded99c0b46c68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139386
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nascimento, Matheus MonteiroOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2016-04-23T02:06:59Z2016http://hdl.handle.net/10183/139386000990059Nesta dissertação de mestrado investigamos a influência do contexto de formação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) da UFRGS no desenvolvimento dos produtos educacionais. A pesquisa consiste de duas etapas de análise: uma quantitativa, com foco no universo total de trabalhos concluídos, e uma análise discursiva dos textos de apoio de Física clássica, em interação orgânica com o dialogismo proposto pelo Círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev e com as racionalidades profissionais de Contreras. A partir da análise quantitativa percebemos que a maneira como os autores dos produtos educacionais, juntamente com seus orientadores, encaram os referenciais teóricos sinaliza um descrédito em relação a necessidade dessa fundamentação. Ocorrem diversas incoerências como a adoção de duplas de autores quase antagônicos como Vygotsky e Piaget, ou Vygotsky e Ausubel, sem uma mínima reflexão a respeito dos pressupostos teóricos defendidos por esses autores. Essa ingenuidade gera uma concepção utilitarista no uso dos referenciais, estritamente relacionada com a metáfora do mercado. Percebemos ainda a utilização de teóricos simpáticos aos orientadores, reforçando a significação social e hierárquica do contexto extraverbal no qual os enunciados foram produzidos. A escolha desses aportes teóricos possivelmente serve como estratégia discursiva para estreitar a relação entre o aluno-professor, o professor orientador e os avaliadores. A análise discursiva evidenciou que os autores utilizam os referenciais apenas porque é uma exigência formal em um trabalho de conclusão. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, desenvolvimento, aplicação e avaliação produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo MPEF da UFRGS influencia diretamente no desenvolvimento dos produtos, refletindo na direcionalidade, responsividade, expressividade e gênero discursivo dos trabalhos. Os produtos educacionais desenvolvidos nesse tipo de contexto de formação tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.In this dissertation, we investigate the influence of the training context of the Professional Master’s degree in Physics Teaching (PMPT) at UFRGS on the development of educational products. The reaserch consists of two stages of analysis: a quantitative, focusing on total universe of completed works, and a discursive analysis of Classical Physics didactical texts (called support texts)in strong interaction with the dialogism proposed by Bakhtin/Voloshinov/Medvedev’s Circle and the professionals rationalities of Contreras. From the quantitative analysis, we realized that the way the authors of educational products, along with their advisors, treat the theoretical frameworks points toward an unbelief on the need of a solid theoretical foundation. Several inconsistencies occur as the joint adoption of almost antagonistic authors such as Vygotsky and Piaget, Vygotsky and Ausubel or without a minimum reasoning about the theoretical principles defended by these authors. This naive approach leads to an utilitarist conception of the theoretical framework, strictly related to what we call metaphor of market. Moreover, we see the adoption of scholars in a way that it is advisor’s friendly, strengthening social and hierarchical significance of extraverbal context in which the utterances were produced. The choice of these theoretical contributions possibly acts as a discursive strategy to develop the relationship between the student-professor, advisors and evaluators. The discursive analysis showed that the authors use the theoretical frameworks as if they are simple requirements to be fulfilled by their dissertations. In a few times we identified links between theoretical contribution, focus-issues, development, implementation and evaluation of educational product. We note that the technical rationality disseminated by UFRGS PMPT directly influences the development of educational products, reflecting the directionality, responsiveness, expressiveness and speech genre present on these works. Educational products developed in this kind of training context tend to be of little relevance concerning the school needs.application/pdfporEnsino de físicaFormação de professoresMestrado profissionalMaterial didáticoProfessional master’s degreeEducational productDiscourse analysisTheoretical referentialAnálise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990059.pdf000990059.pdfTexto completoapplication/pdf4354047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139386/1/000990059.pdf163daa29ecfbe7d2f3af8aa8da5a9a34MD51TEXT000990059.pdf.txt000990059.pdf.txtExtracted Texttext/plain567343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139386/2/000990059.pdf.txtdd95cf491295a2c188df84c2672f177dMD52THUMBNAIL000990059.pdf.jpg000990059.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139386/3/000990059.pdf.jpg6c5c29351bad0eea802837130a7ea11fMD5310183/1393862023-07-20 03:33:17.963407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-20T06:33:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
title Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
spellingShingle Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
Nascimento, Matheus Monteiro
Ensino de física
Formação de professores
Mestrado profissional
Material didático
Professional master’s degree
Educational product
Discourse analysis
Theoretical referential
title_short Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
title_full Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
title_fullStr Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
title_full_unstemmed Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
title_sort Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
author Nascimento, Matheus Monteiro
author_facet Nascimento, Matheus Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Matheus Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
contributor_str_mv Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação de professores
Mestrado profissional
Material didático
topic Ensino de física
Formação de professores
Mestrado profissional
Material didático
Professional master’s degree
Educational product
Discourse analysis
Theoretical referential
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional master’s degree
Educational product
Discourse analysis
Theoretical referential
description Nesta dissertação de mestrado investigamos a influência do contexto de formação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) da UFRGS no desenvolvimento dos produtos educacionais. A pesquisa consiste de duas etapas de análise: uma quantitativa, com foco no universo total de trabalhos concluídos, e uma análise discursiva dos textos de apoio de Física clássica, em interação orgânica com o dialogismo proposto pelo Círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev e com as racionalidades profissionais de Contreras. A partir da análise quantitativa percebemos que a maneira como os autores dos produtos educacionais, juntamente com seus orientadores, encaram os referenciais teóricos sinaliza um descrédito em relação a necessidade dessa fundamentação. Ocorrem diversas incoerências como a adoção de duplas de autores quase antagônicos como Vygotsky e Piaget, ou Vygotsky e Ausubel, sem uma mínima reflexão a respeito dos pressupostos teóricos defendidos por esses autores. Essa ingenuidade gera uma concepção utilitarista no uso dos referenciais, estritamente relacionada com a metáfora do mercado. Percebemos ainda a utilização de teóricos simpáticos aos orientadores, reforçando a significação social e hierárquica do contexto extraverbal no qual os enunciados foram produzidos. A escolha desses aportes teóricos possivelmente serve como estratégia discursiva para estreitar a relação entre o aluno-professor, o professor orientador e os avaliadores. A análise discursiva evidenciou que os autores utilizam os referenciais apenas porque é uma exigência formal em um trabalho de conclusão. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, desenvolvimento, aplicação e avaliação produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo MPEF da UFRGS influencia diretamente no desenvolvimento dos produtos, refletindo na direcionalidade, responsividade, expressividade e gênero discursivo dos trabalhos. Os produtos educacionais desenvolvidos nesse tipo de contexto de formação tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-23T02:06:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990059
url http://hdl.handle.net/10183/139386
identifier_str_mv 000990059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139386/1/000990059.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139386/2/000990059.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139386/3/000990059.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 163daa29ecfbe7d2f3af8aa8da5a9a34
dd95cf491295a2c188df84c2672f177d
6c5c29351bad0eea802837130a7ea11f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085358858141696