Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Matheus Monteiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187920
Resumo: Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.
id UFRGS-2_bcad616e65417865706efb75066a5f69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187920
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Matheus MonteiroOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2019-01-19T02:33:23Z20171516-7313http://hdl.handle.net/10183/187920001083995Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.In this work we analyze the influence of the Professional Master’s degree in the Physics Teaching (PMPT) training context on the development of educational products. The research consists in a quantitative analysis and a discursive analysis of Classical Physics didactical texts. Quantitative analysis indicated that the way the authors of educational products treat theoretical frameworks points to a naive belief in the need of a solid theoretical foundation in their works. The discursive analysis showed similar aspects. A few times, we identified links between the theoretical contribution, focus-issues, development, implementation and evaluation of educational products. We note that the technical rationality disseminated through the course environment directly influences the development of educational products, reflecting the directionality, responsiveness, expressiveness and speech genre present on these works. Educational products developed tend to be of little relevance for the needs of school.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 181-196Ensino de físicaMestrado profissionalMaterial didáticoFormação de professoresProfessional Master’s degreePhysics teachingEducational productMultidimensional scalingAnálises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de FísicaMultidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master’s degree in Physics education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083995.pdf.txt001083995.pdf.txtExtracted Texttext/plain54029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/2/001083995.pdf.txt0f633f14f214ab9274d91f15c9181833MD52ORIGINAL001083995.pdfTexto completoapplication/pdf402088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/1/001083995.pdf75aab3385a3b95415e6a8012196a35e5MD5110183/1879202023-07-20 03:35:28.490216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Multidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master’s degree in Physics education
title Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
spellingShingle Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
Nascimento, Matheus Monteiro
Ensino de física
Mestrado profissional
Material didático
Formação de professores
Professional Master’s degree
Physics teaching
Educational product
Multidimensional scaling
title_short Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
title_full Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
title_fullStr Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
title_full_unstemmed Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
title_sort Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
author Nascimento, Matheus Monteiro
author_facet Nascimento, Matheus Monteiro
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Matheus Monteiro
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mestrado profissional
Material didático
Formação de professores
topic Ensino de física
Mestrado profissional
Material didático
Formação de professores
Professional Master’s degree
Physics teaching
Educational product
Multidimensional scaling
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional Master’s degree
Physics teaching
Educational product
Multidimensional scaling
description Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa e de uma análise discursiva dos produtos desenvolvidos na forma de textos de apoio de Física clássica. A análise quantitativa indicou que a maneira como os autores dos produtos educacionais encaram os referenciais teóricos sinaliza uma concepção ingênua em relação à necessidade dessa fundamentação nos seus trabalhos. A análise discursiva evidenciou aspectos semelhantes. Poucas vezes identificamos uma articulação entre o aporte teórico, as questões-foco, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do produto. Notamos que o racionalismo técnico propagado pelo curso sustenta o desenvolvimento dos produtos, influenciando tanto nas suas direcionalidade, responsividade e expressividade quanto no gênero discursivo dos trabalhos. Achados indicam também que os produtos educacionais desenvolvidos tendem a ser pouco relevantes frente às necessidades escolares.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-19T02:33:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187920
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083995
identifier_str_mv 1516-7313
001083995
url http://hdl.handle.net/10183/187920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 181-196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/2/001083995.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187920/1/001083995.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f633f14f214ab9274d91f15c9181833
75aab3385a3b95415e6a8012196a35e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447679014010880