Diferenças na formação de docentes para o ensino superior nas áreas das ciências biológicas, da saúde e humanas
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254217 |
Resumo: | A preparação para a docência no Ensino Superior deve ocorrer em programas de pós-graduação(PPGs), não havendo diretrizes de como essa preparação ocorreria. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), responsável pelo desenvolvimento e avaliação da pós-graduação, determina que os pós-graduandos realizem estágios de docência (ED) como forma de preparação para a docência universitária. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de questionário eletrônico, quais atividades de formação pedagógica, incluindo ED, eram realizadas pelos pós-graduandos das Ciências Biológicas (CB), da Saúde (CS) e Humanas (CH). Em geral, os pós-graduandos das CH realizam mais atividades de cunho teórico, disciplinas e discussões/seminários sobre ensino superior, enquanto os pós-graduandos das CB e CS realizam mais atividades de cunho prático –ED, elaboração e correção de atividades e auxílio em aulas práticas. Com relação ao ED, os pós-graduandos das CH dispõem de mais tempo com o supervisor que os das outras áreas. Além disso, um terço dos pós-graduandos das três áreas não ministrou aulas práticas nem participou das avaliações das turmas de graduação onde realiza o ED. Os pós-graduandos das CH avaliam a sua formação pedagógica mais positivamente do que os pós-graduandos das demais áreas. Assim, a discussão sobre a formação docente nos PPGs deve envolver as diversas áreas do conhecimento, incluindo as experiências de cada área, de modo a qualificar a formação pedagógica dos futuros docentes do ensino superior. |
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Oliveira, Gislaine Alves deRibeiro, Maria Flavia Marques2023-02-07T05:01:59Z20221806-8405http://hdl.handle.net/10183/254217001158046A preparação para a docência no Ensino Superior deve ocorrer em programas de pós-graduação(PPGs), não havendo diretrizes de como essa preparação ocorreria. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), responsável pelo desenvolvimento e avaliação da pós-graduação, determina que os pós-graduandos realizem estágios de docência (ED) como forma de preparação para a docência universitária. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de questionário eletrônico, quais atividades de formação pedagógica, incluindo ED, eram realizadas pelos pós-graduandos das Ciências Biológicas (CB), da Saúde (CS) e Humanas (CH). Em geral, os pós-graduandos das CH realizam mais atividades de cunho teórico, disciplinas e discussões/seminários sobre ensino superior, enquanto os pós-graduandos das CB e CS realizam mais atividades de cunho prático –ED, elaboração e correção de atividades e auxílio em aulas práticas. Com relação ao ED, os pós-graduandos das CH dispõem de mais tempo com o supervisor que os das outras áreas. Além disso, um terço dos pós-graduandos das três áreas não ministrou aulas práticas nem participou das avaliações das turmas de graduação onde realiza o ED. Os pós-graduandos das CH avaliam a sua formação pedagógica mais positivamente do que os pós-graduandos das demais áreas. Assim, a discussão sobre a formação docente nos PPGs deve envolver as diversas áreas do conhecimento, incluindo as experiências de cada área, de modo a qualificar a formação pedagógica dos futuros docentes do ensino superior.Training for teaching in higher education should occur in graduate programs (PPGs), but there are no guidelines on how this training should occur. The CAPES, responsible for the development and evaluation of graduate programs, determines that graduate students undertake teaching internships (TI) as a form of preparation for teaching in university. Thus, the aim of this work was to verify, by means of an electronic questionnaire, which pedagogical training activities, including TI, were conducted by graduatestudents of Biological, Health and Human Sciences. In general, graduate students from CH conduct more theoretical activities (courses and discussions/seminars on higher education) while graduate students from CB and CS conduct more practical activities (TI, elaboration and correction of activities and assistance in practical classes). Regarding to the TI, graduate students from CH have more time with their supervisors than those in other areas. In addition, a third of graduate students from the three areasdid not teach practical classes or participate in the evaluations of undergraduate classes where they take the TI. CH graduate students evaluate their pedagogical training more positively than graduate students in other areas. Thus, the discussion about teacher training in PPGs should involve the different areas of knowledge, including the experiences of each area, to qualify the pedagogical training of future teachers of Higher Education.La preparación para la docencia en Educación Superior debe darse en los programas de posgrado (PPG), sin pautas sobre cómo debe ocurrir esta preparación. La CAPES, responsable del desarrollo y evaluación de los estudios de posgrado, determina que los estudiantes de posgrado realicen pasantías docentes (PD) como forma de preparación para la docencia universitaria. Así, el objetivo de este trabajo fue verificar, a través de un cuestionario electrónico, qué actividades de formación pedagógica, incluida la PD, fueron realizadas por los estudiantes de posgrado de Ciencias Biológicas (CB), Salud (CS) y Humanidades (CH). En general, los estudiantes de posgrado de CH realizan más actividades teóricas (asignaturas y debates/seminarios sobre la educación superior) mientras que los estudiantes de posgrado de CB y CS realizan actividades más prácticas (PD, elaboración y corrección de actividades y asistencia en clases prácticas). Con respecto a la PD, los estudiantes de posgrado delas CH tienen más tiempo con el supervisor que los de otras áreas. Además, un tercio de los estudiantes de posgrado en las tres áreas no impartió clases prácticas ni participó en las evaluaciones de las clases de pregrado donde desempeñaron la PD. Los estudiantes de posgrado de las CH evalúan su formación pedagógica de manera más positiva que los estudiantes de posgrado en otras áreas. Así, la discusión sobre la formación docente en los PPG debe involucrar las diferentes áreas de conocimiento, incluyendo las experiencias de cada área, con el fin de capacitar la formación pedagógica de los futuros profesores de Educación Superior.application/pdfporRevista brasileira de pós-graduação. Brasília. Vol. 18, n. 39 (jan./jun. 2022), p. 1-22Educação de pós-graduaçãoAvaliação educacionalCapacitação de professoresPolítica de educação superiorInitial teacher trainingTeacher preparationHigher educationTeaching internshipsFormación docente inicialPreparación del maestroEducación universitariaPasantías docentesDiferenças na formação de docentes para o ensino superior nas áreas das ciências biológicas, da saúde e humanasDifferences in higher education teaching training between biological, health and human sciences Diferencias en la formación de profesores de educación superior en las áreas de biología, salud y ciencias humanas info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158046.pdf.txt001158046.pdf.txtExtracted Texttext/plain63977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254217/2/001158046.pdf.txt66e2e96e1bce5cfdaeca028b29b26dc4MD52ORIGINAL001158046.pdfTexto completoapplication/pdf1082474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254217/1/001158046.pdfaf52aa52bef04b4d90bf195cd3783deeMD5110183/2542172023-02-10 05:56:26.789052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254217Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-02-10T07:56:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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