Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187920 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares. |
id |
UFRGS-2_bcad616e65417865706efb75066a5f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187920 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Matheus MonteiroOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2019-01-19T02:33:23Z20171516-7313http://hdl.handle.net/10183/187920001083995Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.In this work we analyze the influence of the Professional Master’s degree in the Physics Teaching (PMPT) training context on the development of educational products. The research consists in a quantitative analysis and a discursive analysis of Classical Physics didactical texts. Quantitative analysis indicated that the way the authors of educational products treat theoretical frameworks points to a naive belief in the need of a solid theoretical foundation in their works. The discursive analysis showed similar aspects. A few times, we identified links between the theoretical contribution, focus-issues, development, implementation and evaluation of educational products. We note that the technical rationality disseminated through the course environment directly influences the development of educational products, reflecting the directionality, responsiveness, expressiveness and speech genre present on these works. Educational products developed tend to be of little relevance for the needs of school.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 181-196Ensino de físicaMestrado profissionalMaterial didáticoFormação de professoresProfessional Master’s degreePhysics teachingEducational productMultidimensional scalingAnálises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de FísicaMultidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master’s degree in Physics education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083995.pdf.txt001083995.pdf.txtExtracted Texttext/plain54029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/2/001083995.pdf.txt0f633f14f214ab9274d91f15c9181833MD52ORIGINAL001083995.pdfTexto completoapplication/pdf402088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/1/001083995.pdf75aab3385a3b95415e6a8012196a35e5MD5110183/1879202023-07-20 03:35:28.490216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Multidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master’s degree in Physics education |
title |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física |
spellingShingle |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física Nascimento, Matheus Monteiro Ensino de física Mestrado profissional Material didático Formação de professores Professional Master’s degree Physics teaching Educational product Multidimensional scaling |
title_short |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física |
title_full |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física |
title_fullStr |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física |
title_sort |
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física |
author |
Nascimento, Matheus Monteiro |
author_facet |
Nascimento, Matheus Monteiro Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Matheus Monteiro Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Mestrado profissional Material didático Formação de professores |
topic |
Ensino de física Mestrado profissional Material didático Formação de professores Professional Master’s degree Physics teaching Educational product Multidimensional scaling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional Master’s degree Physics teaching Educational product Multidimensional scaling |
description |
Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-19T02:33:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187920 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083995 |
identifier_str_mv |
1516-7313 001083995 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 181-196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/2/001083995.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/1/001083995.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f633f14f214ab9274d91f15c9181833 75aab3385a3b95415e6a8012196a35e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447679014010880 |